A Zymvol, startup pioneira na química verde que aproveita o poder das enzimas para acelerar os processos industriais, fundada e liderada pela empreendedora portuguesa Maria Fátima Lucas, foi a vencedora do Innovation Radar Prize. Esta iniciativa, organizada pela Comissão Europeia e pela Dealflow.eu e que culminou no evento Innovation Radar Summit, premeia inovações e empreendedores de elevado potencial no âmbito de projetos de investigação e inovação financiados pela União Europeia (UE), expondo-os posteriormente a uma comunidade influente de investidores europeus.
A Zymvol desenvolve e otimiza enzimas, através de simulações computacionais, atendendo a indústrias como a alimentar, de ração animal, de cuidados pessoais e farmacêutica. “Já conseguimos provar a nossa tecnologia, sabemos que funciona e agora queremos ter a certeza de que desenvolvemos um modelo computacional que nos permite expandir a tecnologia a qualquer empresa em qualquer parte do mundo. Este evento tinha investidores muito interessantes e foi uma ótima oportunidade para nos darmos a conhecer”, afirma, em comunicado, Maria Fátima Lucas, fundadora e CEO da empresa.
A iniciativa premiou ainda as melhores e mais inovadoras startups financiadas pela União Europeia (UE) nas categorias de Sustentabilidade, atribuída à startup francesa Carbon Waters, e de Inteligência Artificial (IA) e Smart Devices, entregue à italiana InSilicoTrials Technologies, mas também a melhor empresa liderada por mulheres, recebida pela espanhola mjn. A suíça Pharmista, que desenvolve testes de gravidez reutilizáveis, recebeu o prémio do público.
A Innovation Radar Summit, que antecedeu o arranque de mais uma edição da Web Summit, organizado pela Comissão Europeia e pela Dealflow.eu, em parceria com a Eura AG, a Dealroom.co, a European Startup Nations Alliance (ESNA), a Startup Lisboa e a Microsoft, recebeu mais de 200 participantes, entre startups e investidores nacionais e internacionais.
Leia mais textos de empreendedoras.