A diretora de Comunicação e Imagem do Grupo Segurador Fidelidade tem uma longa experiência na área da comunicação em empresas de diferentes setores, que se iniciou nos finais de 1980 e que lhe valeu, em 2014, o prémio de Comunicadora do Ano (da APCE). “Uma cereja no topo do bolo”, explicou Ana Fontoura. Defensora de uma atitude proativa – “Comunicar, comunicar, comunicar, sempre, em qualquer contexto: os clientes têm de saber o que andamos a fazer”, considera – é no Programa de Responsabilidade Social do grupo de empresas Fidelidade Seguros que se tem focado nos últimos tempos. “Trata-se de um programa transversal a todas as empresas do grupo com dois vetores principais: os colaboradores e a comunidade”, explica a executiva, que entrou no grupo em 1998, ainda a empresa era Mundial-Confiança. “São áreas em que temos investido tempo e recursos e que provam o nosso compromisso com a sociedade.”
O programa de responsabilidade social do Grupo Segurador Fidelidade tornou-se um case study na Universidade Católica.
O programa nasceu em 2007, um ano depois de um inquérito de satisfação interna em que os resultados foram claros a apontar essa direção: os colaboradores queriam ser mais ouvidos e que a sua opinião valesse mais e 65% deles manifestaram interesse com a temática da responsabilidade social. Ana Fontoura não precisou de ouvir mais.
Começou por idealizar dois programas, um de responsabilidade social, outro dirigido aos colaboradores, mas depressa percebeu as vantagens do modelo dois em um. Pediu ajuda à consultora Sair da Casca, especializada nesta área, para criar um programa de comunicação interna também virado para o exterior, ajudando este grupo de seguradoras a desenvolver as competências internas necessárias. Assim nasceu “Gente com ideias”.
Decorridos nove anos, o programa do Grupo Fidelidade (que engloba Fidelidade, Multicare, OK! teleseguros, Fidelidade Property, Fidelidade Assistance, Safemode, GEP e Car Service) recebe elogios e já foi objeto de estudo por parte da Universidade Católica Portuguesa.
“Somos uma seguradora, lidamos diariamente com situações difíceis e, por isso, somos sensíveis ao tema da solidariedade.”
A natureza da atividade da empresa determina as ações desenvolvidas. “Somos uma seguradora, lidamos diariamente com situações difíceis e, por isso, somos sensíveis ao tema da solidariedade”, afirma Ana Fontoura. “É inovador porque está muito focado no colaborador, na filantropia, no bem estar social, na relação com a empresa”, acrescenta Nathalie Ballan, presidente da Sair da Casca. Um programa muito criativo e dinâmico que, tal como Ana Fontoura defende, está sempre a comunicar, comunicar, comunicar.
Gente com ideias
“Cada empresa terá a sua estratégia e uma área privilegiada de atuação – cultura, arte, desporto, deficiência, por exemplo -, pois as empresas não podem chegar a todo o lado”, esclarece a executiva. “Na Fidelidade estamos muito virados para dentro. ‘Gente com ideias’ é um programa dirigido aos colaboradores, transversal a todas as companhias do grupo.” Mas nem por isso a empresa está fechada sobre si mesma.
O programa de responsabilidade social está acessível online aos colaboradores do grupo. Aí são lançadas uma série de iniciativas para o exterior da empresa, que visam ajudar a população em geral e, também, sensibilizar os colaboradores para um sem número de temáticas “que os enriquecem como seres humanos, lhes facilita a vida e os torna mais completos”, esclarece Ana Fontoura. “O colaborador é o elemento mais importante de uma empresa e estando satisfeito produz melhor. Apesar de nos focarmos internamente tentamos fazer sempre uma ponte com o exterior.” Desta forma, os colaboradores sentem-se mais envolvidos com as causas e todos ganham com isso.
Ana Fontoura tem uma compilação de algumas das iniciativas, a que chamou Copypaste. A ideia é inspirar quem a consulte.
O apoio que prestam a pessoas ou organizações exteriores ao grupo, como a Operação Nariz Vermelho, com quem alguns colaboradores do Grupo Fidelidade trabalham voluntariamente, tem sido, também, uma atividade muito gratificante. Outro exemplo é o protocolo que o programa “Gente com Ideias” estabeleceu com a instituição de solidariedade social ENTRAJUDA. “Nós precisávamos de aprender sobre voluntariado e, em contrapartida, disponibilizámos uma bolsa de voluntários constituída por colaboradores do Grupo”, conta Ana Fontoura.
Os exemplos são imensos, de tal forma que o departamento de Ana Fontoura publicou uma compilação com algumas das iniciativas, a que chamou Copypaste. A ideia é mesmo inspirar quem a consulte. “Ideias não faltam. Mensalmente lançamos iniciativas novas porque pensar nelas é a parte mais fácil deste trabalho. O difícil é conseguirmos fazer tudo o que queremos”.
Inspire-se nos exemplos
A equipa de Ana Fontoura desdobra-se por diversas áreas: do ambiente ao estilo de vida saudável, passando pela prevenção rodoviária, a literacia e a solidariedade. Se no projeto “Estilos de vida saudáveis” os voluntários da empresa tentam sensibilizar os colegas e parceiros para esta temática, já no projeto de “Solidariedade” a equipa responsável desenvolve ações relacionadas com temas críticos da área seguradora: deficiência cognitiva ou por acidente, educação e literacia financeira (“muitas pessoas não leem os contratos”), ou prevenção rodoviária, entre outros.
“Temos de nos refrear porque temos sempre muitas ideias.”
O contacto com entidades exteriores é também fomentado, como já aconteceu com o Curso de Costura e Croché, desenvolvido com a Associação Reklusa, que apoia a integração de reclusas e ex-reclusas. Ou com a surpresa organizada por uma equipa da “Gente com Ideias” para os Avós do Centro Social e Paroquial de Santa Catarina (Lisboa) para assinalar o último Dia de Reis. Com tudo isto, o Grupo Segurador Fidelidade acarinha os colaboradores e a equipa de Ana Fontoura mostra o que vale numa área ainda pouco desenvolvida em muitas empresas.
“Temos de nos refrear porque temos sempre muitas ideias”, confessa Ana Fontoura. O site “Gente com ideias” está repleto de iniciativas e já é um case study.