A conhecida nutricionista Ágata Roquette, que ficou famosa depois do sucesso do livro ‘A Dieta dos 31 dias’, promete acabar com os quilos conseguidos na época de Natal e de Ano Novo (e mais um ou outro que ainda se consegue ao longo de todo o mês de janeiro) em apenas 23 dias. Será assim? A verdade é que esta nutricionista já conseguiu com que muitas mulheres e homens perdessem peso de uma forma considerável e os livros que publica sobre o tema são verdadeiros best-sellers.
Agora, Ágata Roquette lançou um suplemento de receitas para acabar com o excesso de peso resultante dos abusos de delícias natalícias, e lançou-o imediatamente a seguir ao Dia de Reis. Um suplemento que vem incluído na compra do último livro da autora ‘Juntos conseguimos’. Diz ela: “É possível recuperar rapidamente depois dos excessos das festas, desde que, passando o Dia de Reis, se estejam três a quatro semanas sob uma disciplina rigorosa”.
O suplemento dá dicas, conselhos e receitas de refeições saborosas, saciantes, e simples de executar, para nos ajudar a manter a boa disposição e a não passar pela desagradável sensação de fome. Desta forma conseguem-se abandonar o vício do açúcar e a necessidade de grandes quantidades de comida a que nos habituámos nestes dias tão típicos do ano. “O que muitas vezes acontece é que se engorda entre 1 a 3 kg na época das festividades e durante o mês de janeiro mais 2 kg porque não se consegue parar de comer”, alerta.
Dieta com dias contados
A dieta para os excessos tem um tempo limitado e está dividida em várias fases de sete dias, com propostas diferentes. A primeira serve para recuperar rapidamente dos abusos e obriga à proibição de vários alimentos (hidratos de carbono, doces, bebidas alcoólicas). Ao sétimo dia faz-se um dia detox, só com fruta e legumes.
O suplemento traz exemplos de refeições para todo o dia, ajustáveis a cada fase da dieta.
As duas fases seguintes centram-se na perda de peso mas já permitem a reintrodução gradual de alguns ou a totalidade dos alimentos. Ao 23.º dia, o último, mais um dia de dieta detox. Para cada uma das fases a especialista explica o que se pode ou não comer. O que é permitido e o que é completamente proibido.
As “Dicas para combater a fome emocional” e as “Receitas para quem tem apetites mais salgados”, que constam na “Dieta para depois dos excessos”, serão certamente de grande utilidade para os momentos mais difíceis. Para combater um “ataque por algo mais doce” por que não experimentar uma omelete de banana?, sugere Ágata Roquette. E “bastam dois pedacinhos de salmão enrolado em queijo ricota e ervas, temperado com limão, para a ansiedade passar. Prometo”, diz ela.