Vai gerir pessoas? Saiba como começar com o pé direito

Gerir pessoas pela primeira vez é um desafio. Comece da melhor forma com os conselhos de uma executive coach.

Uma promoção é motivo de festejo, mas também de alguma ansiedade.

Quer tenha sido encarregue de formar um estagiário, escolhida para liderar um grupo de trabalho ou promovida a diretora de um departamento, gerir pessoas pela primeira vez é sempre um desafio.

A partir do momento em que as suas competências são postas à prova, é fundamental procurar uma nova abordagem. Teresa Botelho, business executive coach, dá algumas dicas que a ajudam a ter um começo forte enquanto líder, com confiança e sem medo.

Liberte-se do seu anterior papel

Antes de assumir uma função de chefia é normal que esteja habituada a seguir listas de tarefas e a ter objetivos concretos para apresentar. Mas enquanto chefe pode não conseguir fazer o mesmo. Esta mudança pode parecer-lhe estranha, mas as suas realizações diárias, apesar de não serem agora tão tangíveis, são igualmente (ou mesmo mais) importantes. Resista à tentação de mergulhar nos detalhes. Foque-se nos aspetos importantes do novo papel que desempenha: comunicar objetivos e linhas de ação, estabelecer prioridades e apoiar a equipa.

Delegue

“Se avançou na hierarquia, deve sempre delegar” explica Teresa Botelho. É importante ser clara e assertiva acerca dos resultados que pretende obter, mas não se esqueça da responsabilidade de delegar. “Mesmo aqueles que chefiam há muito tempo pensam que estão a delegar, mas, na verdade, estão simplesmente a abdicar da tarefa. Delegar é um processo sistemático, quase científico, que deve ser aprendido para ser feito corretamente”, clarifica.

Ganhe confiança

A partir do momento em que for promovida, as expetativas que cairão sobre si são grandes. Para ganhar mais confiança a ajuda de um coach pode ser solução. “Se a empresa considerar que tem perfil para ser um líder, deve ser feito esse investimento”, diz Teresa Botelho. “Com este acompanhamento é possível, em seis meses, fazer uma progressão de dois anos”, acrescenta.

Outra opção pode passar por escolher alguém que respeita ou em quem confia para lhe dar confiança de que precisa. E não tenha medo de pedir feedback à equipa, aos colaboradores ou até mesmo ao seu chefe. Terá mais confiança à medida que adquire experiência.

Avalie a equipa

Um dos grandes erros que se comete quando se é promovida a chefe é demorar demasiado tempo a avaliar a equipa com quem passa a trabalhar.

“É importante conhecer o perfil psicológico de cada um dos colaboradores, porque o conhecimento empírico não é suficiente e pode levar a grandes erros”, explica a coach. “Através de testes DISC, um questionário simplificado, fica não só a conhecer o perfil psicológico de cada colaborador, mas também com um conhecimento muito mais profundo da equipa que tem em mãos”, complementa. Deste modo descobre qual a melhor forma de lidar com a equipa, sem ter medo de comunicar.

Não projete

O maior erro que as pessoas fazem quando são promovidas é projetar que os outros são iguais a si. Teresa Botelho adverte, dizendo que “ao lidar com os outros como gostaria que lidassem consigo faz com que lide de forma totalmente desajustada com as pessoas e fragilize a sua chefia”. Um líder mais extrovertido pode não ter a força suficiente para se impor e conseguir exercer controlo sobre a equipa. Por outro lado, um líder com um perfil mais forte pode encontrar situações de confronto onde, por ser chefe, domina, mas esse domínio pode destruir o trabalho de equipa. “É preciso haver um equilíbrio”, explica a coach.

Seja genuína

Ninguém nasce ensinado. Não tenha medo de ser sincera acerca das suas capacidades e fraquezas. Essa atitude pode valer-lhe uma maior admiração e confiança dos colaboradores.

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