Restaurantes de prestígio como os dos Hotéis Meridien e Fortaleza do Guincho, Degusto, Gemelli e 100 Maneiras são alguns dos que contam, ou já contaram, com a sua experiência. Vencedor do Concurso Nacional de Escanções por cinco vezes, Manuel Moreira ficou em 2º lugar no concurso Best Sommelier of The World, que decorreu em Roma em 2008. Para além disso, foi considerado o melhor sommelier de Portugal por publicações como a Revista de Vinhos e Wine Business International.
Autor do Guia de Vinhos Portugueses, editado em 2009, 2010 e 2012 é, atualmente, consultor de diversos restaurantes, como o Gosho e o BB Gourmet Bull & Bear, no Porto, e Vidago Palace, em Vidago, entre outros, para além de colaborador do Grupo Essência do Vinho, como formador, provador da revista Wine e autor de artigos sobre gastronomia e vinhos. Também colabora com a ViniPortugal em acções de comunicação sobre vinhos nacionais em Portugal e no estrangeiro e é júri de diversos concursos nacionais e internacionais de vinhos.
Para Manuel o vinho perfeito é aquele onde harmonia, elegância e carácter se conjugam.
Para Manuel Moreira o vinho perfeito é aquele onde harmonia, elegância e carácter se conjugam. Mais fã de vinhos elegantes, “porque servem qualquer ocasião” do seu dia-a-dia, prefere-os também nas cartas que organiza para os restaurantes onde é consultor, por serem mais versáteis e funcionais.
Gosta também de vinhos velhos. Quando têm “15 a 20 anos são mais difíceis de entender. Mas é preciso procurá-los, conhecer a sua história, pois podem proporcionar grandes momentos de cultura vínica quando estão em bom estado”, explica. Também aconselha a esperar por alguns vinhos brancos que estão no mercado. “Hoje em dia a sua qualidade é elevada, mesmo entre os mais baratos. Mas há alguns que têm uma performance muito mais excitante com dois ou três anos”, revela. É o caso dos vinhos da casta Alvarinho ou os brancos da região de Lisboa, que oferecem mais qualquer coisa, com o tempo em garrafa, a quem os aprecia.
Inscrições no curso e jantar vínico aqui.