Habituada a trabalhar as diversas áreas do coach, Maria Duarte Bello decidiu colocar em livro grande parte do trabalho que vem desenvolvendo ao longo da carreira. Em A Tua Marca Pessoal ensina a identificar, comunicar e potenciar os atributos que tornam as pessoas únicas, diferentes e carismáticas. Afinal, estas características podem ser muito mais importantes para o seu êxito profissional do que um currículo de várias páginas.
Em entrevista à Executiva desvenda um pouco sobre o que poderá encontrar no seu livro.
O que a levou a escrever este livro?
Trata-se de um assunto que me interessa há largos anos e apesar de algumas abordagens à temática, o universo da marca pessoal ainda está por desbravar em Portugal. Pela experiência em consultoria, entendo que as pessoas com uma marca pessoal bem definida correm em vantagem em relação às demais. É-se recomendado quando se tem uma marca pessoal. Não menosprezando o currículo profissional, este não é uma marca, mas sim um percurso percorrido. Muitas pessoas escudam-se atrás das marcas empresariais e institucionais sem nunca desenvolverem e criarem a sua marca, sentindo-se despidos quando saem “dos lugares onde moraram durante a maior parte da vida”. Não são referenciadas pelos seus atributos ou competências, mas por terem tido um cargo ou função. Ir além destes parâmetros e orientar quem quer desenvolver e tirar partido de si, para ser efetivamente mais realizado e feliz, foi o meu ponto de partida.
A criação da marca pessoal pode ter um impacto brutal se a autenticidade e a consistência se mantiverem.
Como se desenvolve uma marca pessoal?
Criando o nome como queremos ser conhecidos, cuidando da nossa aparência física e da imagem dos nossos serviços, sabendo transmitir os nossos valores, atributos e competências, conseguindo fortalecer o compromisso e a qualidade que acrescentamos.
Quais os principais desafios que se enfrentam nesse processo?
As auto análises, que constam de um olhar para o interior, são trabalhosas, mexendo com a autoconfiança e algumas difíceis de aceitar. Transmitir a missão e a visão pessoais parece ser uma coisa fácil, mas trata-se, antes de mais, de um autoconhecimento profundo que é válido para todo o processo. A comunicação, o tipo de influência, o carisma, não esquecendo a notoriedade positiva são desafios constantes. Na gestão da marca, que se quer estratégica, o crescimento e a renovação são cruciais. Como alguém diz “parar é morrer”.
Como superá-los? Estando permanentemente em autoavaliação e trabalhando para que o que se transmite esteja de acordo com o que os outros percepcionam.
Em que medida a criação de uma marca pessoal pode ter impacte na carreira?
A criação da marca pessoal pode ter um impacto brutal se a autenticidade e a consistência se mantiverem. Qualquer um pode ser várias coisas na vida, ter profissões em simultâneo ou em cascata, prosseguir objetivos muito díspares ou até mudarem de perspetiva, desde que os seus atributos e valores se mantenham. No final o que temos é uma proposta de valor, a forma como gerimos a vida, a carreira ou áreas de negócio.
A realização pessoal é uma das áreas chave de desenvolvimento.
Quais as áreas onde as mulheres mais precisam de melhorar a sua marca?
A realização pessoal é uma das áreas chave de desenvolvimento. Pois trata de equilibrar as metas pessoais e profissionais. A autenticidade e a singularidade, na medida em que não há necessidade de pertença a um grupo determinado para que seja valorizada, apostando antes na simplicidade em sentir-se e estar bem, sempre.
Indique-nos três boas razões para comprar o seu livro.
Sabendo que a Marca Pessoal é fundamental para o sucesso no competitivo mundo do trabalho e na exigente vida pessoal, deixo em forma de perguntas as razões: Se quer posicionar-se na mente dos outros profissionais ou empresariais como deseja, a fim de ser escolhido entre outros; Se quer um plano de marca pessoal para comunicar o valor da carreira profissional; Se quer uma estratégia para desenvolver a sua marca pessoal ou criar uma marca pessoal, este é o seu livro de cabeceira!
O CURRÍCULO DE MARIA DUARTE BELLO
Coach especialista em Executive, Team & Life Coaching, Maria Duarte Bello é formada pelo Instituto Internacional OlaCoach e pela The International School of Coaching, entidades reconhecidas pelo ICF – International Coach Federation. Tem um master em gestão de Imagem pela Universidade Complutense de Madrid; Estudos Avançados em Comunicação pela Universidade Complutense de Madrid e doutoranda em Comunicação Social pela mesma.
É formadora nas áreas da Comunicação e Comportamento e Gestão de Imagem. Consultora de Protocolo na organização de eventos. É ainda docente na Escola Superior de Comunicação Social, na Universidade Europeia – Laureate International Universities; foi também docente no Instituto Superior de Novas Profissões.