Susana Sargento: prémio à vista

A cofundadora da empresa Veniam está na final do Prémio Mulheres Inovadoras da UE 2016 que distingue mulheres com ideias de vanguarda.

Susana Sargento: mais um prémio para a investigação nacional

A jovem empreendedora Susana Sargento vai competir na edição de 2016 do Prémio Mulheres Inovadoras ao lado de finalistas de países como Israel, Irlanda, Suécia, Alemanha, Finlândia e França, como co-fundadora da Veniam.
A startup pretende transformar veículos em pontos de acesso Wi-fi e “criar redes veiculares à escala das cidades que recolhem terabytes de dados urbanos”, uma ideia que mereceu a atenção de um juri formado por representantes de empresas, de capitais de risco, do empreendedorismo e do meio académico, que a selecionou num conjunto de 64 candidaturas provenientes do programa da UE de financiamento à Investigação e Inovação.

O Prémio Mulheres Inovadoras é chamar a atenção para a necessidade de mais mulheres inovadoras e empreendedoras.

A Veniam, que utiliza tecnologia portuguesa para criar a “internet em movimento” (“internet of moving things”), foi considerada em 2015, pela publicação americana FierceWireless, uma das 15 melhores empresas na indústria wireless. Esta revista, que avalia anualmente centenas de empresas desta indústria, selecionou-a pela sua tecnologia, pelo serviço prestado e pelo forte potencial de crescimento. Os componentes de hardware, software e o cloud da Veniam correm atualmente na maior rede veicular do mundo no Porto. Em espaços controlados, como portos e terminais de contentores, por exemplo, as soluções disruptivas da Veniam garantem que todos os trabalhadores e recursos possam ser ligados de forma segura uns aos outros e ao centro de controlo, independentemente do local e da velocidade a que se movimentam.
A Veniam, que foi criada em 2012 por Susana Sargento e João Barros, docentes das universidades de Aveiro e do Porto, respetivamente, tem sede na Califórnia, mas a equipa de engenharia trabalha no Porto. A empresa aposta agora no crescimento nos mercados americano, asiático e europeu.

O objetivo do Prémio Mulheres Inovadoras da UE 2016 é o de chamar a atenção para a necessidade do aparecimento de mais mulheres inovadoras e empreendedoras. Embora as mulheres estejam cada vez mais ativas na área da investigação, ainda são poucas as que decidem criar empresas inovadoras.
O prémio foi lançado no Dia internacional da Mulher de 2015. As três vencedoras, que receberão prémios no valor de 100 mil, 50 mil e 30 mil euros, serão anunciadas em Março de 2016.

Parceiros Premium
Parceiros