Se o seu perfil do Linkedin está igual ao dia em que o criou, é altura de agir. Mesmo que se mantenha no mesmo emprego e função, surgiram certamente novas responsabilidades, novos desafios, novos projetos, novas competências… Um perfil estático não resulta! É necessário que atraia visitantes, contactos que são importantes para si e até potenciais recrutadores e headhunters.
A atualização constante do perfil é essencial, mas não chega. Tem de ser ativa, de aderir a grupos que tenham a ver com a sua área, de convidar as pessoas certas para se ligarem a si, de fazer os posts que impressionem a sua rede de contactos. Tudo em prol da promoção da sua imagem profissional. Eis algumas dicas rápidas que a ajudam e não a fazem perder muito tempo no universo desta rede social profissional.
O Linkedin não é um mero currículo online. Também deve incluir histórias de sucesso e apresentações.
Mantenha o seu perfil sempre atualizado
Acrescente novas competências e responsabilidades à medida que se vão alterando. E, caso mude de emprego, mesmo que ande muito atarefada, inclua a atualização do perfil na lista de prioridades. Este é dos seus cartões-de-visita mais importantes e que chega a todos os seus contactos em simultâneo.
Faça do Linkedin mais do que um currículo
Atualizar o perfil é essencial, mas tem de ir mais longe. O Linkedin não é um mero currículo online. Claro que tem de incluir o seu histórico profissional e académico, mas não pode ficar por aí. Tem de apresentar a sua capacidade de desempenhar as funções que lhe são atribuídas e que está à altura de um determinado nível em termos de carreira. De forma sumária (se for exaustiva, poucos lerão até ao fim), inclua competências, histórias de sucesso, como realizou determinadas tarefas, falando sempre na primeira pessoa.
A foto que escolhe deve transmitir credibilidade e confiança a quem a vê. Ela é o seu cartão de visita.
Edite o headline a seu favor
Caso não edite o headline, aparece, por defeito, a sua função atual. Mas veja bem como aparece. Não deixe o Linkedin escolher por si. Sempre que alguém vê a sua fotografia e coloca o cursor sobre ela, aparece imediatamente o headline. Dê-lhe a importância que merece. Há inúmeros perfis em aparece o nome e por baixo “diretora”, “investigadora”. De que empresa, de que área? Um bom headline deve conter o nome da empresa, a sua função atual e duas, ou três competências principais.
Mantenha a fotografia atualizada
Pode ter fotografias fantásticas do verão, em que está linda e bronzeada e com ar casual. Mas não caia no erro de as colocar no seu perfil do Linkedin. Selfies também são de evitar. As regras são simples: fotografia atual, com aspeto profissional, sem outras pessoas visivelmente cortadas da fotografia, roupa formal (mas não demasiado; como levaria para o escritório). Olhe para a fotografia antes de a adicionar e pergunte: estou com um ar competente, confiante e capaz de inspirar e influenciar outras pessoas? Se a resposta é sim, avance. A sua área profissional também conta: se for ligada a criatividade, uma fotografia “out of the box” poderá resultar. Se estiver ligada a formação, coaching, ou até a recursos humanos, um sorriso mais aberto é essencial.
Se o seu objetivo é ser encontrada por recrutadores, reveja as definições de privacidade de forma a ser facilmente contactada.
Selecione os grupos criteriosamente
Vale a pena dedicar alguns minutos a verificar os grupos a que pertence. É natural que no início da sua presença no Linkedin tenha aderido à maioria dos grupos sugeridos. Mas hoje, possivelmente, alguns são dispensáveis. Procure novos grupos, de preferência em áreas de atividade e indústrias relacionadas com a sua atividade, ou nas quais gostaria de estar. Grupos de antigos alunos da universidade também são sempre importantes; nunca se sabe quando poderá surgir uma boa oportunidade vinda de pessoas com quem tem afinidades. Grupos de headhunters também são sempre locais em que deve estar presente.
Torne-se contactável e fácil de encontrar
Dedique algum tempo a rever as suas definições de privacidade. Escolha quem a pode contactar, de que forma (e-mail, InMail, telemóvel, etc.) e como quer que o façam. Por mais reservada que seja, não se torne totalmente incontactável, caso contrário, a sua presença nesta rede social não faz grande sentido. Se o seu objetivo é ser encontrada por recrutadores, o melhor mesmo é reduzir ao máximo os bloqueios à privacidade.
Peça recomendações
As recomendações no Linkedin são excelentes referências do seu trabalho. Através delas, fica a saber quem mais o valoriza e quais as competências que são mais valorizadas. Mais: quem navega pelo Linkedin ficará a saber que você é tão boa profissional que os seus antigos colegas, chefes e subordinados a recomendam publicamente. E, lembre-se: assim que alguém se disponibilizar para escrever uma recomendação, não se esqueça de se oferecer para a/o recomendar também.
As pessoas que segue no LinkedIn também são uma referência para os headhunters que visualizam o seu perfil.
Filtre os endorsements
A tendência é adicionar todos os endorsements que os seus contactos lhe enviam. Mas atenção, nem todos enriquecem o seu perfil da mesma maneira. Por exemplo, saber trabalhar em Word, ou PowerPoint, embora seja importante, não é uma competência que a distinga enquanto profissional, logo, não devem aparecer no topo da lista.
Siga as pessoas certas
O Linkedin abrange mais pessoas do que os contactos da sua lista. Seguir líderes de opinião, partilhar ideias e textos de referências que o inspiram, partilhar e comentar histórias relevantes de líderes que gosta de seguir ajuda a definir o seu perfil e a mostrar aos contactos, grupos e headhunters o seu estilo profissional, as ambições que tem e que está atenta ao que se passa à sua volta.
Evite frases que mostrem excesso de confiança
Ser confiante, e mostrar-se como tal, é essencial na sua vida profissional. Porém, excesso de confiança pode parecer arrogância. Evite frases como “comunicadora excecional” ou “sucesso comprovado”. É preferível avançar com dados concretos e sem adjetivos.