5 passos para recrutar profissionais qualificados

Num mercado de trabalho altamente competitivo como o que resulta da pandemia, recrutar profissionais qualificados é cada vez mais difícil. Veja como encontrar e recrutar os melhores talentos.

Tem de conseguir destacar-se da concorrência se quer contratar os melhores.

A escassez de recursos para trabalhar em vários segmentos de mercado é uma herança da pandemia que está a provocar sérias dificuldades às empresas em contratar as pessoas certas para o lugar certo. E não é só nas grandes organizações, as micro, pequenas e médias empresas também sentem esta dificuldade em recrutar candidatos qualificados num mercado de trabalho que está mais competitivo do que nunca, onde não faltam oportunidades aos candidatos. Para recrutar com sucesso, é necessário que as ofertas de emprego sejam tão atrativas quanto possível. A Adecco Recrutamento Especializado sugere cinco formas eficazes de atrair os melhores candidatos.

1.Anúncios de emprego com descrições detalhadas das funções 

Atualmente, os candidatos podem dar-se ao luxo de serem seletivos na sua procura, por isso a descrição da vaga tem que se destacar. Para tal, tem de tornar o seu anúncio tão completo quanto possível. Comunique clara e objetivamente as funções e benefícios envolvidos, regalias extra e oportunidades de desenvolvimento de carreira. Os tópicos que deve incluir na publicação de uma posição são os seguintes:

  • Título da função claro
  • Resumo da função atrativo
  • Lista de responsabilidades
  • Qualificações, aptidões e experiência necessárias
  • Salário e/ou benefícios adicionais

É favorável incluir a faixa salarial para a posição como referência, para que os candidatos não façam suposições incorretas. Embora a publicação de anúncios omissos neste tópico seja uma prática comum, nesta altura de grande competitividade no mercado pode não ser a melhor opção para atrair talento. Ao omitir os detalhes salariais nos anúncios, os empregadores acabam muitas vezes por perder tempo a entrevistar e a examinar candidatos que recusam a oferta depois de revelada a remuneração. Ao incluir detalhes de salário, atrairá candidatos qualificados.

Se estiver a anunciar a vaga em vários sites, acompanhe quais os que têm melhor desempenho. Medir os seus resultados é importante para que possa fazer ajustamentos à sua estratégia de recrutamento, sempre que necessário. O esforço extra irá poupar-lhe dinheiro e tempo a longo prazo.

 

2.Investir num pacote de benefícios holístico 

A pandemia trouxe grandes alterações ao mundo do trabalho e também às expetativas dos profissionais, que hoje valorizam muito mais do que os números do salário. Valorizam as oportunidades de qualificação e requalificação, a flexibilidade de horários, um equilíbrio saudável entre carreira e vida pessoal e uma forte cultura da empresa. O teletrabalho também se tornou particularmente importante para os candidatos, o que significa que as empresas que oferecem trabalho a partir de casa ou posições remotas são mais suscetíveis de atrair talentos de topo em indústrias competitivas. Em termos simples, os candidatos estão à procura de pacotes de compensação holísticos.

Se a sua empresa já oferece uma série de benefícios e regalias, certifique-se que os comunica claramente nos anúncios e ao longo de todo o processo de contratação. Quanto mais específica puder ser, melhor. Se não oferecer benefícios importantes como a oportunidade de trabalhar remotamente, considere a possibilidade de melhorar a política da sua organização nestes pontos cruciais que podem potenciar a aquisição de talentos.

 

3.Alavamcar o networking cim um incentivo extra aos funcionários 

Os seus funcionários mais leais e com melhor desempenho conhecem, provavelmente, outros profissionais com os mesmos interesses. Alavanque as redes profissionais dos seus funcionários, oferecendo prémios. Normalmente, o tipo de bónus mais comum é uma recompensa monetária. No entanto, pode estruturar o bónus da forma que desejar, dependendo das suas necessidades. Por exemplo, poderá pagar aos funcionários o bónus total após o candidato selecionado ter passado o seu período experimental de três meses, ou, para aumentar o número de candidatos que encontrar, poderá decidir dar 10% do bónus após cada processo de entrevista concluído.

A oferta de um bónus de referência está perfeitamente alinhada com o desenvolvimento de um pacote de compensação holístico. Não só a ajudará a contratar novos talentos, como também manterá os funcionários atuais e fá-los-á sentir que o seu contributo é importante quando se trata de aquisição de talentos na sua empresa.

 

4.Criar uma experiência positivo do candidato  

Se o processo de candidatura for demasiado demorado ou a entrevista não for adequada, os candidatos podem perder o interesse. Muitos ativos à procura de emprego estão a trabalhar a tempo inteiro e não dispõem de tempo livre para se dedicarem à procura de emprego, em particular se essa não for uma prioridade, mas um interesse periférico, no sentido de quererem avaliar o seu potencial no mercado de trabalho e quais as oportunidades que podem surgir.

Para maximizar as probabilidades de atrair candidatos, torne o processo de candidatura fácil. O mesmo se aplica ao processo de entrevista. Os candidatos interessados, mas que estão a trabalhar a tempo inteiro, provavelmente não irão comparecer a uma entrevista às 11 horas da manhã de uma segunda-feira: tente disponibilizar horários mais flexíveis para que possam encontrar-se consigo antes ou depois do seu dia normal de trabalho terminar. Pode também propor uma conversa virtual, que está listada como uma das principais tendências de contratação.

 

5.Seguir os candidatos que abandonam o processo de contratação  

A maioria dos recrutadores tem-se confrontado com candidatos que, em determinado momento do processo de contratação, deixam de dar resposta. Tenha em mente que os candidatos ativos são provavelmente contactados várias vezes por dia por concorrentes do mercado, pelo que deve procurar manter-se no topo da sua caixa de entrada e garantir que a sua empresa está bem presente na memória dos potenciais talentos.

Tome nota de quando contactou um candidato pela última vez e se este respondeu ou não, o que pode ser feito usando Excel ou Google Sheets. Se voltar a contactar o candidato algumas vezes e continuar sem resposta, evite voltar a fazê-lo por um período entre três e seis meses.

Se a posição para a qual está a contratar ainda estiver aberta após uns meses, volte a entrar em contacto com o candidato e tente aferir se manifesta um interesse renovado na vaga. Poderá oportunamente partilhar quaisquer alterações que se possam aplicar, como um salário mais elevado, um leque de benefícios alargado, ou a oportunidade de trabalhar remotamente. Outra abordagem é mencionar qualquer notícia, como um prémio que a empresa ganhou ou um novo produto que foi lançado com sucesso.

Estes detalhes podem ser interessantes para um candidato inseguro. Mesmo que a pessoa em causa não esteja interessada, poderá indicar-lhe um amigo ou colega, pelo que não há realmente nenhuma desvantagem num e-mail de seguimento.

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