Como fazer um slide
para uma apresentação

Para passar a mensagem e não confundir a audiência, o fundo, a cor, o texto e as imagens dos slides têm de ser consistentes e ter a mesma linha gráfica

Escolha três a cinco cores contrastantes para utilizar nos slides da sua apresentação

Há apenas quatro elementos visuais que pode incluir num slide: fundo, cor, texto e imagens. “Consistência” é a palavra-chave. Selecione o estilo dos elementos e, depois, siga sempre a mesma linha, exceto quando pretender criar um “momento visual memorável”; após vários slides com a mesma linha gráfica, qualquer elemento que quebre as regras causará impacte visual.

FUNDO

Pode ter uma imagem, uma textura, uma única cor, ou mesmo nada. Nancy Duarte aconselha no seu livro Slide:ology para esquecer os templates. Opte por refletir um pouco acerca dos seus objetivos e personalidade, do que melhor reflete a marca da sua empresa e do que melhor funciona a favor da informação que pretende transmitir.

O fundo não deve incluir muitos elementos e cores porque diminui o espaço livre para o texto e interfere com as imagens. Fundos com imagens tornam-se confusos. Em vez disso, devem ser simples e espaçosos e nunca devem concorrer com o conteúdo.

O logótipo da empresa em todos os slides é dispensável, exceto no primeiro e no segundo slides. Mas se tiver mesmo de o incluir, opte pelo canto inferior direito, onde interfere menos com o texto. Garr Reynolds, professor universitário, consultor e autor do livro Presentation Zen Design, justifica: “O logótipo não ajudará a vender, nem a chegar a uma conclusão, porém, a confusão que gera acrescenta ‘ruído’ desnecessário e faz com que a apresentação pareça um anúncio de publicidade”.

COR

Escolha as cores que melhor se adaptem a si, à sua empresa, ao tipo de apresentação que tem em mãos e, mais importante, à sua audiência. Quer cores mais fortes e chamativas, ou acha que poderão transmitir demasiada agressividade? A marca da sua empresa é moderna, ou mais tradicional?

Muito importante é escolher as cores apenas depois de estar decidido o fundo. Garanta que a sua palete de cores contrasta. Qualquer cor que prejudique a leitura por falta de contraste é um ponto negativo. Escolha três a cinco cores para utilizar na apresentação, que estejam no logótipo da sua empresa, ou que tenham a ver com a sua área de negócios. Escolha sempre uma cor neutra, por exemplo para sombras, ou para um fundo secundário (de uma caixa, gráfico, etc.)

TEXTO

A escolha da fonte é muito importante. Não existe um tipo mais adequado a apresentações; tudo depende do seu objetivo. Eis alguns conselhos:

  • Evite fontes “manuscritas” e com demasiados efeitos e tenha cautela quando utiliza fontes com caracteres pouco uniformes, que podem ser divertidas, mas dificultarem muito a leitura. Coloque-se sempre do lado do leitor para perceber se a fonte e o tamanho estão adequados.
  • Assim que selecione um tipo de fonte, convém utilizá-la em todas as suas apresentações e comunicações com o exterior. Mostra consistência e identidade.
  • Não há regras quanto ao número de palavras que um slide deve conter, mas deve imperar o bom senso. Lembre-se sempre de que o slide não deve mostrar todo o texto que pretende transmitir, mas ser um auxiliar. Garr Reynolds aconselha a aplicação da regra “1-7-7”: uma ideia principal por slide, apenas sete linhas de texto e apenas sete palavras por linha.

Evite títulos com mais de uma linha e slides com mais de três níveis de tópicos

  • Títulos de mais de uma linha são de evitar, bem como mais de três níveis de tópicos.
  • Não deixe de formatar o texto. Destaque algumas palavras-chave, com um corpo de letra maior, ou com cor diferente, desde que não exagere. Por vezes, uma só palavra em letras grandes vale mais do que uma frase completa.
  • Não exagere no número de bullets, nem utilize muitos símbolos diferentes. Utilizá-los não é obrigatório, exceto se ajudarem a organizar o texto e a facilitar a leitura.
  • Utilizar citações é uma técnica poderosa, desde que sejam curtas, legíveis, que estejam relacionadas com o tema do slide e que não sejam exageradamente utilizadas.

IMAGENS

Podem ser fotografias ou ilustrações. Geralmente, são mais facilmente memorizadas do que as palavras. Numa empresa, é muito útil existir um banco de imagens selecionadas, que tenham a ver com a empresa, ou com a indústria, que qualquer colaborador possa utilizar nas suas apresentações.

Em relação à seleção de fotografias de pessoas para as apresentações, Nancy Duarte aconselha a escolha de imagens que:

  • reflitam a cultura da audiência ou a etnia;
  • sejam adequadas ao contexto;
  • representem a indústria em causa, a experiência dos clientes e situações da vida real;
  • representem a era atual;
  • não cortem as pessoas pelo pescoço.

Quanto a ilustrações, as linhas desempenham um papel fundamental: as retas com cantos bicudos transmitem uma imagem mais direta e analítica; as curvas são mais divertidas e descontraídas. É importante manter o estilo de linhas das ilustrações ao longo de toda a apresentação.

A combinação entre fotografias e ilustrações também é possível, mas é necessário ser cautelosa, garantir o devido contraste e assegurar-se de que não obtém uma imagem geral confusa. Há combinações de sucesso, por exemplo sobreposições de ilustrações sobre fotografias: um Post-It com texto, pedaços de papel rasgados, desenhos à mão monocromáticos, entre outros.

Parceiros Premium
Parceiros