Outono à flor da pele

Entre no outono em beleza com cinco dicas úteis que vão ajudar a sua pele a adaptar-se à nova estação.

Inclua o protetor solar na sua rotina de beleza mesmo durante os meses mais frios.

Ao contrário das folhas que, tombando das árvores, se começam a amontoar pelo chão, secas e amarelecidas, não há motivo para que a sua pele fique nada menos do que resplandecente com a chegada do outono. Se, noutros domínios, é comum ajustarmos as nossas rotinas para nos prepararmos para a mudança de estação – por esta altura, é provável que já esteja a pensar em ir buscar os casacos mais quentes ao armário e em ajustar a temperatura do ar condicionado do escritório –, relativamente aos cuidados de beleza a lógica deve ser a mesma: tomar medidas para que a transição para o tempo frio se faça de forma mais suave. Tome, por isso, nota dos cinco conselhos partilhados pelo site de wellness mindbodygreen, que lhe vão permitir despedir-se do verão e dar as boas-vindas ao outono com uma pele irrepreensível.

Aposte na hidratação

No que toca aos cuidados de hidratação, há dois aspetos fundamentais a ter em conta (e em equilíbrio): tanto os níveis de água, como os de óleo na pele. Sim, leu bem, óleo: embora se costume encarar a oleosidade como um inimigo da harmonia cutânea, quando controlada, ela é essencial para formar a barreira protetora da pele e estimular a produção de lípidos naturais que combatem a desidratação e a secura dos tecidos. Para uma hidratação completa, aposte em séruns à base de ácido hialurónico e glicerina vegetal, que favorecem a retenção de água, e hidratantes com óleos naturais como os de rosa mosqueta, jojoba ou argão.

Deve aplicar diretamente na pele séruns ou hidratantes ricos em vitamina C.

Tire partido da vitamina C

É sabido que a vitamina C é um aliado ao serviço da saúde e bem-estar particularmente relevante quando as temperaturas descem, ajudando a fortalecer o sistema imunitário e a prevenir o surgimento de doenças tão típicas das estações frias como as gripes ou constipações. Mas e se lhe dissermos que este nutriente, também conhecido por ácido ascórbico, é ainda uma notável arma cosmética? É que além de promover a hidratação natural da pele, a vitamina C prima pela ação rejuvenescedora, contribuindo para a desaceleração do processo de envelhecimento e para a recuperação da pele, graças ao seu poderoso efeito antioxidante, que protege contra os famigerados radicais livres. Tenha em atenção, porém, que a ingestão oral não é suficiente para proporcionar à sua pele todos os benefícios deste nutriente, pelo que deve aplicar diretamente séruns ou hidratantes ricos em vitamina C.

Reintroduza o retinol

Sendo um derivado da vitamina A, o retinol é um ingrediente que favorece a exfoliação natural da pele e a renovação celular, ao qual são também reconhecidas importantes propriedades antioxidantes. Se no verão deve dar uma trégua aos produtos com retinol, já que combinar a sua aplicação com a exposição solar excessiva pode causar danos à pele, aproveite o outono para trazer este nutriente de volta para a sua rotina de beleza. É aconselhável ter, porém, algum cuidado: evite combinar o uso de retinol com o de outros ingredientes exfoliantes, de modo a não irritar a pele.

Cuide dos seus olhos

Proteger a delicada pele que rodeia os olhos é oportuno ao longo de todo o ano, mas absolutamente indispensável nos meses mais frios, em que esta fica mais vulnerável a agressões externas. Ao escolher o creme de olhos mais indicado para si, privilegie fórmulas que combinem ingredientes como os péptidos, a cafeína ou o bisabolol, para ajudar a prevenir o aparecimento de rugas, olheiras ou o inchaço dos tecidos. Além da composição, a forma de aplicar o produto também merece atenção: deve colocar uma pequena quantidade de creme – do tamanho de um bago de arroz, sensivelmente – no seu dedo anelar e espalhá-la ao longo da base do olho com toques ligeiros e gentis, dado tratar-se de uma área bastante sensível.

Não se esqueça do protetor solar

Terminada a época balnear, é tempo de arrumar o fato de banho, as toalhas de praia, os chinelos de enfiar no dedo (e por aí fora), mas nunca o protetor solar! Afinal, os raios ultravioleta, que ameaçam a saúde e o bem-estar cutâneo, estão presentes ao longo de todo o ano e não é necessário ter uma exposição solar muito prolongada para estar sujeita aos seus malefícios. Para não se esquecer de incluir a proteção solar na sua rotina diária de beleza, pode sempre optar por cremes hidratantes ou bases com fator de proteção solar e ir reaplicando ao longo de todo o dia.

Parceiros Premium
Parceiros