A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Exposição da ceramista Teresa Segurado Pavão

3 Jan @ 8:00 a 29 Mai @ 17:00

A Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves regressa às exposições temporárias com “Estrada Branca, Teresa Segurado Pavão, Objetos”, da ceramista Teresa Pavão, que estará aberta ao público até dia 29 de maio de 2022. No âmbito de um conjunto de desafios que a Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves tem vindo a lançar a artistas contemporâneos para (re)interpretarem o edifício, as suas coleções ou mesmo a figura do médico oftalmologista e colecionador que a legou, Teresa Pavão propõe-nos peças com integrações de fragmentos de porcelana Ming, recentemente encontrados no Canal de Moçambique, local de naufrágio de embarcações usadas na epopeia dos descobrimentos portugueses.

Teresa Segurado Pavão nasceu em Lisboa em Novembro de 1957.  Fez o curso da Escola António Arroio, o curso de Cerâmica do IADE, frequentou os departamentos de Desenho, Pintura e Joalharia do AR.co e o atelier de Tapeçaria de Gisela Santi.  Desenvolveu trabalhos de vitrinismo nas lojas Migacho, Lojas Teresa Alecrim e Luiza de Brito Joalheiros.  Ensina Cerâmica, Têxtil e Vitrinismo em Lisboa. Criou a tp (loja de autor) em Lisboa, onde trabalha.  Expõe individualmente e participa em exposições coletivas em Portugal e no estrangeiro, estando representada em várias coleções, tanto particulares como institucionais, nomeadamente Museu Nacional do Traje e MUDE.1 

A Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves é um espaço museológico da cidade de Lisboa onde se expõe o acervo reunido pelo médico colecionador António Anastácio Gonçalves. O conjunto de cerca de 3.000 obras de arte compõe-se por três grandes núcleos: pintura portuguesa dos séculos XIX e XX, porcelana chinesa e mobiliário português e estrangeiro. Existem ainda importantes núcleos de ourivesaria civil e sacra, pintura europeia, escultura portuguesa, cerâmica europeia, têxteis, numismática, medalhística, vidros e relógios de bolso de fabrico suíço e francês. Para além das obras reunidas pelo colecionador, a Casa-Museu encerra um significativo espólio documental e um conjunto de desenhos, aguarelas e pequenos artefactos pertencentes ao espólio do pintor Silva Porto. 

A Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves

A atual Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, um projeto do arquiteto Norte Júnior datado de 1904-05, foi mandada construir pelo pintor José Malhoa para sua casa de habitação e atelier de trabalho. A primeira casa-de-artista da capital, Prémio Valmor em 1905, integrava-se urbanisticamente no plano de crescimento da cidade de Lisboa. A “Casa-Malhoa” foi adquirida em 1932 pelo Dr. Anastácio Gonçalves (1889-1965), que ali viveu e organizou a sua coleção até ao ano da sua morte. Em 1969, por vontade expressa do colecionador, o edifício é legado ao Estado Português para aí se criar um Museu que abre ao público em1980. Em 1996, com projeto dos arquitetos Frederico e Pedro George, foram realizadas obras de ampliação e beneficiação, anexando-se ao edifício original uma moradia contígua também assinada por Norte Júnior. O novo espaço proporcionou o alargamento da área de acolhimento do visitante com loja, cafetaria e zona para exposições temporárias2, após o que a CMAG reabriu portas em dezembro de 1997. 

Em 2019, depois de novas obras de valorização, no âmbito da intervenção da zona envolvente à construção da torre Edifício 41, em Picoas, a Casa-Museu passou a beneficiar de novos espaços de exposição e de reserva, ficando ainda dotada de uma nova entrada (bilheteira e loja) e de melhores condições de acessibilidade, asseguradas pela instalação  de um elevador. Além de uma nova solução museográfica para a coleção de cerâmica, foi criado um núcleo dedicado à figura do médico-colecionador António Anastácio Gonçalves (1888-1965). 

 

Informações úteis

Abertura: Terça a Sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00; Domingo, das 10h00 às 14h00 e das 15h00 às 18h00 (última entrada: 17h30) 

Encerramento: Segundas-feiras, 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio, 13 de junho e 25 de dezembro. 

Endereço: Avenida 5 de Outubro, 6-8 1050-055 Lisboa 

Telefone: + 351 213 540 823/09 

E-mail: divulgacao@cmag.dgpc.pt 

Detalhes

Início:
3 Jan @ 8:00
Fim:
29 Mai @ 17:00
Etiquetas de Evento:
, ,
Parceiros Premium
Parceiros