SeaBookings: As meninas do mar

Bo e Femke Irik aproveitaram as ondas da sua paixão pelo Atlântico para lançar a SeaBookings, uma plataforma online que permite procurar, comparar e reservar atividades náuticas. Uma vaga que nasceu em Portugal, mas sonha estender-se ao resto do mundo.

Femke e Bo Irik ambicionam a expansão internacional da SeaBookings

“Que o mar unisse, já não separasse”. O verso do poema O Infante, de Fernando Pessoa, carrega uma mensagem vertida na história de vida de Bo e Femke Irik, as irmãs ao leme da SeaBookings, que zarparam da Holanda rumo a Portugal, vogando no encalço dos pais, que, em 1999, decidiram trocar “o cinzento estilo de vida holandês” pela solarenga costa algarvia. Separadas da terra natal com apenas 10 e oito anos, respetivamente, uniu-as a Lagos, o porto de destino da família, a paixão desvendada por entre a espuma do Atlântico, nas aulas de vela e surf que logo começaram a praticar.

Em 1999, os pais de Bo e Femke Irik trocaram o cinzento estilo de vida holandês pela solarenga costa algarvia

As lições aprendidas mar adentro, porém, não impediram estas jovens de se manterem sempre à tona em matéria de estudos. Enquanto Femke se formou em Gestão pela Nova School of Business and Economics, Bo licenciou-se em Economia nessa mesma instituição portuguesa, mas, em seguida, o percurso académico haveria de a levar de volta ao cais da infância, para o mestrado em Gestão Internacional na Universidade de Utrecht. A vontade de ir beber às origens, “para melhorar o holandês e conhecer mais a fundo a cultura” do país, não a desviou, contudo, da rota inicialmente traçada: regressar ao Algarve onde ficara a família e à Lisboa que, entretanto, lhe roubara o coração.

Negócio à vista

A propósito do esteio familiar, as irmãs Irik realçam o “espírito empreendedor” dos pais, Jeroen e Joan, sobretudo do patriarca, constantemente pronto a identificar “novas oportunidades em todo o lado”. Mostrando que filhas de empreendedores sabem navegar nas agitadas águas do mundo dos negócios, Bo e Femke embarcaram, por sua vez, na sua própria aventura empreendedora, bafejada pela brisa do oceano que tantas vezes as acolheu.

A prancha de lançamento foi a experiência acumulada desde a adolescência, quando os verões eram sinónimo de mergulhar no trabalho num quiosque de venda de bilhetes para a observação de golfinhos. “Aí vimos que o processo de compra deste tipo de atividades poderia ser otimizado”, explicam.

A SeaBookings ajuda os turistas a planearem melhor as suas férias e os operadores a ganharem visibilidade.

Anos mais tarde, em 2014, esse lastro desembocou na criação da SeaBookings, uma plataforma online que permite aos seus clientes pesquisarem, compararem, escolherem e reservarem as suas atividades náuticas favoritas através de um único site. Esta ferramenta, garantem as suas fundadoras, beneficia não só os turistas, que assim podem “planear melhor as suas férias”, como os próprios operadores, “ajudando-os a ganhar visibilidade e fornecendo um novo canal de vendas”.

Dirigindo a empresa que nasceu em torno de cinco operadores na zona de Lagos e, dois anos volvidos, disponibiliza “mais de 150 passeios de barco e desportos aquáticos ao longo da costa portuguesa”, Bo e Femke Irik vislumbram agora novos horizontes. Agregando já algumas atividades em Cabo Verde, as duas empreendedoras veem nesta incursão além-mar “o primeiro passo para a expansão global” ambicionada.

Disponibilizando mais de 150 atividades na costa portuguesa, a empresa avança agora para outros mercados.

“A estratégia passa por uma consolidação no mercado português, seguida da expansão para mercados onde o turista seja idêntico àquele que já conhecemos”, reiteram. Para o ano, a bússola do negócio aponta para os mercados espanhol, italiano e grego, ponto de partida para a conquista de toda a bacia do Mediterrâneo. Numa fase posterior, “os países do hemisfério sul, com o Brasil, poderão ajudar a combater a sazonalidade” e também estão elencados no plano de internacionalização da SeaBookings, que faz cumprir o sonho destas duas holandesas ancoradas em Portugal.

Parceiros Premium
Parceiros