5 pecados capitais num site

A menos que tenha um império à escala da Zara, um site é a maior montra do seu negócio. Mas para funcionar deve estar construído a pensar no cliente e não exclusivamente na sua empresa.

Se quer atrair clientes deve evitar alguns erros.

Cada vez mais a internet se afirma como uma forma de vender produtos e serviços, pois permite chegar a potenciais clientes de forma mais rápida e acessível do que através dos meios tradicionais, e alcançá-los em qualquer parte do mundo. Porém, se a sua presença na internet não estiver bem pensada, arrisca-se a sair mais prejudicada do que beneficiada. A Exame Brasil publicou um artigo em que enumera os erros que não pode mesmo cometer num site.

“Eu, eu, eu, eu”

Interessa que o cliente perceba quem é a sua empresa, os seus valores e missão, a equipa, o portfolio e a sua história, mas o que ele realmente quer saber é como é que os seus produtos ou serviços vão impactar a vida dele. Ponha em destaque aquilo que o cliente procura e não o obrigue a perder tempo no site.

“Somos os mais rápidos, mais eficientes, os melhores”

Os clientes não confiam em quem exagera nos adjetivos, sobretudo quando essas qualificações não são de entidades independentes. Foque-se em explicar de forma objetiva o que fazem os seus produtos e serviços, criando apetência ao cliente para os experimentar, e deixe que depois seja ele a adjetivá-los.

“O nosso know how permite aos nossos experts oferecer um serviço premium…”

Fale a língua dos clientes e fale para todos e não apenas para alguns. Num país em que as PME estão em larga maioria ainda há muitas pessoas sem formação superior que preferem que lhes falem em linguagem que se entenda. E lembre-se que o interesse é mais seu do que delas. Se o seu concorrente usar uma linguagem mais clara e objetiva é com ele que estes clientes vão fazer negócio.

Caça ao tesouro

Obrigar o potencial cliente a procurar onde estarão os contactos da empresa é uma boa forma de o fazer sair do seu site rapidamente. Não se esqueça que o objetivo da sua presença online é criar uma relação com os potenciais clientes e não desafiá-los a fazer uma caça ao tesouro.

O “Fale connosco” não fala

Certifique-se de que o campo “Fale connosco” funciona mesmo e procure dar respostas rápidas e esclarecedoras a quem o contacta. Ter um email geral de contacto é também uma forma simpática de facilitar a vida a quem o procura, por que não só evita que o cliente tenha de preencher vários campos, como para algumas pessoas dá mais certezas de que o email chegará mesmo ao destino.

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