“Adoro o meu trabalho!”, explica Cristina Ferreira à plateia de empreendedoras quando foi convidada no final do ano passado pela embaixatriz norte-americana Kim Sawyer, responsável pelo programa Connect to Sucess. “Quando o meu filho me pergunta onde vou, digo com um sorriso: Vou trabalhar!”
De facto, Cristina Ferreira parece imparável: neste dia, à tarde, falou da sua experiência enquanto empreendedora. No dia seguinte, também a meio da tarde, estava, na Fnac do Chiado, como embaixadora do novo telemóvel Xperia Z5 Premium, da Sony. E no outro apresentava a sua coleção de sapatos para a primavera/verão 2016. Isto depois de conduzir o programa da manhã da TVI, Você na TV. “Dizem que tudo em que toco se transforma em ouro, mas o meu segredo é trabalhar muito. A sorte dá muito trabalho”, explica ela.
Num mês ganhou mais 200 mil seguidores no Facebook e 100 mil no Instagram.
Cristina tem uma legião de admiradores, é adorada pela forma de ser espontânea, humilde, e pela beleza também. Com o seu trabalho criou o império Cristina, que foi avaliado pelo IPAM (Instituto Português de Administração de Marketing) em 10 milhões de euros. É uma das caras mais lucrativas do marketing. Tem um perfume com o seu nome que disparou as vendas da empresa alemã LR Healthy & Beauty. O blogue Daily Cristina, onde se paga cerca de 9 mil euros por dois posts, contou o jornal Expresso há uns meses. Uma revista e uma coleção de sapatos com o seu nome, quase 1,5 milhões de seguidores no Facebook, e 266 mil no Instagram. É um veículo promocional para qualquer produto. O mais importante, aconselha, é gostar do que se faz. E depois trabalhar muito. “Se não se for organizado não se consegue fazer tudo o que eu faço.”
Cristina não chama negócio a tudo o que já lançou. “Não os fiz por dinheiro, mas porque me deixam profundamente feliz.”
O almoço é passado em reuniões enquanto come da marmita, que prepara à noite em casa. De seguida, vai para o ginásio descomprimir para continuar o dia a trabalhar nos negócios fora da televisão. “Um realizador amigo disse-me uma coisa que me deixou a pensar: ‘Tu conseguiste construir fora da televisão um projeto tão forte ou mais ainda do que a própria televisão’.” Cristina não chama negócio a tudo o que já lançou. Chama-lhes projetos. “Não os fiz por dinheiro, mas porque me deixam profundamente feliz.” E enumera os pontos fortes do sucesso: “Autoconfiança, perseverança, muito trabalho, e uma excelente equipa.” A comunicação fascina-a, e sabe que para triunfar é preciso fazer diferente. As campanhas de marketing dos seus produtos são idealizadas por si. E têm de ter sempre surpresas. Não tem medo de falhar? “Não”, responde com firmeza. “Gostava de falhar. É nos erros que aprendemos e é no arriscar que conseguimos grandes conquistas.”
Ninguém para a Cristina
No dia 21 de maio de 2013, Cristina apresentava o seu blogue de lifestyle Daily Cristina, no espaço das Cavalariças do Hotel Pestana Palace. Um evento em grande, com uma chegada apoteótica da apresentadora. “Todos estavam ansiosos para ver o que era, não havia nenhuma celebridade em Portugal com um blogue, foi um sucesso”, relembra a sua agente, Inês Mendes da Silva. “Nesse dia, o blogue teve 5 mil cliques e foi abaixo.” O evento foi apresentado como se de um novo filme da sua vida se tratasse. Por isso, espalhado pelo exterior havia carrinhos de pipocas e uma máquina de projeção de cinema. Um sucesso, uma operação de marketing pensada por Cristina Ferreira com a ajuda da sua equipa. “É uma excelente marketeer”, comenta a agente.
As seis da tarde são a sua ‘hora mágica’. Salvo exceções chega a casa e desliga da profissão para se dedicar ao filho
Em tudo o que se mete é um sucesso, dizem os que lidam com ela. Mas a verdade é que se empenha a fundo em tudo o que faz. Foi à mesa de um almoço que Cristina e Inês, um dos seus braços direitos, pensaram no blogue. Mas antes de lançar, Cristina esteve um ano a analisar os blogues de maior sucesso no mundo. Depois foi reunir a equipa e pôr mãos à obra. Hoje, tem 2,5 milhões de visualizações por mês, 351 mil admiradores e está alicerçado na página de Facebook, que tem 1,5 milhões de fãs. É a própria Cristina Ferreira que tem a administração da página, mas quando está a apresentar o programa da manhã entrega-a a um colaborador para que seja atualizada constantemente. É ela que escreve todos os textos para o blogue enquanto a penteiam, antes do início do programa Você na TV, que apresenta com Manuel Luís Goucha (e que é líder de audiência no day time). “Não há um dia em que não faça um post, seja de moda, lifestyle, cooking, viagens, de qualquer área. Fala do seu dia a dia e adora fazer isso. E ainda tem uma crónica aos domingos no jornal Record.” As seis da tarde são a sua “hora mágica”. Salvo exceções chega a casa e desliga da profissão para se dedicar ao filho.
CRISTINA É UMA MARCA-PESSOA
A marca Cristina é um exemplo do que os especialistas em criação e gestão de marcas chamam marca-pessoa. Assim como o são Cristiano Ronaldo, Luís Figo, o professor Marcelo Rebelo de Sousa, personalidades muito mediáticas com capacidade para promover produtos, ideias, serviços, e que para o fazer precisam sempre das suas imagens. Com Cristina Ferreira também é assim. “Ela ganhou notoriedade suficiente para dar o seu nome a determinados produtos que lhe estarão sempre associados”, explica a especialista em marcas Rita Oliveira, da empresa Shift Thinkers.
O que é necessário para construir uma marca? “Ter o target bem definido é fundamental e uma boa história por detrás ajuda muito”, diz a especialista, que aconselha Cristina a definir bem o que quer para a sua marca — se quer falar para as massas ou de uma forma mais intimista — e a definir o seu ADN. Só assim as marcas têm seguidores.
A equipa
A capacidade de trabalho é grande, mas Cristina sabe que sem ajuda não faria tanta coisa. Na entrevista à embaixatriz dos Estados Unidos, Kim Sawyer, num evento do programa Conect To Success, em que participou na qualidade de empreendedora, confessou que a sua equipa diz que o Daily Cristina é mágico porque a vida de todos mudou para melhor nos últimos dois anos. Deu como exemplo o caso de Inês Franco, a sua maquilhadora, que publicou um livro que já vai na sétima edição e é seguida por mais de 208 mil admiradores no Facebook. Cristina tem pessoas na área tecnológica, operadores de câmara, fotógrafos, realizador, stylist e make up. Inês Mendes da Silva, que além de sua agente é diretora executiva da Notable, uma consultora criada há pouco mais de um ano, “para dar uma resposta mais adequada às figuras públicas com muita notoriedade”, trata da gestão publicitária, da assessoria de imprensa, do planeamento estratégico.
Os dias de trabalho são sempre agitados. É que Cristina ainda tem outras coisas para fazer: além de um perfume e de uma revista mensal, é também imagem de marca de um telemóvel, da empresa de planos de saúde Medicare, e da R Health & Beauty Portugal.
Quando o seu perfume foi lançado esgotou três vezes. “Onde ela chega, arrasa”, diz a sua agente.
O perfume com a LR
“Cristina Ferreira é a primeira embaixadora local de uma marca internacional, a LR Health & Beauty, e está ao lado de nomes como Bruce Willis e Karolina Kurkova, o que lhe dá uma internacionalização muito interessante”, acrescenta a sua agente. MEU é o nome do perfume que lançou em conjunto com esta multinacional, em outubro de 2014, e num ano vendeu mais de 100 mil unidades, só em Portugal. “Quando foi lançado, esgotou três vezes”, relembra. “A primeira edição, de 5 mil perfumes, esgotou em menos de três horas. A segunda, de 7 mil, desapareceu em 24 horas.
A terceira, com 15 mil perfumes, foi vendida em 24 horas. A Cristina é a Cristina. Ela entrou na LR, em dezembro de 2013, e a partir daí foi um crescimento louco. A marca cresceu 156%, em 2014, só no mercado português.” Cristina Ferreira teve um ano para preparar o perfume. “Foi feito para ela, para a sua personalidade. Onde ela chega arrasa. Há quem goste e quem não goste. Quem gosta, gosta mesmo.” Inês garante que Cristina é uma estrela, mesmo no estrangeiro. “Quando foi apresentada pela LR, no ano passado, em Berlim, foi muito acarinhada por todos. Em Portugal, vende entre 5 mil e 6 mil perfumes por mês.”
Recebeu com espanto a proposta para fazer uma revista com o seu nome, mas não hesitou em fazer a primeira capa com Marcelo.
A revista com nome próprio
Foi com “espanto” que a apresentadora recebeu o desafio de lançar uma revista com o seu nome. Diz no blogue: “O Nuno Santiago, da Masemba, olhou-me nos olhos e disse: ‘Só há uma pessoa no mundo que tem [a Oprah]. Tu és a segunda.’” A revista Cristina foi um projeto idealizado ao seu gosto. Nasceu para “surpreender, para ser irreverente e inusitada”. É mensal, nasceu no dia 7, o número da sorte de Cristina, em março de 2015. A primeira capa, com o professor Marcelo Rebelo de Sousa, esgotou, tal como outras que se seguiram.
Do conjunto das revistas femininas é a sua que vende mais. Cristina Ferreira não é oficialmente a diretora da revista (não tem carteira profissional), mas é ela que decide. A equipa da revista foi criada de raiz e ao todo ocupa 20 profissionais. A redação tem seis jornalistas, mas é Cristina que faz a grande entrevista. Adora entrevistar. “Acho que é uma das funções mais nobres”, diz, “é uma excelente profissional, dá muito de si própria, é criativa e muito organizada”, diz Nuno Santiago.
Os sapatos de Cristina
Os sapatos são uma paixão. Durante a entrevista à embaixatriz dos Estados Unidos, em que foi convidada pela sua faceta de empreendedora, Cristina confessou que o primeiro emprego foi numa loja de sapatos e que adorou a experiência. Depois de ter sido convidada a lançar uma linha com o seu nome para a Hush Puppies, em 2015, lançou uma marca própria, “com linhas mais elegantes e sofisticadas e calçado mais casual para o dia a dia”, diz Nuno Romão, um dos proprietários da Nolive, que distribui a sua coleção. O critério na escolha dos modelos é o gosto de Cristina, a forma como vê a moda e o que acha interessante noutras mulheres. E as pessoas revêem-se nisso. “A Cristina é a pessoa mais conhecida do país e toca o público de todas as idades, com menos ou mais rendimentos”, sintetiza o empresário.