Esta rotina diária ajuda a aumentar a produtividade

É muito simples e vai ajudá-la a recuperar energia, a melhorar o humor e até a diminuir os ataques de fome a meio da manhã ou da tarde — e sem perder o foco no seu trabalho, garantem os investigadores.

Uma forma simples de combater o sedentarismo e ainda aumentar a energia e e foco durante o dia de trabalho.

Duas das nossas grandes preocupações: ter um estilo de vida mais saudável e manter bons níveis de produtividade para conseguirmos dar conta de todas as tarefas diárias, no escritório. O problema é que estas duas necessidades nem sempre são compatíveis, sobretudo para quem tem um trabalho sedentário. E quem nunca se sentiu a cabecear ao fim de umas horas à secretária, de volta daquele relatório urgente, que atire a primeira pedra.

Os efeitos da atividade física na melhoria das capacidades cognitivas e do bem-estar já foram bastante estudados, mas uma pesquisa da Universidade do Colorado quis ir mais longe e avaliar se interromper com maior frequência os longos períodos que passamos sentados pode ter algum efeito nos níveis de energia, humor, na função cognitiva e fome. E concluiu que se nos levantarmos para caminhar durante cinco minutos, de hora a hora, podemos melhorar o nosso humor, combater a letargia e até diminuir os ataques de fome, tudo isto sem afetar a concentração.

As pessoas que caminham cinco minutos de hora a hora sentem menos fadiga, menos fome e declaram-se mais bem-dispostos do que as que fazem exercício moderado pela manhã.

Para a sua investigação, pediram a 30 adultos com trabalhos sedentários para descreverem os seus níveis de humor, fome, energia e stresse. Dividiram-nos depois em três grupos: o primeiro, a trabalhar sentado e sem interrupções durante seis horas; o segundo trabalhando sentado e sem interrupções durante o mesmo período de tempo, mas com meia hora de caminhada na passadeira, de intensidade moderada, logo pela manhã; o terceiro, com participantes que se levantavam de hora a hora para andar cerca de cinco minutos. As suas capacidades cognitivas e níveis de concentração foram também medidos através de uma série de testes e jogos.

No final da experiência, os participantes do segundo e terceiro grupos demonstravam ambos níveis de energia e vigor físico mais altos do que os que não faziam qualquer atividade física. Mas aqueles que caminhavam cinco minutos de hora a hora sentiam menos fadiga, menos fome e declaravam-se mais bem-dispostos do que os que faziam exercício moderado pela manhã.

Os médicos e especialistas em exercício físico aconselham-nos a dar 10 mil passos por dia para mantermos níveis de atividade considerados saudáveis. Além de a ajudar a atingir essa meta mais facilmente, esta rotina diária vai também ajudá-la a sentir-se mais alerta e bem-disposta.

Parceiros Premium
Parceiros