Vale a pena ir a conferências sobre liderança? Estudo diz que sim!

Até os autores ficaram surpreendidas com o resultado: as mulheres que frequentam conferências sobre liderança e sucesso femininos têm o dobro das probabilidades de serem promovidas no ano seguinte.

Participar em conferências de liderança feminina eleva o salário, a probabilidade de ser promovida e os níveis de motivação.

Toda a gente sabe que fazer networking só pode fazer bem pela sua carreira. E que “é importante” assistir a conferências. Mas qual o verdadeiro impacto da participação das mulheres nestes eventos? Shawn Achor, autor de livros como The Hapiness Advantagee Big Potential, e Michelle Gielan, autora de Broadcasting Happiness, juntaram-se à Conference for Women, uma conferência para mulheres nos Estados Unidos, em que se fala de liderança, igualdade e sucesso, para promover um estudo que desse reposta a essa questão. Os resultados foram publicados na Harvard Business Review e surpreenderam até os autores: ir a conferências sobre liderança tem várias vantagens para as mulheres.

Os autores descobriram que 42% das mulheres que assistiram à conferência sobre mulheres tiveram uma promoção no ano seguinte, o que compara com 18% das que foram promovidas no grupo de controlo (mulheres que no mesmo período se inscreverem, mas acabaram por não participar no evento). Acresce que 15% viram a sua remuneração aumentar 10 ou mais por cento, enquanto que apenas 5% das que faltaram ao evento registaram um aumento de ordenado.

Além deste efeito facilmente mensurável, os autores inquiriam as participantes e concluíram que :

  • 78% se sentiam “mais otimistas quanto ao futuro”;
  • 71% se sentiam “mais ligadas com outros”.

Shawn Achor, autor de vários livros e speaker sobre psicologia positiva, adverte que nem todas as conferências de liderança terão este efeito. Com base na sua experiência nos últimos 12 anos, ministrando palestras em mais de 900 conferências, é preciso que os participantes sintam que há interação social, oportunidades para envolvimento, líderes que sejam role models e inspiradoras, momentos memoráveis e uma avaliação realista do presente com uma visão optimista do futuro.

A Executiva, que organiza em Portugal a Grande Conferência de Liderança Feminina, não pode concordar mais com a necessidade de organizar eventos que promovem a capacitação e o networking de mulheres no mundo corporativo, ao mesmo tempo que lhes dá uma dose extra de motivação. São boas razões para garantir o seu lugar na 8.ª Grande Conferência Liderança Feminina, que se vai realizar a 18 de outubro, em Lisboa. Inscreva-se aqui.

Parceiros Premium
Parceiros