- Este evento já decorreu.
Leituras no Mosteiro — “Mulheres, trágicas”
15 de Maio, 2018 @ 21:00
Depois da reflexão sobre Medeia, o Teatro Nacional São João (TNSJ) promove a segunda sessão das Leituras no Mosteiro dedicada a “Mulheres, trágicas”. Ainda sob o tema de laços filiais, é apresentada Andrómaca, onde mora uma das mais espantosas personagens de Jean Racine. A iniciativa decorre no Centro de Documentação do TNSJ, localizado no Mosteiro de São Bento da Vitória, e terá Carlos Pimenta – que encenou a obra com os alunos da ESMAE e apresentou Berenice (do mesmo autor) no TNSJ – como convidado.
Andrómaca (1667) aborda a história de uma mãe prisioneira que tenta salvar o filho da iminente condenação, já que este é o herdeiro legítimo de Ílion, após a morte de seu pai na guerra de Tróia, constituindo uma ameaça para os gregos. O texto é considerado um êxito decisivo na carreira do dramaturgo Jean Racine, tendo-o revelado como um dos melhores autores do século XVII. Com uma sensibilidade dramática excecional, a peça contrasta as tensões entre irracionalidade amorosa e os deveres políticos e cívicos presentes na obra do francês.
O Centro de Documentação do TNSJ foi fundado no ano 2000 e integra um Arquivo, um núcleo essencial para os investigadores dos campos cénicos e para a preservação de documentos como registos vídeos de espetáculos, textos de teatro, dossiês fotográficos ou materiais promocionais das peças do TNSJ. Localizado no Mosteiro de São Bento da Vitória, contempla ainda uma Biblioteca considerada a melhor em Portugal no que toca às artes performativas. Disponibiliza gratuitamente a consulta de cinco mil livros, além de compilar vídeos, filmes e documentários sobre teatro e dança, óperas dirigidas por encenadores relevante, e ficheiros de teatro radiofónico. O Centro de Documentação está aberto ao público de segunda a sexta-feira, entre as 14h30 e as 18h00.