Maria João Ricou, que lidera a sociedade de advogados em Portugal desde janeiro de 2011, irá continuar no conselho de administração da firma a nível global, onde tem assento também desde janeiro de 2011, continuando igualmente no seu Comité de Avaliação de Sócios, de que é também membro desde a mesma data. Enquanto senior partner manterá responsabilidades de gestão com particular foco em questões de natureza estratégica e assuntos relativos ao partnership.
A executiva integrou, em 1984, a equipa de apenas cinco advogados que então constituía o escritório de André Gonçalves Pereira. Cresceu com o escritório e com o país. Viu Portugal transformar-se, a sua atividade evoluir e o escritório juntar-se à espanhola Cuatrecasas, tendo hoje no conjunto mais de 1700 profissionais. Pelas suas mãos passaram algumas das maiores operações financeiras e de mercado de capitais realizadas em Portugal. Em Janeiro de 2011, a Cuatrecasas Portugal adotou um modelo de gestão bicéfala e Maria João Ricou foi então nomeada codiretora-geral da sociedade. Após um mandato de quatro anos e meio, o modelo foi abandonado e as funções assumidas por um outro sócio. Mas cinco meses depois, a advogada retomava a liderança da sociedade, desta vez sozinha, retomando igualmente o assento no conselho de administração a nível ibérico.
Para Rafael Fontana, presidente da Cuatrecasas, “a Maria João Ricou fez um trabalho excelente nestes 11 anos como managing partner de Portugal, tendo conduzido o escritório a um reforço de posicionamento e a um ciclo de crescimento e estabilidade alicerçado numa equipa de excelente qualidade, motivada, coesa e unida em torno dos valores da firma e dos nossos objetivos estratégicos em Portugal”.
Nuno Sá Carvalho, que assumirá a liderança da empresa em julho de 2022, é sócio coordenador da área de Imobiliário e Urbanismo da Cuatrecasas em Portugal. Entrou na sociedade em 2000, tornando-se sócio em 2007 e tem vindo a prestar assessoria jurídica em operações e projetos de grande dimensão e complexidade no sector imobiliário.
Saiba mais sobre Maria João Ricou aqui.