Faça o seu perfume durar mais no verão

Com o tempo quente, é natural que sinta o seu perfume dissipar-se mais depressa. Conheça alguns truques para conciliar o calor com a sua fragrância de eleição.

Aplique o perfume em pontos estratégicos, de modo a tornar o aroma mais duradouro.

São três meses que, na nossa memória, podem prolongar-se durante anos. Para quem passa o resto do ano a suspirar pela subida das temperaturas, por vezes pode parecer que o verão passa depressa demais, levando com ele os pequenos prazeres que se estendem pelos dias longos em que a pressa não tem lugar: dos mergulhos sem hora marcada, aos passeios indolentes, sem esquecer o tempo para pensar um pouco mais em si e nos seus projetos pessoais.

Quando o calor se instala, há, contudo, uma satisfação que tende a desaparecer mais rapidamente: a de sentir o seu perfume conservar-se por horas a fio. Segundo o mestre perfumista Francis Kurkdjian, isso acontece porque “o calor e a humidade estimulam a produção de suor, que, por sua vez, destrói as fragrâncias”. Essa tendência natural pode, no entanto, ser contrariada, recorrendo a truques simples que ajudam o seu perfume a manter-se ativo por mais tempo. Eis os principais conselhos que o fundador da Maison Francis Kurkdjian partilhou com a revista Vogue:

Escolha o tipo de perfume mais indicado

O primeiro aspeto a ter em conta é o formato da própria fragrância. No verão, dentro de uma determinada gama, prefira sempre as versões mais concentradas: por exemplo, é preferível optar por um eau de parfum ao invés de um eau de toilette. Os óleos perfumados, por seu turno, também garantem aromas mais duradouros.

Tenha atenção ao tipo de aromas

Ainda que mais frescos, os aromas cítricos desvanecem mais rapidamente. Em tempo de calor, o ideal é escolher essências florais fortes, com notas de almíscar ou âmbar, por exemplo. Aromas de inspiração oriental também são um must da estação, sobretudo se originários de climas quentes. “Quanto mais quente a temperatura de um país, mais forte o perfume”, sublinha Francis Kurkdjian.

Cuide da sua pele

Como se de uma pintura se tratasse, a pele é a tela onde o perfume vai assentar, pelo que é preciso prepará-la, de modo a que esteja nas melhores condições para preservar a fragrância durante mais tempo. Uma pele seca não o consegue fazer tão bem, pelo que é importante mantê-la hidratada – bebendo muita água e aplicando os cremes e loções indicados para o efeito –, mesmo quando a humidade é elevada. Os pontos de aplicação do perfume também não devem ser aleatórios: borrife ambos os pulsos, o pescoço (atrás e dos lados) e a linha do decote, onde a pele é mais fina.

Perfume também a roupa e o cabelo

Aplicar o perfume diretamente sobre a roupa é outra forma de lhe dar maior durabilidade, nomeadamente em peças de algodão, linho ou outras fibras naturais, que favorecem a circulação do ar e a respiração da pele. Adicionalmente, aposte em detergentes e amaciadores que deixem o seu guarda-roupa ainda mais perfumado. Outro ótimo condutor de fragrâncias é o cabelo: uma simples borrifadela pode conferir um aroma mais agradável aos seus cabelos durante várias horas.

Parceiros Premium
Parceiros