A Grande Conferência Liderança Feminina Porto 2024, o maior evento de mulheres líderes no Norte, vai realizar-se na Porto Business School a 21 de março 2023, entre as 9h e as 14h30. Este ano o evento termina com almoço , permitindo mais oportunidades de networking às participantes.
As várias vertentes da liderança feminina serão discutidas na Grande Conferência Liderança Feminina Porto 2024 por um painel de executivas e especialistas. Nesta edição ficará a conhecer os números da presença feminina nas empresas e organizações em Portugal, e o que é a liderança parodoxal; assistirá a mesas redondas com empresárias e gestoras sobre liderança feminina e conversas inspiradoras entre empreendedoras sobre os desafios de se lançar por conta própria.
A Grande Conferência Liderança Feminina (GCLF) foi lançada pela Executiva em 2016 e desde então já se realizaram sete edições em Lisboa e três no Porto, que reuniram 171 oradores, 86 empresas patrocinadoras e cerca de 4000 participantes. É um evento de informação, formação, empoderamento e networking, que dá palco a mulheres líderes capazes de inspirar outras mulheres a não desistir de alcançar as funções de topo que ambicionam e merecem. Garanta aqui o seu lugar na Grande Conferência Liderança Feminina Porto 2024.
ORADORES:
Teresa Cardoso Menezes, managing director, Informa D&B
Teresa Cardoso de Menezes é, desde 2004, diretora-geral da Informa D&B Portugal, empresa de informação global que integra a rede Dun & Bradstreet, e é uma das profissionais que melhor conhece o tecido empresarial português. Formou-se em Relações Internacionais e, no 2ª ano do curso, já trabalhava numa empresa de consultoria, onde, com apenas 20 anos, dava formação a pessoas com o dobro da sua idade. Mais tarde, candidatou-se a uma vaga de emprego como secretária na Dun & Bradstreet — empresa que detém a maior base de dados empresariais do mundo — quando precisou de encontrar um trabalho mais calmo que lhe permitisse terminar o curso, mas a sua experiência anterior em consultoria chamou a atenção dos recrutadores, que a selecionaram para consultora comercial.
Cristina Rodrigues, CEO, Capgemini
A carreira de Cristina Rodrigues começou na CGD, em 1994, logo que se licenciou em Gestão de Empresas. Quando, seis anos mais tarde, foi convidada para se juntar à Capgemini já integrava uma direção comercial que geria 100 agências e gabinetes de empresas em Lisboa. Participar no turnaround da Capgemini em Portugal foi um desafio que não conseguiu recusar e hoje orgulha-se de ter participado na equipa que conseguiu dar a volta aos resultados negativos da consultora. Pelo caminho, Cristina Rodrigues também foi fazendo história: quando, em 2009, passou a chief finantial office, era a única mulher CFO do cluster europeu de 11 países em que a Capgemini está integrada e, em julho de 2018, quando assumiu a liderança da consultora em Portugal era a única CEO da Capgemini no mundo e a primeira mulher a liderar uma grande consultora em Portugal.
Marisa Louro, franquiada, McDonald’s
Licenciada em Engenharia Química pela Instituto Superior Técnico, em Lisboa, Marisa Louro construiu a sua carreira na área comercial no setor da tecnologia especializada para saúde. Ao longo de quase 16 anos passou por várias multinacionais, como a Siemens Healthcare, HELM Portugal e Canon Medical Systems Europe, esta última onde trabalhou uma década, tendo sido responsável pela gestão de inúmeras equipas, assim como de projetos nacionais e internacionais. A sua vida mudou em julho de 2023 ao realizar o sonho de se tornar franquiada McDonald’s em Portugal, com a gestão de um restaurante localizado na Póvoa do Varzim.
Marta Carvalho Araújo, cofundadora e general manager, Neonia
Marta Carvalho Araújo é cofundadora do antimuseu Neonia, um espaço imersivo e interativo, inspirado por curiosidades de um Porto insólito. Foi CEO da Castelbel (a maior fábrica nacional de prendas perfumadas de luxo, que exporta para mais de 50 países em todos os continentes) e Diretora-Geral da Saint-Gobain Sekurit Service Portugal, detentora da marca Glassdrive (rede de especialistas em substituição e reparação de vidro automóvel). Com um doutoramento em Química Teórica, um MBA, e experiência de liderança de equipas em ambientes e escalas diferentes (PME, multinacional e startup), Marta Carvalho Araújo tem apostado sempre na formação para impulsionar grandes transições de carreira: da academia para a indústria, depois para a prestação de serviços e, agora, para o empreendedorismo.
Ana Luís Pereira, cofundadora e CEO, Healthy Smart Cities
Ana Luis Pereira licenciou-se em Medicina, na Universidade do Porto, em 2011, e especializou-se em Medicina Geral e Familiar, tendo trabalhado no Serviço Nacional de Saúde mais de oito anos. Em 2018 realizou na Porto Business School uma pós-graduação em Digital Business, que mudou a sua perspetiva sobre o mercado de trabalho e a desafiou a tornar-se empreendedora. Neste processo cocriou a Wiselife, uma associação dedicada ao desenvolvimento de ferramentas digitais que promovam literacia em saúde junto de utentes e profissionais. E posteriormente a HSC – Healthy Smart Cities, uma start-up dedicada ao desenvolvimento e implementação de soluções digitais que promovam a autonomia do doente na gestão das doenças crónicas. Os desafios de liderar uma start-up levou-a a realizar o The Lisbon MBA, que concluiu em 2023.
Abbadhia Vieira, atriz corporativa
Nascida no Rio de Janeiro e radicada em Portugal desde 2017, Abbadhia Vieira apresenta-se como atriz corporativa, empresária, diretora teatral, cineasta, palestrante, tendo o humor como um dos pilares. O pânico de falar em público, levou-a a estudar teatro e foi em palco, que descobriu a sua maior paixão. A sua vida mudou, depois de concluir a licenciatura em Interpretação Cénica, em 2009, e desde então que atua nas principais empresas, em Portugal e no Brasil, inspirando outras pessoas a comunicar e trabalhar com mais amor e humor. Criou a TEM — Teatro Empresarial Motivador, e desenvolveu um método próprio, chamado Teatro Business, para melhoria da performance profissional e transformação de ambientes corporativos. É a idealizadora do Programa de Formação Happiness Mentality, para melhorar a produtividade e bem-estar dentro das organizações. Tem um mestrado em Estudos Cinematográficos, pela Universidade Lusófona e um doutoramento em Ecologia Humana, com ênfase em Humor, pela Universidade Nova de Lisboa.
Alexandre Real, cofundador e partner, SFORI
Alexandre Real é professor convidado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e na Universidade Europeia. É licenciado em Direito, mestre em Gestão na vertente Planeamento e Estratégia Empresarial, MBA em Planeamento e Estratégia Empresarial, e pós-graduado em Liderança e Gestão de Equipas. Cocriou, há três anos, o primeiro NFT (Non Fungible Token) solidário em Portugal, fundos para o apoio das Aldeias de Crianças SOS, é membro da Direção do Núcleo de Setúbal da SEDES (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social) com o pelouro da Inovação e integra a equipa de coordenação do Rock in Rio Academy. Foi o primeiro português a ser galardoado pelo MIT Professional Education com o prémio “Fire Hydrant Award”, em 2021.
Soledade Carvalho Duarte, managing director, Transearch
Pioneira em Portugal na pesquisa direta de profissionais de topo para empresas (executive search), Soledade Carvalho Duarte começou a trabalhar na Invesco Transearch em 1986, e seis anos depois assumia a liderança do escritório da empresa em Lisboa, tornando-se a primeira mulher a liderar uma representação desta multinacional na Europa. Na altura, em Portugal era uma das raras mulheres a fazer executive search,e a mais jovem nesta atividade (tinha apenas 29 anos), ainda pouco conhecida. Conhece muito bem os requisitos que as empresas procuram quando recrutam executivos e as dúvidas e expectativas que os candidatos têm quando são contactados para um novo desafio. Já colocou dezenas de pessoas em cargos de topo. Licenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, pela Universidade Europeia, fez também o Programa de Alta Direção de Empresas, da AESE Business School, e o Advanced Program for Executive Search and Leadership Consulting, da Universidade de Cornell (Estados Unidos).
Raquel Santos, CEO e administradora, A Metalurgica Bakeware Production
Raquel Santos é CEO da líder mundial na produção de formas para a pastelaria e para a panificação a nível doméstico, profissional e até industrial. É a quinta geração da família no negócio fundado pelo trisavô, em 1896, e a primeira mulher na liderança da empresa familiar, sediada em Valongo. Apesar de este ser um setor ainda muito masculino, Raquel Santos é também vice-presidente da AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal. Criou também o projeto Workability para ajudar à integração de jovens autistas no mercado de trabalho através da Rede Mulher Líder.
Mafalda Vasconcelos, administradora, EDP Comercial
Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto e Revisora Oficial de Contas, Mafalda Vasconcelos iniciou a sua carreira como consultora e, posteriormente, ingressou na EDP onde passou por áreas como planeamento estratégico, M&A e gestão de stakeholders. Entre 2013 e 2020 foi diretora no Planeamento e Controlo em várias empresas do Grupo, primeiro na EDP Produção e, mais tarde, na EDP Comercial, e assumiu também funções executivas no Conselho de Administração de várias empresas. Em 2021 integra o Conselho de Administração da EDP Comercial em Portugal e assume também funções executivas nos negócios de retalho em Espanha, Bélgica, Itália e Polónia. É também administradora não executiva do Smart Energy Lab, um colab de inovação para aceleração da transição energética.
Cristina Almeida, women empowerment coach
Cristina Almeida desenvolveu uma carreira como executiva, coach e mentora. Passou pela banca, geriu marcas internacionais de mass market, dirigiu multinacionais de branding e comunicação (McCann Erickson) e desenvolveu projetos de luxury hospitality. Licenciada em Gestão, pela Universidade Católica e com uma pós-graduação no ISCTE, decidiu, cedo, que a sua carreira seria diversificada e disruptiva na procura de novas experiências e skills. Em todas as fases do seu percurso profissional, a gestão de pessoas e talento foi sempre o seu maior desafio, que a fez evoluir como pessoa e profissional. A igualdade de género é um tema que abraçou com paixão e entusiasmo, há cerca de cinco anos, e, em 2021, criou a DivHersity House para ajudar organizações a implementarem culturas mais diversificadas e inclusivas, onde as mulheres tenham acesso a oportunidades de promoção na carreira.
Compre AQUI o seu bilhete para a 11.ª Grande Conferência Liderança Feminina