Rosa Clará: de zero a 140 em 20 anos

Em 1995 Rosa Clará investiu todas as suas economias e decidiu dedicar todo o seu tempo ao negócio. O esforço compensou. Hoje a marca tem 140 lojas e presença em 3 500 pontos de venda em 77 países

Vive rodeada de seda, pedras e organzas. Quando lançou a Rosa Clará há 20 anos quis fazer produtos de alto nível, abolindo o poliéster, tão usual nos vestidos de noiva daquela época. Design e qualidade são os segredos desta empresária e estilista que conseguiu o sonho de muitos: criar uma empresa do zero e impor-se com êxito no mercado mundial. Tudo começou com a abertura de uma loja em Barcelona, quando decidiu regressar ao mercado de trabalho, depois de uma pausa para ter e acompanhar o seu filho. Com 140 lojas e presença em 3 500 pontos de venda em 77 países, tem uma agenda preenchida por constantes viagens. Esteve em Portugal para inaugurar uma loja da marca no Porto.

 

A estilista no seu ateliê

A estilista no seu ateliê

Porque decidiu tornar-se empreendedora?
Cumpro agora 20 anos de marca. Quando comecei, tinha uma loja multimarca de vestidos de casamento, e foi então que percebi que não existia nenhuma marca no mercado que desse resposta às exigências das noivas. Assim, decidi criar a minha própria marca e trazer algo de novo e revolucionário para a indústria. Hoje, acho que o consegui! Utilizamos os melhores tecidos, recuperamos a tradição e conjugamo-la com o conceito de moda e produção local.

Como financiou a criação da empresa?
Decidi investir todas as economias de que dispunha e dedicar todo o meu tempo ao negócio.

As tradições são tão diversas que temos oferta para todas as noivas do mundo.

Quais as principais dificuldades com que se deparou e como as ultrapassou?
Este é um setor pequeno mas mais ou menos estável. Contudo nos últimos anos o número de casamentos diminuiu, devido à crise económica que atravessámos. No entanto, esta instabilidade resultou num projeto de internacionalização. Atualmente contamos com cerca de 140 lojas em todo o mundo e presença em 3 500 pontos de venda em 77 países.

Loja da marca, recém inaugurada no Porto

Loja da marca, recém inaugurada no Porto

A internacionalização é um passo muito exigente. Como conseguiu impor-se nos mercados internacionais?
Há alguns anos, estabelecemos uma estratégia de entrada na Europa, América Latina, América do Norte e Ásia para oferecer o produto que melhor se adapte aos gostos, tradições e necessidades de cada região. As tradições são tão diversas que temos oferta para todas as noivas do mundo. A marca Rosa Clará está a crescer, e aspiramos ser uma grande empresa, ao invés de uma empresa grande.

O segredo está na constante inovação.

Qual considera ser o segredo do seu êxito?
Creio que o segredo está na constante inovação e em saber reinventar-se e adaptar-se a cada situação. Isto ligado a um produto em que o savoir-faire, a qualidade e design são a base. Quando começámos, não poderia imaginar que iria chegar onde cheguei, mas pensei sobretudo nos nossos objetivos e sonhos empresariais, que continuam a crescer de dia para dia.

Que conselho deixaria a uma jovem empreendedora?
Os conceitos chave do êxito de muitos projetos residem no empenho e trabalho constante, e em saber rodear-se de uma equipa motivada. E, acima de tudo, ser realista com os objetivos e oferecer um produto diferenciado. Começar algo do zero implica muita dedicação e esforço a todos os níveis. É necessário estar disposto a fazer muitos sacrifícios.

Qual o vestido mais memorável que fez?
Todos os vestidos são memoráveis e existe um perfeito para cada noiva. Se tivesse que escolher algum, seria o que desenhei para o meu casamento, há dois anos, um vestido que tem marcado tendência desde então.

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