Beleza: 12 dúvidas respondidas por um expert

A relação entre o stresse e a celulite, as borbulhas que aparecem aos 40 ou a razão para acordar com olhos inchados, explicadas por Olivier Courtin-Clarins, diretor-geral do Grupo Clarins.

Tires todas as dúvidas de beleza com este livro.

Para celebrar os 60 anos de história da Clarins, marca topo de gama de cuidados de rosto mais vendida na Europa, que foi fundada por Jacques Courtin-Clarins, um dos seus herdeiros e diretor-geral do Grupo, Olivier Courtin-Clarins, decidiu escrever um livro dedicado a todas as mulheres. “Doutor, eu quero ser a mais bela de todas!” é o sugestivo título do livro, que ao longo de quase 130 páginas esclarece as suas principais dúvidas de beleza. Como ter um porte de rainha, seios mais firmes, pernas de gazela, cintura de vespa, são alguns dos temas abordados. De fácil leitura e profusamente ilustrado é um livro que não se lê, devora-se.

Selecionámos 12 perguntas que nos pareceram mais pertinentes, mas é apenas uma pequena amostra.

Um livro onde descobre o prazer de cuidar melhor de si.

Um livro onde descobre o prazer de cuidar melhor de si.

Devo utilizar o mesmo creme todo o ano ou trocá-lo todas as estações?
É preciso escolher o creme em função das necessidades da sua pele.
Até aos 30 anos, sentimo-nos bem com o mesmo produto durante todo o ano, pois a pele é menos sensível às mudanças climáticas (salvo, é claro, se formos para o Polo Norte!).
A partir dos 35 anos, a pele torna-se mais recetiva e permeável às mudanças de estação e modifica-se com mais facilidade. Reequilibre-se a epiderme graças às texturas dos cremes, leves no verão, mais cremosos no inverno. Otimize os efeitos dos cuidados diários aplicando máscaras, 1 a 7 vezes por semana, na pele perfeitamente limpa: hidratante, antienvelhecimento, revitalizante… a escolha é vasta.
A partir dos 45/50 anos, a pele, mais sensível, avermelha com mais felicidade. É preciso tratar esta nova sensibilidade com o máximo de delicadeza, nada de friccionar nem repuxar. As aplicações com técnicas de pressão mais ou menos fortes, de acordo com o tipo de produtos utilizados, contribuem para a firmeza da pele. O que é importante? Nunca deslocar os tecidos com gestos bruscos.

Qual a diferença entre um produto antienvelhecimento e um antirrugas?
O antirrugas atua nos traços do rosto, protege e hidrata a pele, proporcionando uma resposta específica contra as rugas. O antienvelhecimento, mais global, trata todos os fatores do envelhecimento (perda de firmeza cutânea, falta de luminosidade, manchas).

Ao contrário do creme de rosto, os produtos para os olhos contêm poucos corpos gordos para não induzir inchaço.

Porque é que o sérum não se aplica sozinho?
O sérum é um produto concentrado, que intensifica a eficácia e que se aplica antes do creme de dia ou de noite. Otimiza a absorção do creme na epiderme e a ação dos ingredientes ativos. Os séruns, com diferentes ações específicas, atuam de acordo com as necessidades da pele, nas funções responsáveis pela juventude ou restauram os mecanismos naturais de hidratação ou, ainda, contribuem para a firmeza ou equilíbrio da pele. São garante da beleza e resistência da epiderme.
O sérum não substitui a ação de hidratação e proteção do seu creme, mas serve para a otimizar. Se o seu sérum tem uma ação antirrugas aplique-o antes à noite, porque é durante a noite que a renovação celular é mais intensa.

Porque devo usar um produto específico para o contorno dos olhos?
Muito simplesmente porque a pele dessa zona é mais fina e delicada do que no resto do rosto. Além disso é desprovida de glândulas sebáceas. Assim, os produtos para os olhos contêm poucos corpos gordos para não induzir inchaço. Atenção para não ‘subir’ os produtos de cuidado do rosto até aos olhos, porque um inchaço repetido causa distensão da pele e a instalação de rugas.

Posso usar o creme de dia à noite?
Pontualmente sim, mas não com regularidade, pois este creme não foi concebido para promover a reparação celular noturna. É sempre melhor aplicar um produto hidratante do que nada. Mas um creme de noite possui benefícios que um produto de dia não tem: reparador e nutriente, é em geral mais rico. Atenção: se o seu creme de dia possui filtros UV, à noite não precisa mesmo deles!

O que acontece se não limpar a pele à noite?
A pele asfixia, respira mal, as impurezas provocam uma sensibilização da pele e levam ao aparecimento de vermelhidões, irritações e borbulhas. Para evitar agredir e manchar a sua pele, não exclua a limpeza à noite. E, em caso de esquecimento (excecional), efetue uma boa esfoliação na manhã seguinte ao acordar.

Uma pele que repuxa está desidratada. Beba mais líquidos e reforce a aplicação de creme hidratante.

Tenho a pele mais seca desde que entrei na menopausa, é normal?
Com o aproximar e durante a menopausa, a juventude da pele é submetida a uma prova difícil. As variações hormonais acentuam os sinais do envelhecimento cutâneo: a pele está menos elástica, mais fragilizada, enfraquece, as feições perdem firmeza, as rugas acentuam-se, para não mencionar o facto de as fibras de colagénio e de elastina se tornarem mais raras e menos eficazes. As glândulas sebáceas estão também menos estimuladas. É por isso perfeitamente normal sentir falta de hidratação ao nível da pele. Mude de produtos d etratamento e escolha cremes mais ricos que atuam sobre as fibras que dão sustentação à pele para a restaurar e que oferecem, graças aos ingredientes ativos nutrientes e mais conforto à pele.

Por que razão tenho a impressão de que a minha pele repuxa?
Porque a sua pele está desidratada! Beba pequenos goles de dez em dez minutos e limite o café e o chá. Não hesite em reaplicar um pouco de hidratante durante o dia.

Porque ainda tenho borbulhas aos 40 anos?
Porque a sua pele está sujeita às variações hormonais relacionadas com o seu ciclo menstrual, mas também é sensível ao seu nível de stresse e ao seu estilo de vida (alimentação com demasiada gordura, tabaco…). Cuide si e mantenha-se zen.

O stresse favorece o armazenamento das gorduras, faz inchar, bloqueia a circulação sanguínea.

Por que razão a alimentação desempenha um papel significativo na luminosidade da pele?
Uma tez luminosa é sinal de um bom funcionamento digestivo e intestinal e, portanto, de uma alimentação adequada. Coma de forma equilibrada, beba bastante água e sumos de fruta fresca.

É verdade que o stresse promove a celulite?
Demasiado stresse sim! Com efeito, se uma dose certa de stresse constitui um estímulo para o organismo, o excesso de stresse ou stresse crónico é prejudicial: as glândulas suprarrenais libertam grandes quantidades de cortisol, a hormona do stresse. Isso modifica o nosso comportamento alimentar, favorece o armazenamento das gorduras e inibe uma boa eliminação. O stresse “mau” faz inchar, bloqueia a circulação sanguínea, linfática e energética! O cortisol atua de diferentes maneiras no aumento de peso: envia sinais potentes ao cérebro que aumentam o nosso apetite e a frequência do nosso desejo de comer alimentos que nos dão prazer ou consolo (açúcar, gorduras ou álcool) e são impiedosos para a nossa silhueta.

Por que não desenvolveram um produto que faça tudo?
Porque um único e mesmo produto não pode conter todos os princípios ativos por uma questão de sinergia de ações desses ativos. Por outro lado, é possível sobrepor os produtos de acordo com as suas ações e as suas texturas. Por exemplo, aplica-se sempre o sérum antes do creme de dia ou de noite por causa da ação, do poder de impregnação. As texturas são igualmente complementares.

Parceiros Premium
Parceiros