Isabel Jorge de Carvalho é CEO e fundadora da Global., empresa de comunicação que representa em Portugal relevantes marcas nacionais e internacionais, como Vanguard Properties, Dior Beauty, Rolex, Tudor, Bairro Alto Hotel, The Oitavos, A Padaria Portuguesa, entre outras. Ao longo da sua carreira em consultoria, Isabel Jorge de Carvalho desenvolveu projetos para marcas de prestígio como Piaget, IWC, Gucci e Chanel e assumiu funções executivas na coordenação do curso Luxury Brand Management, no ISEG e ocupou o cargo de professora convidada no curso de Brand and Image Management, no IPAM.
Ao longo de mais de vinte anos a lidar diariamente com empresas nacionais e internacionais, com diversas dimensões, segmentos de mercado distintos e objetivos muito concretos e diferenciados, posso afirmar que os desafios são diários e muitos deles inimagináveis. Dirigir uma consultora há mais de 20 anos no mercado, mantê-la dinâmica, atual e em crescimento é o meu desafio profissional permanente, com tudo o que isto obriga.
No entanto, seja pela dimensão ou pelo inusitado existem desafios concretos que nos marcam. 2020 será certamente um ano escrito nos livros de história e um marco nas memórias pessoais e coletivas. Na minha vida profissional este é também o ano dos meus maiores desafios, mas também aquele que me impulsionou a fazer mais e melhor. Superar um lockdown mundial num contexto pandémico, com clientes a cancelar ou suspender a comunicação, uma equipa apreensiva e por outro lado clientes que precisavam mais que nunca do nosso apoio, foi um verdadeiro jogo de cintura.
Quando trabalhamos de forma tão próxima e nos envolvemos num verdadeiro espírito de cooperação com os nossos clientes, como acontece na Global., há sempre uma insatisfação inerente que nos impulsiona a fazer melhor e depois mais. Foi neste sentido e neste contexto incomum de pandemia, que a equipa Global. se superou e lançou o movimento Eu Apoio a Produção Nacional. Um projeto solidário, com o objetivo de apoiar a economia local, mas que foi também um estímulo para a equipa Global. que se envolveu inteiramente nesta iniciativa.
Em menos de um mês após o primeiro lockdown em Portugal, colocámos online o marketplace Consumir Português com acesso às lojas online de várias marcas portuguesas, desde o têxtil até ao alimentar. Disponibilizámos o nosso conhecimento e os nossos recursos para a promoção, comunicação e manutenção de diversos canais digitais que permitiram ajudar os produtores e, em simultâneo, promover a ajuda solidária a dois Hospitais Públicos. Em dois meses tínhamos no marketplace mais de 60 produtores nacionais e um valor de doações de 2500 euros.
Em paralelo esteve toda a gestão e organização da empresa, que terminou 2020 com uma taxa de crescimento de 12,9%. Este foi um momento de mudança que marcou os dois anos seguintes, com muitas alterações e muitas reestruturações. Em 2021 crescemos 57% e em 2022 apresentámos uma nova Global. ao mercado. Deixámos cair a palavra Press, porque há muito que somos mais do que uma agência de media relations. Somos Global. Press, mas também somos Global. Strategy, Global. Influence, Global. Digital, Global. Events e Global. Creativity.
Os desafios somam-se diariamente e é gratificante estar na liderança de uma equipa extraordinária, que me estimula que mantém a Global. no top de agências nacionais.
Leia mais artigos desta secção aqui.