A (think) out é um dos seis vencedores da 2ª edição do concurso Rising Store, plataforma de apoio ao empreendedorismo promovida pela Sonae Sierra, que desafia o desenvolvimento de projetos de negócio na área do retalho.
Já aqui lhe falámos desta marca de lembranças portuguesas criada pela designer Patrícia Rodrigues, que recria a iconografia nacional através de ilustrações originais inspiradas no nosso património e tradições. Com dois anos de vida, está hoje presente em pontos de venda espalhados pelo país, contando com cerca de 20 parceiros, e já tem outras distinções no currículo, como o 1º prémio do concurso Creative Gifts 4 Concept Stores. “Não produzimos lembranças apenas para os turistas ou para os emigrantes. Tentamos diferenciar as nossas peças dos souvenirs que se encontram no mercado, de tal forma que qualquer português sinta orgulho em usá-las”, explica a fundadora.
Este e os outros cinco projetos vencedores do Rising Store — Du Monde Chocolat, The Bam&Boo Toothbrush, IB – Inês Bernardo, Oiôba e Ecowheels — escolhidos entre 150 candidaturas foram selecionados devido “ao seu caráter inovador e originalidade da ideia de negócio, à sua relevância estratégica para integrar a oferta comercial dos Centros geridos pela Sonae Sierra em Portugal, à aplicabilidade do projeto, para além do seu potencial de negócio e qualidade da apresentação”, explica a organização desta iniciativa. Vão ter agora a oportunidade de testar o seu negócio num dos centros comerciais abrangidos pela iniciativa em Portugal e beneficiar de um espaço (loja ou quiosque) durante seis meses, sem custos mensais, podendo ainda renovar esta presença por mais seis em condições especiais.
“Neste momento impera um enorme orgulho no caminho feito até aqui, e de agradecimento a todos os que nos têm apoiado”, diz-nos Patrícia Rodrigues. “O prémio representa uma oportunidade única de testar o conceito em circunstâncias exclusivas e de o mostrar ao grande público, que sem ele não nos seria possível. Acreditamos que irá ter um impacto positivo na implementação do projeto no mercado, uma vez que irá proporcionar uma maior interação com o público, ajudando também a criar uma relação emocional com os produtos. A presença neste canal irá aumentar a visibilidade da marca e a possibilidade da compra por impulso (que não acontece na loja online), a par da compra esclarecida e ponderada. Penso que permitirá a consolidação e o reconhecimento da marca, dada a capacidade que os centros comerciais têm de atraírem público.”
Os vencedores entram agora na fase de incubação com vista à abertura das lojas ou espaços comerciais, esperando-se a sua abertura ao público dentro de 9 meses nos centros comerciais AlgarveShopping, ArrábidaShopping, CascaiShopping, Colombo, Vasco da Gama e Norte Shopping.
A iniciativa Rising Store pretende antecipar tendências futuras no sector do retalho e apostar na criação de novos conceitos e inovação orientada para a sustentabilidade. Conta com o apoio institucional da ANJE, da agência Young & Rubicam, do INV-Instituto de Negociação e Vendas e da larga experiência do produtor executivo do Shark Tank.