Movida pela paixão de sempre pela moda, Catarina Oliveira arriscou ir atrás de um sonho quando, em 2018, criou a Hey Harper, a primeira marca de joias à prova de água, que veio preencher uma lacuna no mercado da joalharia, com peças que aliam o preço acessível à qualidade de uma joia de luxo. Quatro anos volvidos, para esta self–made woman que começou em casa, a fazer os primeiros artigos à mão, e a assegurar a condução de todas as áreas do negócio, só com o apoio do namorado a part–time, a realidade dificilmente poderia ser mais risonha. A Hey Harper é hoje uma marca pioneira e de sucesso internacional, presente em mais de 200 países, graças à aposta vincada no comércio digital.
Quem é a Catarina Oliveira?
A Catarina Oliveira é alguém que investiu num sonho. Sempre tive uma paixão pela moda e sabia que o meu futuro teria de passar por esta indústria. Estudei Gestão, o que me deu uma perspetiva de negócio bastante abrangente e tive oportunidades que me fizeram desenvolver o meu espírito empreendedor.
O que fez antes de chegar ao projeto da Hey Harper? Já tinha experiência como empreendedora?
Antes de chegar ao projeto Hey Harper quis testar diversas indústrias e aprender o que tinham para me ensinar. Desde consultoria, gestão de projetos, a trabalhar como client advisor em marcas de luxo, a minha carreira esteva sempre em constante mudança. Desenvolvi vários projetos antes da Hey Harper, desde a venda de roupa em segunda mão à venda de pequenos eletrodomésticos – tendo estes projetos falhado redondamente.
Como surgiu o conceito?
Em 2018, encontrei uma falha no mercado da joalharia, pois esta ou era muito cara ou barata sem qualquer qualidade. Decidi então investir em preencher esta lacuna e criei a Hey Harper, a primeira marca de joias à prova de água. Isto é: venda de joias a um preço acessível, com a qualidade de uma joia de luxo.
Como montou o negócio?
Tudo começou comigo a pensar e a fazer as peças à mão em minha casa. Todo o processo era feito por mim, desde a escolha de materiais, montagem, envios, conteúdo (no início as minhas amigas eram as modelos e eu tirava-lhes as fotografias) e o meu namorado geria toda a parte do marketing digital e aquisição. Durante vários meses fomos só os dois – estando ele a part–time.
Mas, rapidamente, a Hey Harper começou a crescer e fui à China procurar fornecedores que me ajudassem a fazer as peças exatamente como eu idealizava.
O conceito da marca nasceu de forma absolutamente natural. Desde que percebi que o aço inoxidável não perdia a cor, soube que a proposta de waterproof jewelry tinha muito potencial.
A Hey Harper é uma empresa self–funded – até ao momento não precisámos de levantar investimento.
Da estratégia aos materiais: o pioneirismo da Hey Harper
Como descobriu ou desenvolveu, ou como assegura o processo de revestimento, PVD – Physical Vapor Deposition?
Antes de fundar a Hey Harper pesquisei muito sobre quais os melhores materiais e processos para garantir a qualidade das peças de joalharia. Foi quando encontrei o revestimento PVD. Parecia quase impossível acreditar que este processo tão revolucionário, que permite que as peças mantenham a sua cor por anos, fosse tão pouco procurado na altura, o que me deu a garantia de que a Hey Harper tinha as condições para ser a pioneira a inserir no mercado as primeiras peças consideradas à “prova de água”.
Apostou no e-commerce como exclusivo? Ou está presente em lojas físicas?
Desde o início que a aposta é no mundo digital, e num espaço tão monumental e populado sabíamos que as nossas forças teriam de ir além-fronteiras. A nossa estratégia foi e é chegar a uma audiência global, sempre com a intenção de oferecer a melhor experiência aos nossos clientes, desde a melhor qualidade, ao processo de entrega durar o mínimo de dias possível. Acreditamos que é isso que nos diferencia e nos deve destacar no mercado.
No entanto, começar no mundo online tem os seus desafios como também benefícios. Os nossos esforços de comunicação estavam em tudo targeterizados para quem já se sentia confortável em comprar em ambiente digital. Claro que existe uma barreira agregada aos sentidos, ver e experimentar um produto ao vivo é sempre um fator importante para a realização ou não da compra, mas isso para nós não foi prejudicial porque tínhamos a oportunidade de ser pioneiros num mercado pouco explorado com uma grande propensão de crescer. E hoje pretendemos tirar partido da oportunidade de crescer no mundo offline, podendo dar aos consumidores mais exigentes o selo de garantia de qualidade, ao vivo e a cores.
Ainda estamos a dar os primeiros passos, mas neste momento já temos em Lisboa um showroom e estamos presentes na Flying Solo em Nova Iorque.
Como evolui o negócio?
Aliada à nossa presença internacional, a nossa expansão e sucesso é em tudo motivada por termos grandes nomes a usarem e a promoverem a qualidade das nossas peças. Apostamos em estar em canais estratégicos no mundo como em plataformas online (como a About You e Amazon US) que nos permitem expandir a um novo público; como em comércio tradicional onde, em alguns pontos do mundo, há a oportunidade das pessoas testarem as nossas peças (como no nosso showroom em Lisboa – na Rua Bernardo Lima, no Marquês de Pombal —, ou na Flying Solo NYC em Nova Iorque). Com estas estratégias, conseguimos levar longe o nome Hey Harper.
De Portugal para o mundo
Como surgiu a internacionalização? Em que mercados?
Os nossos principais mercados são Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha. Sendo que estamos presentes em mais de 200 países e temos mais de 300 mil visualizações mensais por todo o mundo. Como já mencionei, a aposta no mundo digital era crucial para garantir que a Hey Harper fosse uma marca além-fronteiras. O que nos diferencia de uma marca portuguesa é que a nossa audiência é global.
Qual foi o segredo do sucesso, a pedra de toque?
Nunca desistir, muito trabalho árduo e ter uma equipa brilhante. O sucesso da Hey Harper não é apenas meu. É fruto do trabalho de uma equipa da qual me orgulho tremendamente.
O que hoje faria de forma diferente? Que lições aprendeu com alguns erros cometidos?
Os erros fazem parte do progresso e quanto mais rápido falharmos, mais rápido aprendemos e seguimos em frente.
Algumas lições que fui aprendendo:
- Recrutar pessoas excelentes e que sabem muito mais do que tu – muda tudo. São a chave para acelerar o crescimento, desafiam-te o pensamento e ensinam-te algo todos os dias.
- Nunca achar que algo vai funcionar para sempre. Não vai. É fundamental estar constantemente a testar novas abordagens, novos canais, novas parcerias, novos produtos. É crucial ter alternativas – ajudam-nos a sobreviver a momentos mais difíceis, porque eles existem.
- Work–life balance é chave. Trabalhar arduamente, mas descansar e divertirmo-nos tanto ou mais é fundamental para o sucesso – ajuda a “refocar”, a ganhar clareza e inspiração. E no fim do dia, a criar memórias e a aproveitar a vida, que é o que de facto importa.
Quais as previsões para o futuro?
O principal objetivo será continuar a nossa expansão internacional, continuando a explorar o mercado digital com o aumento de clientes de wholesale, solidificar a nossa presença em mercados chave e começar a explorar o comércio tradicional. Demos os primeiros passos neste sentido com a abertura do nosso primeiro showroom em Lisboa em 2021, tendo sido o início de uma jornada que tencionamos continuar no mundo offline. Todos os dias trabalhamos para tornar a Hey Harper uma marca de joias de referência mundial, destacada pela sua qualidade e designs originais.
Quem é o head of security da empresa?
O head of security é o meu cão (o Kanté) e por sua vez um dos membros mais importantes para toda a equipa. Inspeciona cada pessoa nova que entra no escritório, mas é facilmente convencido com umas festas ou uma bola.
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