Simple is the new black

Seguindo a tendência de que menos é mais, o Projeto 333 defende a ideia de usar apenas 33 peças de roupa por estação. O que começou com um despretensioso post num blogue para apelar à simplicidade, ganha cada vez mais adeptas.

Para Becky Bloom, do filme Confessions of a Shopaholic, esta tendência seria uma tortura

Aprender a distinguir o necessário do supérfluo e perceber que viver com menos é viver melhor foi o que Courtney Carver, a autora do Project 333 – 33 peças para 3 meses -, quis demonstrar quando publicou a ideia na internet. Uma ideia simples mas desafiadora, que o diga alguém que tenha uma vida social bastante ativa e que disponha apenas de 33 peças de vestuário (incluindo acessórios e calçado) para usar durante três meses, ou seja, em cada estação do ano.

Courtney conseguiu criar um guarda-roupa com 33 peças, onde se incluiam quatro pares de sapatos, várias blusas e calças. Manteve as suas peças favoritas, as que mais a favoreciam e decidiu que não compraria roupa nova durante a estação, a menos que trocasse uma peça antiga por uma nova. A partir daí ficou criado um novo conceito de guarda-roupa chamado “armário cápsula” ou “armário minimalista”, que teve a imediata adesão de blogueres que ajudaram ainda mais a divulgar o conceito na internet.

O segredo está na organização e em saber criar um guarda-roupa só com peças-chave.

A tendência é crescente e implica começar a viver de uma forma menos focada em acumular coisas e acalmar o ímpeto consumista que valoriza a aquisição de bens como forma de felicidade e de definição pessoal. E de tal forma pegou, que já há quem lance o desafio de usar apenas 75 peças ao longo do ano.

Mas como é possível vestir bem gastando pouco?, perguntarão muitas pessoas. O segredo está na organização do guarda-fatos, aprendendo a arrumar bem a roupa, a desapegar-se e a criar um guarda-roupa inteligente, só com peças chave. Começar por abrir as portas do armário e meter mãos à obra de uma maneira prática e nada emocional, recomendam as especialistas. Em caso de dúvida perguntar sempre três coisas:

  • a peça reflete a imagem de mulher que quero transmitir?
  • combina com pelo menos três itens do meu armário?
  • fica bem no meu corpo?

Os 33 itens necessários não incluem joias tipo aliança ou algo que nunca se tire, roupas íntimas, para atividade física ou para dormir. Todo o resto que esteja a mais deve ser guardado, ou doado, ficando fora do alcance.

A ideia desta nova tendência assenta no jogo de combinações entre peças que devem variar consoante o gosto pessoal. Por exemplo, quem não gosta de vestidos pode trocar por saias ou por jumpsuites. E a ideia é provar também que se consegue viver bem com muito menos e que isso acaba por simplificar a vida de cada um. O simples é o novo preto, é o slogan da nova moda.

Parceiros Premium
Parceiros