Foi graças ao impulso que Chris Anderson deu às conferências TED quando se tornou seu curador em 2001, que este original meio de disseminação de conhecimento e ideias ganhou as proporções que hoje tem. São muitas as pessoas que incorporam nas suas resoluções de ano novo ver uma TED por dia, tal a importância que lhe atribuem. Hoje há mais de duas mil TED online traduzidas em 100 línguas que versam sobre todo o tipo de temas.
A verdade é que realizada da maneira certa uma apresentação pode tornar-se eletrizante e mais poderosa do que um documento escrito. Em 2013, Chris Anderson partilhou neste vídeo os quatro princípios de uma boa apresentação em público. Mas se quer saber mais, compre o seu livro TED Talks – o guia oficial TED para falar em público, que a Temas & Debates acaba de lançar. Aí o autor disseca tudo o que precisa para fazer conferências inesquecíveis: as bases, as ferramentas, o processo de preparação e a subida ao palco.
Aprender com bons exemplos
Não existe uma maneira única de fazer uma apresentação notável, mas há ferramentas que qualquer orador pode utilizar e que fazem toda a diferença. Usando o seu conhecimento de todas as TED a que já assistiu e as conversas com os seus oradores favoritos, Chris Anderson dá exemplos concretos de como iniciar uma apresentação, como usar o humor para conquistar a audiência, e fala também sobre as perguntas que deve colocar quando começa a preparar o tema, a importância dos ensaios, os riscos de falar sem guião, os suportes visuais que deve usar e como usá-los, como explicar conceitos difíceis.