Um estudo recentemente publicado garante que o chá verde ajuda a envelhecer melhor. Segundo os resultados comprovados junto de 14 mil idosos, os que bebem mais chá verde têm mais facilidade em executar as tarefas básicas do dia-a-dia e em manter-se longe de problemas de saúde. Segundo os investigadores o chá verde ajuda a prevenir AVC, fraturas, depressão e demência.
Comparadas ao chá preto, as folhas do chá verde têm mais polifenóis e menos cafeína, e conseguem melhores resultados.
Quando comparadas ao chá preto, as folhas do chá verde por serem mais jovens estão menos menos oxidadas e têm mais polifenóis e apenas um terço da cafeína, mas ainda assim conseguem proporcionar os mesmos níveis de energia e de concentração. Resumindo, o simples gesto de beber uma chávena de chá verde deixa o seu organismo mais forte para combater os radicais livres e impedi-los de danificar as suas células, e melhora significativamente o funcionamento do seu cérebro, estimulando a memória, melhorando o humor e aumentando a capacidade de atenção e reação.
Como se não bastasse, também há estudos que indicam que a ingestão desta bebida acelera o metabolismo e aumenta o processo de queima de gordura, contribuindo para a perda de peso.
Lembre-se apenas de não misturar leite com o chá, pois a caseína do leite inibe os efeitos positivos do chá verde.