Uma palmadinha nas costas
com a Paconica

Chegou a Portugal o único método online baseado no jogo e no friendly feedback, para o desenvolvimento das competências dos colaboradores.

Uma rede social ou um jogo que reforça as competências que se pretendem desenvolver

Imagine uma rede social onde os colaboradores fazem like a comportamentos dos colegas. Uma plataforma personalizada, desde logo, com o logótipo da empresa, mas, mais importante, com as competências e objetivos que se pretendem reforçar. Toda a organização avalia e é avaliada, garantindo um sistema de avaliação do desempenho inteiramente democrático. Está na nuvem e qualquer colaborador pode consultar o seu perfil, o perfil do seu posto de trabalho ou o seu plano de carreira, ou acompanhar o que se passa na empresa através da cronologia.

Como nos primeiros tempos do Facebook, só se pode dar feedback positivo, com a atribuição aos restantes colaboradores “bravos” e “pins”, como por exemplo “o mais disponível”, “o mais colaborante” ou “o melhor líder”. Cada medalha representa um valor essencial da organização: trabalho em equipa, envolvimento e compromisso, inovação, flexibilidade, etc. Existem rankings com os melhores colaboradores em determinadas competências e as medalhas atribuídas são convertidas em moedas virtuais que podem ser trocadas por prémios na loja online, desde material informático até cursos de formação. O ambiente é motivador e a recompensa está diretamente ligada ao desempenho, com a promessa de “aumentar a produtividade todos os dias e, em simultâneo, obtendo a máxima informação, com o menor investimento possível de tempo e recursos”.

Feedback só positivo e friendly.

Assim é a Paconica, descrito como “o único método online baseado no jogo e no friendly feedback, para a aprendizagem e o desenvolvimento das competências dos seus colaboradores”, através do qual se trabalham as emoções, competências e valores. “Foi desenvolvido com base nos pilares do feedback positivo e friendly – canais de feedback aberto e amigável que ajudam a gerar comunicações mais construtivas e a desenhar o mapa emocional do staff -, bem como da aprendizagem por observação e da gamificação”, escreve a empresa em comunicado.

De forma divertida, a Paconica é atrativa para os colaboradores que podem reconhecer e verem reconhecido o seu próprio desenvolvimento. Este reforço positivo, aliado à comparação que os colaboradores podem fazer entre si próprios e os restantes colegas da sua equipa ou da empresa em geral, através dos rankings, gera um “clima de competição muito saudável que promove e potencia a produtividade de todos os colaboradores e um ambiente mais feliz”.

Os responsáveis pelos recursos humanos, por seu turno, encontram na plataforma uma fonte de informação sobre a atividade do dia-a-dia e a sua evolução, quer da equipa quer de colaboradores. É uma ferramenta que lhes permite saber em tempo real quais são os colaboradores que estão a ser reconhecidos pelos restantes membros e porquê, constatando assim o que os seus colaboradores realmente reconhecem e valorizam como positivo e assim qual o ambiente da sua organização.

A Paconica na constelação da Lukkap e da Horton

A Paconica é representada em Portugal por Guilhermina Vaz Monteiro, managing director da Lukkap (outplacement) e da Horton, empresa de executive search que se tem também dedicado ao estudo da Felicidade nas Organizações (Happiness Works). Foi desenvolvida em Espanha há cerca de 10 meses e está implementada em empresas de diversos sectores: desenvolvimento de software, serviços de sistemas de informação, indústria siderúrgica, serviços de proteção contra incêndios, engenharia e manutenção, telecomunicações e consultoria estratégica. Em breve empresas de oil & gas, distribuição, farmacêuticas, transportes e serviços deverão aderir. Conta já com cerca de nove mil utilizadores ativos.

Para ver mais sobre a Paconica veja o vídeo.

 

 

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