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Lançamento do “Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa”
2 de Dezembro, 2021 @ 11:00 a 13:00
O Manual de Compliance para a Comunicação Corporativa (e-book) contém fundamentação científica e apresenta protocolo de auditoria, métrica e indicador inéditos, que permitem um exame de toda e qualquer organização sob 210 quesitos técnicos detalhadamente explicados para diagnose e atribuição de score e lançamento – via smartphone, desktop ou tablet – no Sistema Aplicativo 5R-INDEX.com.br – ao qual a aquisição do livro dará direito.
É possível agora fazer compliance testing sob o prisma da comunicação
Com o lançamento, pelo OCI, da Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional para aferição do Índice de Transparência Ativa ‘5R-INDEX’, o mercado passa a contar com um procedimento que permite aferir, na prática, por meio de um aplicativo, o nível de transparência nos negócios de uma organização, seja ela pública, privada ou do terceiro setor, para além de números operacionais e cifras contábeis. [Aqui – vídeo do pré-lançamento].
A inovação tecnológica nasce no Brasil atendendo a uma procura global de governança: revelar a qualidade de uma gestão num nível mais profundo do que as demonstrações financeiras e os relatórios convencionais de administração das organizações permitem, considerando que – na maioria das vezes –, empresas, governos e ONGs que se declaram “transparentes”, não o são de fato.
O novo indicador, concebido por Manoel Marcondes Machado Neto, líder do Grupo de Pesquisa CNPq “Transparência Ativa: construção de um novo conceito e de uma lógica transdisciplinar para a governança”, certificado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), avalia in loco, no chão da fábrica, no ponto de venda, e junto à opinião pública, as relações internas e externas de organizações, traduzidas em 210 quesitos operacionais do dia a dia de uma gestão e que têm o potencial de afetar negativamente tanto a organização quanto a própria sociedade, caracterizando crises de imagem pública cuja contenção, depois de ocorrida, é muito cara ou vã.
A inovação não quer substituir institutos consagrados pelo Direito, como as normas de proteção ao consumidor e a Legislação Europeia de Proteção de Dados (GDPR), ou tomar o lugar do reporte das informações financeiras e relatórios publicados por empresas que já cumprem este rito pelo fato de ter capital aberto e ações negociadas em Bolsas de Valores. O papel do novo indicador é agregar informações aos atuais reportes contábeis-financeiros, elevando ainda mais o nível de accountability e public trust nas prestações de contas das organizações à sociedade em geral.
O OCI atuou como incubadora da iniciativa desde o início do seu desenvolvimento, em 2014, e atuará como uma ISO: (1) credenciando aqueles interessados em proceder por si mesmos a Auditoria Funcional da Comunicação Organizacional, e, após verificação de seu trabalho, (2) certificando ou não os resultados de cada exame, garantindo a consistência na aplicação do novo indicador ‘5R-INDEX’. Numa escala de zero a 100 pontos, se o exame constatar um score acima de 90 pontos, a organização será considerada transparente conforme o indicador. Se obtiver menos de 90 pontos, receberá um Relatório de Melhorias a Implementar com vistas a um novo exame.