O adeus definitivo aos quilos perdidos

Ágata Roquette, que acabou de lançar o quarto livro de dietas e orientações alimentares, diz-nos como conseguir motivação para manter a dieta, e que regras se devem respeitar.

Assim não custa nada manter a dieta!

Não é agora, à porta do verão, que se deita tudo a perder e se anulam os esforços feitos para chegar ao peso certo. A altura até é a ideal para cuidados alimentares – os fatos de banho estão a sair do armário e o verão pede roupas mais leves – mas agora surgem outros perigos em forma de gelados, cervejas frescas, pãozinho a nadar nos pratos de amêijoas e de caracóis. E é preciso puxar pela motivação para passar por tudo isto com elegância. A motivação certa não existe. Será a saúde, um par de calças ou um biquíni. O importante é definir um objetivo apelativo e fazer dele um mantra.
A nutricionista e autora bestseller Ágata Roquette, que acaba de lançar o livro “Juntos conseguimos”, dá dicas para a manutenção da dieta, uma fase tão ou mais importante como a do emagrecimento e da contenção.
Para se chegar até aqui foi útil pensar que é tudo uma questão de tempo até o corpo se libertar da sensação de privação. Agora, na fase de manutenção, pode ajudar pensar que nas horas mais difíceis, em que o corpo pede outro tipo de comida, não devemos ser vencidas por um fugaz momento de descontrole. O que importa é manter o plano por si e para si.

7 passos para a auto motivação

. Estabelecer metas semanais porque ao sentir que se “fura” a dieta sabe-se que estamos a prejudicar o objetivo. Nem todas as pessoas gostam de trabalhar por objetivos mas quem se revê nesta forma de encarar desafios pode conseguir bons resultados

. Guardar uma ou duas fotografias do tempo em que se tinha peso a mais para as espreitarmos de vez em quando ou em alturas críticas

. Recordar o peso anterior à dieta e a razão de a ter iniciado

. Pensar que depois de pequenas conquistas é mais difícil voltar atrás (tarefa mais facilitada se tivermos ao lado quem nos dê uma palavrinha de apoio)

. À medida que os quilos desaparecem o guarda roupa vai mudando, o que pode por si só pode ser uma boa motivação

. Recordar tudo o que já se conseguiu e o que isso representa na nossa vida vai ajudar a fortalecer a decisão e a dar mais sentido à ‘luta’ diária

. Por que não aderir ou formar um grupo de apoio?

4 TRUQUES EXTRA JUNTOS-CONSEGUIMOS-mail-1

. Ter cuidado cinco dias e relaxar nos outros dois (o fim de semana é uma ótima altura para desanuviar)

. Nos dias livres fazer escolhas conscientes, que não prejudiquem demasiado os resultados conseguidos (quanto mais pecar, mais cuidado terá de ter nos dias restantes)

. Ver o peso antes da folga da dieta e voltar a pesar-se no fim da ‘desgraça’. O objetivo é não deixar que o ponteiro da balança suba mais do que um ou dois quilos, para poder recuperar na semana seguinte

. Se o excesso alimentar foi grande (o que pode acontecer em época de férias ou em picos de trabalho) aumentar a restrição alimentar (voltar às fases 1 e 2 da dieta de Ágata Roquette).

Parceiros Premium
Parceiros