Uma imagem vale mais do que mil palavras – ou, pelo menos, assim o garante a sabedoria popular. Embora o rácio de importância entre o modo como nos apresentamos/agimos e aquilo que dizemos seja discutível, a verdade é que, particularmente no universo corporativo, parecer também é poder. Afinal, tanto quanto a verbal, a linguagem corporal é uma ferramenta de comunicação por excelência, que permite transmitir aos outros uma mensagem de determinação, força e segurança. Se pretende afirmar perante quem a rodeia uma imagem de capacidade e confiança, saiba como pode assegurar-se de que isso mesmo se reflete nos seus gestos e expressões quotidianos.
Não acene excessivamente com a cabeça
Este é um dos erros de linguagem corporal mais comuns. Durante uma conversa, não ceda à tentação de responder a cada frase do seu interlocutor ou interlocutora com pequenos acenos de cabeça. Embora o faça como sinal de concordância, empatia e gentileza, sem que se aperceba, pode estar a parecer bajuladora. Deve limitar-se a mostrar que está de acordo quando isso realmente acontece, e não por defeito.
Nunca force um sorriso
Contrarie a ideia sexista de que as mulheres têm de “sorrir e acenar” para serem aceites. Um sorriso “amarelo” é não só sinónimo de fragilidade, mas também de dissimulação e falta de sinceridade. É claro que não precisa de adotar uma expressão carrancuda, mas em vez de ter sempre um sorriso forçado no rosto, sorria apenas quando conhece alguém pela primeira vez e quando tem mesmo vontade de o fazer.
Evite espreitar por cima dos óculos
É um gesto que traduz imediatamente uma postura de sobranceria e desdém face aos outros. Se usar óculos, lembre-se de não espreitar por cima deles quando olhar para alguém, para não parecer presunçosa e snob.
Não toque demasiado no cabelo ou nos acessórios
Estar constantemente a pentear o cabelo para trás das orelhas, a mexer no relógio ou nas joias ou a ajustar a posição dos óculos, por exemplo, são sinais de nervosismo e falta de confiança, pelo que deve evitá-los ao máximo. Adicionalmente, alguns destes trejeitos podem ser confundidos com comportamentos de flirt e, como tal, devem ser absolutamente banidos em circunstâncias profissionais.
Abstenha-se de apontar
Não apontar diretamente para as outras pessoas é uma regra essencial de convivência, tanto na esfera corporativa como fora dela, por forma a não intimidar quem está em volta. Se tem tendência a gesticular enquanto fala, procure manter a palma da mão aberta e, nomeadamente se estiver a enumerar alguns pontos durante o raciocínio, experimente levantar o polegar ao invés do indicador.
Leve consigo apenas um objeto
É daquelas pessoas que chegam sempre com a pasta numa mão, o telemóvel noutra, a carteira a tiracolo e o casaco debaixo do braço? Então saiba que vários estudos afirmam que os outros tendem a olham para si como uma pessoa pouco organizada. Por isso, antes de ir para uma reunião ou um evento, guarde o excesso de bagagem no carro, certifique-se de que leva apenas uma mala e deixe o casaco na receção, para não passar uma imagem de desleixo e atrapalhação.
Mova-se de forma assertiva
Ao entrar num determinado lugar, não hesite, mostre-se segura dos seus movimentos e não tenha medo de reclamar o seu próprio espaço: resista à tendência para encolher as pernas, cruzar os braços ou encurvar os ombros, para transmitir força e confiança.
Encare os outros de frente
Pense que a posição dos seus pés é um reflexo da sua atitude. Ao virá-los de frente para alguém, está a demonstrar interesse genuíno por essa pessoa e pelo que ela lhe está a dizer. Pelo contrário, se virar os pés noutra direção, está a mostrar que prefere terminar a conversa e abandonar o local assim que tiver oportunidade.