O Women in Tech Entrepreneurs, que juntou em Lisboa empreendedoras de todo o mundo, foi ganho pela norte-americana Elysia Busick David, com o projeto Daytrippn. A sua plataforma dirige-se a quem não gosta de partir de férias com agenda e que prefere ser supreendido in loco por quem melhor conhece os locais que visitam. “Um dia programado por nós equivale a 5 dias de preparação por parte de um turista”, garante Elysia que saiu da competição com um cheque de dois mil euros entregue por Caroline Phillips, da Microsoft, que foi um dos patrocinadores do prémio.
Os outros dois projetos selecionados para o pitch foram o Seabookings e o Learn it Town. O primeiro está a ser lançado por duas irmãs holandesas que vivem em Portugal desde os 10 anos e que criaram uma plataforma onde os turistas encontram uma diversidade de operadores de atividades marítimas de lazer. A sua mais-valia é reunir toda a oferta existente num só local (mesmo a dos operadores mais pequenos que não tem orçamento para se promoverem) e permitir a comparação de preços e a reserva das atividades. O Learn it Town é da autoria de uma espanhola que acredita ter encontrado um método revolucionário e eficaz de aprender inglês. O curso está estruturado com base em técnicas de aprendizagem cientificamente comprovadas e tem a grande vantagem de ser online, dando total liberdade de horários a quem deseja aprender inglês mas acha que não tem tempo.
Das 11 candidaturas a esta prémio 7 foram de startups constituídas em Portugal. Entre elas está a Executiva.pt, que vai acompanhar todos os projetos que chegaram à shortlist do Women in Tech Entrepreneurs. Esta iniciativa decorreu durante o ICT 2015, o maior evento TIC da Europa, que juntou em Lisboa mais de seis mil participantes, 130 oradores e 150 projetos inovadores de todo o mundo estão. É uma iniciativa da Comissão Europeia, coorganizada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que decorreu entre 20 a 22 de Outubro no Centro de Congressos de Lisboa.