Mulheres que empreendem no mundo das finanças

Numa mesa redonda organizada a propósito do Women’s Entrepreneurship Day durante a Semana Global do Empreendedorismo, a gestora de fortunas da Casa de Investimentos, Emília Vieira, e a presidente do Banco Carregosa, Maria Cândida Rocha e Silva, puseram o dedo na ferida e mostraram o retrato real de um mundo financeiro povoado por homens.

A Semana Global do Empreendedorismo (SGE) dedicou um dia às mulheres, às suas dificuldades em empreenderem nalgumas áreas de atividade e em chegarem ao topo de muitas carreiras profissionais.

O Women’s Entrepreneurship Day (WED), realizado este ano a 19 de novembro, foi uma oportunidade para relembrar que “as mulheres são um potencial económico inexplorado” e que, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho, existem “812 milhões de mulheres que vivem em países em desenvolvimento que poderiam contribuir mais ativamente para as economias dos seus países”.

O empreendedorismo no feminino é cada vez mais uma das prioridades da SGE. O desafio é internacional e concentra a comunidade empresarial em torno da capacitação das mulheres para assumirem desafios no mundo dos negócios.

Em Portugal, um encontro de ilustres convidadas e convidados, que decorreu no Salão Nobre da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, participou em várias mesas redondas para debater estas questões.

O primeiro painel foi moderado pela também empreendedora Heromina Teixeira, vogal da Comissão Executiva da Semana Global do Empreendedorismo, e teve como tema central a dificuldade em Empreender no Mundo da Finança. Para falar das suas experiências nesta área maioritariamente povoado por homens estiveram duas convidadas de exceção: a gestora de fortunas Emília Vieira, CEO da Casa de Investimentos, e Maria Cândida Rocha e Silva, presidente do Banco Carregosa. Veja o vídeo.

Parceiros Premium
Parceiros