A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Exposição Dear India

8 Mai @ 14:00 a 3 Jun @ 20:00

De entrada livre, a exposição ‘Dear India’, que cruza as perceções e emoções vivenciadas numa recente viagem àquele país pelos artistas Carolina Piteira (pintura), HumanEyes (documentário) e Roberto Zambino (fotografia), está patente no número 134 da Rua da Conceição, em Lisboa. Com mais de 30 obras criadas por Carolina Piteira, 15 registos fotográficos de Roberto Zampino e registo vídeo que conecta cada momento partilhado pelos artistas, esta é uma exposição inovadora, característica desta geração ‘millenial’, que pretende inspirar e preservar o lado mais humano da comunicação.

 

Com ‘Dear India’ os artistas propõem-se trazer à capital portuguesa três olhares e três interpretações distintas mas igualmente complementares das paisagens, vivências e cultura indianas, manifestadas através da expressão que caracteriza a arte de cada um.

 

A par da exposição, os três artistas lançam também o livro ‘Dear India’, cujo lucro das vendas reverterá inteiramente a favor da organização sem fins lucrativos Fundação Pratham InfoTech, que atua na Índia junto das comunidades mais desfavorecidas com o objetivo de reduzir o fosso digital, facilitar a adoção de tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação e equipar crianças e jovens desfavorecidos com as competências e ferramentas que a atual economia global exige. Este livro solidário, com 170 páginas, estará à venda na exposição e, posteriormente, também online por 25€, contando com textos da antropóloga Rosa Maria Perez e prefácio de K. Nandini Singla, embaixadora da Índia em Portugal.

Patente de quarta-feira a domingo, das 14h00 às 20h00.

 

Sobre os artistas:

Carolina Piteira iniciou a sua licenciatura em Pintura na Universidade Superior de Belas Artes de Lisboa, mas foi na Universidade de East London que terminou o curso. Ao longo dos últimos anos foi distinguida com vários prémios, incluindo o DegreeArt Signature Art Award, e expôs em Londres, Paris, Roma, Atenas e Lisboa, com vários grupos e exposições individuais. Em 2014 a artista foi nomeada pelo ministro da Economia Embaixadora do projeto ‘Portugal Sou Eu’, representando e apoiando a marca ‘Portugal’ enquanto artista emergente no estrangeiro. Em 2015, foi convidada para fazer parte da coleção “Imago Mundi”, com obras encomendadas e coletadas por Luciano Benetton. Atualmente vive entre Londres e Lisboa.

 

HumanEyes, é um projeto de Histórias de viagens à volta do mundo criado em 2017 pelo jovem empreendedor Guilherme Melo Ribeiro, fundador da TheFlyingMan®. Guilherme trabalhou com marcas como a Four Seasons, Mercedes-Benz, Uniliver, L’Oréal, Turismo da Irlanda, Turismo do Butão, Turismo dos Açores, bem como com personalidades como Garrett McNamara, Luís Figo e Joana Schencker, entre outros.

HumanEyes assume-se como um “wake up call” para inspirar as pessoas a viverem intensamente e serem melhores seres humanos, através da partilha de histórias reais de pessoas que viajam com propósito e humanizam as suas viagens. O teaser de lançamento chegou a mais de 4 milhões de pessoas, com features nas maiores páginas de viagens e lifestyle do mundo. Em 2017 o projecto foi reconhecido com o prémio de melhor conteúdo de viagem pela Momondo.

 

Roberto Zampino tem sua própria escola de fotografia, dá conferências em todo o mundo, é Life Coach qualificado e conta com trabalhos publicados no La Repubblica, Geo, Pirelli, LastMinute.com, entre várias outras revistas internacionais. Curioso por natureza e uma mente inquisitiva, Roberto explora culturas e lugares onde apenas poucos tiveram a oportunidade de estar e experienciar. Considera realmente importante abordar as pessoas com dignidade e respeito, conquistar sua confiança e vínculo para fazer uma reportagem honesta e genuína.

 

Carolina Piteira

Detalhes

Início:
8 Mai @ 14:00
Fim:
3 Jun @ 20:00
Etiquetas de Evento:
, , ,

Local

Rua da Conceição, nº 134. 
Rua da Conceição, nº 134. 
Lisboa, Portugal
+ Mapa do Google