Regressa o Back to Market da Católica Lisbon

Estão abertas até 31 de outubro as candidaturas para a 3.ª edição do programa Back to Market, da Católica-Lisbon, que visa reintegrar no mercado de trabalho mulheres licenciadas em gestão. O programa começa a 10 de novembro e terá uma duração de 12 semanas.

O programa Back to Market da Católica-Lisbon visa a reintegração profissional de licenciadas em Gestão.

Estão abertas as candidaturas para a 3.ª edição do programa Back to Market da Católica-Lisbon. Este programa tem como objetivo apoiar mulheres licenciadas em Gestão que, por motivos diversos, interromperam a sua carreira profissional e pretendem voltar a entrar no mercado de trabalho.

As mulheres são desafiadas a desenvolver projetos de consultoria, em equipa, orientadas por professores da Católica-Lisbon, em empresas parceiras da Universidade. O objetivo é dar-lhes experiência profissional recente e acesso a uma rede de contactos nas empresas para que a ingressão no mercado de trabalho seja mais fácil.

Rute Xavier, professora da Católica-Lisbon e fundadora do programa Back to Market afirma: “O programa está incluído nas iniciativas We@Católica-Lisbon que pretendem contribuir para a equidade de género. É uma forma da Católica entregar valor à sociedade: através das participantes que conseguem reintegrar o mercado de trabalho ao fim de alguns anos e através de empresas que percebem o valor da experiência que estas mulheres podem entregar. Tem sido uma experiência muito positiva para todos os intervenientes, incluindo para nós que vemos pessoas a saírem da sua zona de conforto e conquistar com muito sucesso novos espaços.”

O programa contribuiu já para a colocação de participantes no mercado de trabalho.

Sofia Lobato, que esteve integrada na 1ª edição do programa e trabalha atualmente na ONGD Um Pequeno Gesto Uma Grande Ajuda, conta que o Back to Market lhe permitiu o primeiro contacto profissional com o terceiro sector, ao fim de mais de 20 anos no mundo corporate: “despertou em mim o interesse em contribuir para causas com impacto e valor social”. E prossegue: “permitiu-me consolidar competências em consultoria estratégica e aplicar novas ferramentas de análise e resolução de problemas a um modelo de negócio O facto de o programa decorrer em equipa alavancou a partilha de experiências e backgrounds, contribuindo de forma determinante para o seu sucesso”, afirma.

Karen Frisch, coordenadora e co-fundadora do Back to Market recorda que quando o programa foi lançado esperavam desenvolver competências de gestão em mulheres alumnae da UCP para que, posteriormente, estas pudessem ser postas ao serviço de futuros empregadores, mas a realidade mostrou que muitas das competências não precisam ser desenvolvidas, mas sim despertadas.

“No início do programa, apesar de muita vontade, estas alumnae pensam que não serão capazes de desenvolver o projeto a que foram atribuídas, mas com o apoio dos professores e dedicação, elas demonstraram que com a sua experiência anterior e o trabalho em equipa, atingem resultados excecionais, surpreendendo a si próprias e as empresas clientes.”

Entre as empresas parceiras da Universidade Católica neste projeto estão a Vieira de Almeida, Conservatório de Artes de Loures e Almedina, por exemplo.

Margarida Couto, membro do board e diretora Executiva da Fundação Vasco Vieira de Almeida considera que o programa representa “uma mais valia extraordinária para as entidades beneficiárias do projeto”. “A experiência da Fundação Vasco Vieira de Almeida foi extremamente positiva e o output da equipa de projeto teve um valor largamente superior à contrapartida financeira envolvida, tendo sido preparado com um profissionalismo notável por todas as envolvidas.”

As candidaturas para a 3ª edição são feitas através do envio do CV para [email protected].

 

Parceiros Premium
Parceiros