O mea culpa de Sheryl Sandberg

A propósito do Dia da Mãe, assinalado nos Estados Unidos a 8 de maio, a número 2 do Facebook publicou um sentido testemunho nesta rede social, no qual reclamou maior apoio para as mães que trabalham e criam os seus filhos sozinhas.

Sheryl Sandberg, COO do Facebook.

Inspiração para milhões de mulheres um pouco por todo o mundo, Sheryl Sandberg tomou a palavra para, desta feita, prestar homenagem às mães solteiras que travam uma luta sem quartel com vista a proporcionar as melhores oportunidades possíveis para os seus filhos. Publicando uma longa reflexão no seu perfil do Facebook na antevéspera das comemorações do Dia da Mãe nos Estados Unidos, não foi por acaso que a diretora de operações da rede social mais popular de todo o planeta chamou a atenção para os obstáculos com que estas mulheres se deparam diariamente.

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A número 2 do Facebook publicou a reflexão no seu perfil da rede social.

Sheryl Sandberg perdeu inesperadamente o marido, Dave Goldberg, presidente-executivo da SurveyMonkey, no dia 1 de maio do ano passado, na sequência de um acidente fatal no ginásio do hotel onde a família passava férias no México. Sublinhando que a morte do companheiro redefiniu aquilo que significa para si ser mãe, a número 2 do Facebook confessou também que a maternidade sem a presença de uma figura paterna ao lado é um mundo novo com o qual ainda se está a familiarizar. “Antes disto, eu não o entendia bem. Não era capaz de compreender realmente o quão difícil é ter sucesso no trabalho quando se está sobrecarregada em casa.”

Contudo, “para muitas mães solteiras, este é o único mundo que conhecem”, lembrou ainda. “Todos os dias, elas fazem sacrifícios, ultrapassam barreiras e criam as suas belas famílias, apesar da falta de tempo e de energia”, enalteceu Sheryl Sandberg. Tendo o cuidado de reconhecer que não enfrenta as dificuldades financeiras que são uma realidade para tantas mães solteiras e viúvas, a executiva reclamou maior apoio, quer governamental, quer da própria comunidade, para estas mulheres que tantas vezes se veem sem qualquer rede de suporte. “Como líderes, colegas de trabalho, vizinhos e amigos, é nosso dever fazer mais para as ajudar”, defendeu.

Fazendo o seu próprio mea culpa, a diretora de operações do Facebook admitiu, finalmente, que o seu bestseller Lean In” (“Faça Acontecer” na versão portuguesa), publicado em 2013, foi omisso sobre os desafios que se colocam às mães solteiras. “Algumas pessoas sentiram que eu não abordei suficientemente as contrariedades com que as mulheres se deparam quando não têm um parceiro que as apoie. Essas pessoas tinham razão”, concordou. “Provavelmente nunca irei experimentar e compreender todos os desafios que a maioria das mães solteiras enfrenta, mas entendo-os hoje muito melhor do que entendia há um ano.” Sheryl Sandberg concluiu o post, ressalvando ainda que “há muito tempo que as mães solteiras têm vindo a fazer acontecer, pela necessidade e pelo desejo de proporcionarem as melhores oportunidades possíveis para os seus filhos”.

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