Mrs. O no mundo do luxo

A portuguesa Ana Silva O'Reilly é considerada das melhores bloggers de viagens de luxo do mundo. Não abdica da sua carreira de consultora de marketing, mas o blogue Mrs. O Around The World é cada vez mais um caso sério

O blogue de Ana Silva O'Reilly começou por brincadeira, mas hoje garante-lhe 30% do seu rendimento.

Mrs. O Around The World é um blogue escrito em inglês, cuja autora foi considerada a terceira melhor blogger de viagens de luxo do mundo, segundo o 10Best.com (o portal do grupo do USA Today). Mrs O é a portuguesa Ana Silva, consultora de marketing, casada com um britânico de apelido O’Reilly e residente em Henley-on-Thames, próximo de Londres. “Love travel, love people, love shoes” é o mote da página. As regras são claras como a água das piscinas em que Mrs. O mergulha: não é viajante profissional e não embarca em viagens de jornalistas em grupo, escreve exclusivamente sobre sítios onde esteve e, se não gosta, escreve, pois não quer defraudar a confiança dos leitores que seguem os seus conselhos. Sempre que viaja a convite de alguém, isso é claramente dito. Com esta política e qualidade editorial, distingue-se dos restantes bloggers e isso é reconhecido pelos prémios e distinções que sucessivamente arrecada.

Licenciada em Gestão de Empresas, Ana Silva fez um MBA na Henley Business School e um curso de Social Media Strategy & Execution, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Foi diretora de marketing para Portugal, Espanha e Turquia da imobiliária Cushman & Wakefield. A convite de um hotel ou porque vai de férias, adora viajar e, para proveito de amigos e família, começou a partilhar as suas experiências.

Viaja em negócios ou por lazer? É difícil de definir, pois ambas se misturam um pouco. Digamos 50-50.

Quais os locais onde já esteve de que mais gostou? Nunca esquecerei a primeira vez que visitei Nova Iorque, com 22 anos. Adorei, adorei, adorei as Maldivas.

Onde gostou mais de viver? Estudei nos Estados Unidos durante um curso de verão. Vim pela primeira vez para Londres aos 18 anos para a universidade, mas voltei a Portugal. Posteriormente, por motivos profissionais, durante quatro anos, vivi entre Lisboa, Madrid e Barcelona. Regressei a Inglaterra há cinco anos, quando casei com um inglês (o Mr. O). Eu gosto da forma como as coisas funcionam em Inglaterra, as oportunidades que são dadas a quem merece – e tendo casado ou não, sempre soube que acabaria por voltar.

Quais os destinos de eleição que ainda não conhece? Buenos Aires está na minha lista, assim como Hong Kong. Conheço muito pouco da Ásia, continente que gostaria de explorar mais. Em breve vou pela primeira vez à Grecia (continental) e também à costa Oeste de Irlanda.

Sempre tive amigos que me perguntavam onde ir em várias cidades. Decidi colocar os conteúdos online.

Quando e porquê decidiu criar um blogue? Foi um acaso, como muitos outros! Sempre tive amigos (e amigos de amigos) que me perguntavam onde ir em várias cidades – e tinha emails prontos para reenviar! Após o MBA e o curso de especialização em social media, que fiz em Nova Iorque, decidi testar algumas coisas e coloquei os conteúdos online. No início, tinha cinco ou seis pessoas (excluíndo a minha mãe, irmã e marido) que liam o blogue. Passados uns meses, tive 25 mil pessoas num dia. Nunca mais foi o mesmo! Actualmente tenho cerca de 40 000 visitantes mensais e nas redes sociais sou seguida por 17 500 pessoas no Facebook, 19 000 no Twitter e 4000 no Instagram.

Que recursos dedica ao blogue? O blogue relata as minhas viagens, na primeira pessoa, e só eu escrevo. De vez em quando, convido alguém de quem goste muito para escrever um artigo (talvez 2-3 por ano). No total, dedico mais de 16 horas por semana, se contarmos com a parte de social media, que alimenta o blogue, e na qual invisto horas diariamente.

Estou a trabalhar com marcas em projetos de branding, o que pode alargar muito mais o potencial do blogue.

E que rendimentos retira? Tem aberto muitíssimas portas e representa cerca de 30% dos meus rendimentos. Cada vez mais estou a trabalhar com marcas em projetos de branding, o que tornou necessário a existência de um agente, que me representa nestas negociações – o que pode alargar muito mais o potencial. Mas, como tenho dito desde sempre, não é a minha actividade principal: tenho desenvolvido uma carreira de sucesso na área do marketing e comunicação nos últimos 15 anos, paralelamente a muitos estudos (não só a minha licenciatura em Gestão, como o meu MBA, os cursos de estratégia de redes sociais e, ultimamente, o curso de marketing digital com o Google). Esta parte é muito importante para mim.

O blogue representa a minha vida – se encerrar o mesmo amanhã, nada muda. Continuarei a ir aos mesmos sítios, da mesma forma. Talvez esta seja uma das coisas que me torna diferente de muitos bloggers, especialmente os que acham que “vão começar uma nova atividade profissional e querem resultados imediatos”. Para chegar onde estou foram precisos quatro anos – assim como foram necessários 15 anos para chegar onde estou em termos profissionais. Uma coisa de que não abdico é só trabalhar com marcas das quais sou consumidora. Seja a British Airways, os hotéis Four Seasons, os cartões American Express, a Montblanc, a Apple ou as Havaianas. Mais do que tudo, sou consumidora como qualquer outra pessoa, e essa e a única história que posso contar.

Trabalho 12 a 16 dias por mês, para ter fins de semana mais alargados e poder dar um pulinho a outro sítio.

Como concilia a sua actividade principal com o blogue? Sou consultora de marketing estratégico e redes sociais e defino os dias que trabalho (regra geral 12-16 dias por mês), de forma a poder ter fins de semana mais alargados e poder dar um pulinho a outro sítio.

O que é melhor no Reino Unido do que em qualquer outra parte do mundo?  Uma pergunta super interessante. Não há nada melhor que um dia de sol no Reino Unido (e nos últimos anos tem sido mais frequente do que se possa pensar): a alegria que traz a quem vive cá é algo extraordinário, muda tudo! Inglaterra e um país muito bonito, mas as pessoas pensam que é só Londres.

E o que é melhor em Portugal do que em qualquer outro lado? Como digo sempre, nenhum país tem praias como nós. Em nenhum outro país do mundo se come tão bem, tão perto do mar – nem mesmo em Espanha. A minha refeição preferida é amêijoas, salmonetes grelhados e sangria branca. E por isso mesmo não abro mão de todos os anos passar uma semana em Julho no Alentejo e no Algarve.

Como mata as saudades de Portugal? Vou a Portugal duas a três vezes por ano, não mais. Fico contente por parte da minha família e amigos terem descoberto que também existem aviões de Lisboa para Londres (e não só o oposto!). Adoro receber visitas e quem veio uma vez já voltou mais do que três!

Há alguma história curiosa que o blogue lhe tenha proporcionado? Nunca pensei que poderia construir uma comunidade de pessoas de vários sítios do mundo que gostam de viajar da mesma forma que eu. Da mesma maneira que sugiro sítios para ir na cidade x ou y, sou a primeira a perguntar aos meus leitores onde devo ir, especialmente em sítios que não conheço. E a parte melhor? Foi ter tido a possibilidade de conhecer pessoalmente muitas destas pessoas. A titulo de exemplo, estive recentemente na Califórnia, durante duas semanas e visitei cinco sítios. Em todos eles, tinha alguém que quis passar algum tempo comigo (e com o meu marido claro). Foi fantástico!

Conselhos de expert

Quais os seus conselhos de viagem? A minha mãe sempre disse: “Se sair de casa, tem que ser para um sítio melhor”. Muito sinceramente, prefiro ir a menos sítios num ano e “ir bem”, do que ir e estar a “contar tostões”. Para viagens grandes, ou viagens que queiram mesmo fazer, marquem com muita antecedência. Eu sempre marquei as minhas viagens com nove ou dez meses de antecedência e todos os meus amigos portugueses gozavam comigo. Mas a verdade é que eu fui sempre onde disse que queria ir…. e quem deixou para a última hora, não foi. Os aviões não baixam de preço e marcando os hotéis directamente com as marcas e com tarifas reembolsáveis compensa, pois pode-se sempre cancelar, caso haja algo melhor na semana anterior.

 

Parceiros Premium
Parceiros