Silvia Gomes e Joana Santos apresentam a Punchies.

Esta não é a primeira aventura no mundo dos negócios para nenhuma delas, mas está completamente fora da sua zona de conforto o que as tem confrontado com quase todos os desafios típicos de empreendedoras de primeira viagem. Conheça as motivações e os sonhos de Silvia Gomes e Joana Santos para a marca de águas de colónia infantis Punchies.

Silvia Gomes e Joana Santos são fundadoras da Punchies..

As criadoras da marca de águas de colónia infantis Punchies. já se conhecem há muito tempo e são parceiras de negócios, ainda que cada uma na sua área de negócio. Foi uma lacuna no mercado que as levou a juntarem-se para lançar um negócio juntas — não encontravam colónias originais e que resistissem mais do que cinco minutos nos filhos.

O negócio tem apenas dois meses, mas as suas fundadoras não podiam estar mais satisfeitas com a receptividade que o produto tem tido junto dos mais novos, mas também dos pais. Estão em lojas físicas e online e, em janeiro, estarão na Playtime em Paris, uma das maiores feiras de crianças do mundo, uma vez que internacionalizar a marca  é um objetivo.

Silvia Gomes tem cerca de 20 anos de experiência em comunicação. Depois da formação em Ciências das Comunicação começou a sua carreira na agência Weber Shandwick D&E onde trabalhou clientes como Nestlé, Nespresso e PrimeDrinks, e, em 2014, fundou a sua agência, a Brieftwice. No portfólio tem como clientes e projetos algumas marcas que fazem sonhar os mais novos, como a Disney, Marvel, Pixar, Star Wars, Comic Con Portugal, Cartoon Network, e também a HBO Portugal, HBO Max, The Beautique Hotels e muitos outros.

Joana Santos vem da área de Gestão e passou pela consultoria — Michael Page International e EY — antes de chegar à Galp e depois à Vodafone. Em 2018 decidiu mudar de área e fundou o Project Antonio, uma agência de redes sociais e webdesign com clientes como a Fiuza, Revenge of the 90’s/00’s, Real Natura ou Espressolab.

Conheça melhor as motivações e ambições das duas empreendedoras para a Punchies..

 

O que vos levou a entrar no mercado das águas de colónia para crianças? 

Nos últimos quatro anos fomos as duas mães e percebemos que existia uma lacuna deste produto no mercado nacional e internacional. A oferta neste segmento era reduzida e o que existia eram aroma muito semelhantes entre si, com o típico cheiro de bebé, que ao fim de 5 minutos já tinham desaparecido da pele/roupa. Queríamos cheiros diferentes e que resistissem às aventuras diárias das crianças. Como não encontrámos, decidimos ser nós a criá-los e ainda acrescentámos mensagens de empoderamento para os mais novos.

Porque se juntaram para lançar este negócio?

Já temos outros negócios – a Sílvia tem a agência de comunicação Brieftwice, a Joana a agência criativa António – e já há alguns anos que trabalhamos em parceria, partilhando clientes de forma a oferecer uma comunicação integrada. Já nos conhecemos muito bem e sabemos que trabalhamos perfeitamente em conjunto, por isso como sentimos as duas a necessidade deste produto, decidimos evoluir na nossa parceria e criar a Punchies..

Quais as principais etapas da ideia até colocarem o produto no mercado?

Desde a ideia até lançarmos o produto, foram cerca de três meses, o que consideramos ser um tempo recorde. Tivemos várias sessões de brainstorming, onde cada uma partilhou como imaginava o produto, até chegarmos à ideia final. Depois disso, reunimos com o nosso fabricante para transmitirmos o que pretendíamos, assim como o tipo de aromas – importante que fossem vegan e não testados em animais. Fizemos alguns ajustes até chegarmos às três fragrâncias finais (uma floral, outra frutada e a terceira amadeirada com uns toques de baunilha). Em paralelo, começámos a desenvolver todo o conceito da marca, o design do logótipo, os temas de cada fragrância, o packaging, os autocolantes personalizados, a loja online, assim como todas as burocracias inerentes à criação de uma nova marca. Fizemos a direção de Arte para a campanha de lançamento que gravámos num parque em Lisboa, selecionámos as crianças, fizemos o styling, cenários e ainda procurámos estar em algumas lojas físicas aquando do lançamento da marca.

Em que medida a vossa experiência em outras áreas tem sido importante neste negócio?

Achamos que foi fundamental e nos ajudou a fazer tudo de forma natural e com um resultado tão positivo. A Joana com a sua equipa criativa desenvolveu toda a imagem da marca de raiz, completamente diferente de qualquer produto no mercado; a Sílvia com a sua equipa de comunicação posicionou e deu visibilidade à marca junto de influenciadores e imprensa. Para além disso estamos habituadas a criar, pensar e desenvolver ideias/eventos/ações para clientes de várias áreas e de contactar com marcas nacionais e internacionais, que nos dão uma ampla visão de negócio e nos ajudam na criatividade e tendências. Por exemplo, sabemos que as crianças adoram autocolantes e lembrámo-nos de incluir em cada embalagem autocolantes temáticos para que cada um personalize o seu frasco da forma que mais gostar. Tem sido um sucesso!

Que desafios destacam neste percurso?

Desde o primeiro dia que o que mais nos surge são desafios  a começar pelas burocracias inerentes à criação de uma empresa, que foram várias. Já tivemos também de adaptar vários itens do nosso produto final, desde o tamanho do frasco das fragrâncias, aos autocolantes porque as cores não estavam como queríamos, às caixas dos envios das encomendas online que se atrasaram, entre tantas outras coisas. Mas conseguimos sempre dar a volta e acreditamos que o resultado superou as nossas expectativas.

E as boas surpresas com que não contavam?

Também já tivemos várias surpresas positivas. A marca está agora a celebrar dois meses de vida e já parece que tem dois anos! Em tão pouco tempo de existência, já temos várias pessoas que compram e que reconhecem a nossa marca. O feedback nos vários mercados em que temos participado tem sido também incrível! As crianças adoram e querem muito uma fragrância Punchies., mas surpreendeu-nos termos também vários adultos a comprarem a nossa marca Até já tivemos famílias inteiras, o que nos deixa bastante orgulhosas. Como os três aromas são bastante diferentes entre si, há sempre algum com que alguém se identifica e gosta mais! Da parte B2B, já estamos presentes em algumas lojas pelo país e temos cada vez mais pedidos de lojas a quererem vender a nossa marca, o que numa fase tão inicial, nos deixa bastante contentes!

Qual o vosso sonho para a Punchies.?

Pegando no nosso mote, queremos ser a marca que dá super poderes às crianças! Queremos continuar a criar produtos diferentes e inovadores, com mensagens positivas e de empoderamento que tragam confiança, coragem e imaginação às crianças. Queremos continuar a desenvolver parcerias estratégicas com outras marcas, a estar no máximo de lojas em Portugal e muito em breve estarmos a internacionalizar a Punchies., que é um dos nossos grandes objetivos. Tudo assente em mensagens positivas e com produtos de qualidade para a vida das pessoas!

 

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