Lições do futebol para aplicar na carreira

Na véspera de mais um jogo decisivo da seleção nacional no Euro 2016, veja que lições do futebol podem ajudá-la a melhorar a sua carreira.

Há muito para aprender num jogo de futebol.

Pode aprender-se em todas as situações, e o futebol não é exceção. Um artigo na revista El Pais Semanal dá algumas lições do futebol que a podem inspirar no dia-a-dia.

Cada jogo começa zero e zero
Quando o árbitro dá início ao jogo as equipas partem a zero, com 90 minutos para provar que são melhores que a adversária. Cada novo projeto, cada novo dia é um desafio que se começa do zero. Não se deixe influenciar pelos sucessos e fracassos do passado. Saia da cama sabendo que hoje tem uma nova oportunidade de mostrar o que vale.

Ser a melhor raramente é fruto do acaso, implica muita dedicação e muitas horas de prática.

Nem sempre se ganha, mas sempre se compete
Nem a melhor equipa vence sempre. Na vida acontece o mesmo, mas o importante é fazer sempre o melhor pois isso aumenta as probabilidades de ganhar. Mais tarde ou mais cedo os bons resultados aparecem.

O equilíbrio é fundamental
Uma equipa com 11 pontas de lança ou 11 defesas estaria votada ao fracasso. Da mesma forma, há que procurar o equilíbrio nas várias áreas da vida: carreira, família, amigos, lazer. Por muito boa que seja numa dessas áreas, se não está a dar a devida atenção às restantes, dificilmente conseguirá bons resultados, ou retirará satisfação, nos desafios mais importantes da sua vida.

Por melhor que seja, há que treinar
Apesar das muitas conquistas que já conseguiu, até o melhor jogador do mundo continua a treinar arduamente para se manter em forma e apurar a sua técnica. Ser o melhor raramente é fruto do acaso, antes implica muita dedicação, muitas horas de trabalho para se manter atualizado na sua área e ser capaz de antecipar problemas e soluções antes dos outros. O treino contínuo ajuda a evoluir e a adaptar-se a novos desafios.

É preciso ultrapassar os erros
Quando um árbitro se engana é preciso manter a concentração e superar o erro por mais injusto que seja. Na vida, quando se depara com erros – seus ou alheios – não vale a pena perder tempo com discussões e acusações. Há que focar-se na solução e seguir em frente.

Se permitir que as críticas afetem o seu desempenho não está à altura de jogar a Champions da sua vida.

Usar o inesperado a seu favor
O que fazer quando nada do que faz funciona? Algo diferente. É o que fazem as grandes equipas, jogadores e treinadores. Experimentar uma tática nova que surpreenda o adversário. A criatividade faz a diferença.

A importância das substituições
Assim como os treinadores sabem gerir as três substituições que podem fazer, analisando o adversário, doseando o esforço dos jogadores, o mesmo acontece connosco. O segredo está em adaptar-se, em corrigir. Pode conseguir dar a volta a um resultado adverso ou encontrar a solução para um problema complicado se estiver atenta aos pontos fortes e fracos das situações.

Resistir às críticas
Os futebolistas estão habituados a passar de heróis a vilões a cada jogo, consoante a exibição. E o que fazem? Continuam a trabalhar. Aceitam os comentários negativos com o mesmo ceticismo que os elogios. Se permitir que as críticas afetem o seu desempenho não está à altura de jogar a Champions da sua vida.

 

Parceiros Premium
Parceiros