O chá de matcha é campeão de muitos rakings. Tem 70 vezes mais antioxidantes do que o vulgar sumo de laranja, nove vezes mais betacaroteno que o espinafre e aumenta em 25% a queima de calorias. Por isso, ajuda a emagrecer!
O matcha faz parte da lista dos alimentos termogénicos (a termogénese é um mecanismo de produção de calor pelo organismo para manter a temperatura do corpo estável) que são essenciais ao metabolismo (conjunto de processos físicos, quimícos e biológicos do corpo). Este chá obriga o corpo a aquecer estimulando assim o seu metabolismo.
O matcha está a destronar o chá verde quando o objetivo é o emagrecimento.
Duas colheres de sobremesa por dia é o ideal, dizem os nutricionistas. Este produto vem da mesma planta (Camellia Sinensis) do chá verde, preto ou branco mas é elaborado a partir das folhas mais novas e tenras que podem ser reduzidas a pó ou moídas. Portanto, a fermentação e a maturação das folhas é que os distinguem depois no resultado final.
Super chá
A verdade é que sempre que o tema era emagrecimento era o chá verde que dominava a conversa. Porém, o matcha tem vindo a destacar-se nesta matéria e muitos já o veem como grande aliado na perda de peso. A grande diferença entre eles é que o matcha é produzido a partir de um processo de produção mais artesanal que mantém mais propriedades: maior quantidade de clorofila, catequinas e antioxidantes.
Experimente diluí-lo num litro e meio de água para ir bebendo ao longo do dia. Mas cuidado com os estados de insónia e ansiedade pois os flavonoides e a cafeína encontrados na planta aceleram o metabolismo e podem acabar com as noites bem dormidas.
O matcha tanto pode ser usado em chá como em sumos, bolos e bolachas.
Quem já anda de olho nos benefícios das infusões para o corpo e para a saúde bem pode espreitar esta. O gosto herbal é muito pronunciado, é preciso educar primeiro o paladar.
Por que ganhou interesse nos últimos tempos? Porque dá uma ajuda na perda de peso (mas também não faz milagres!) e na recuperação muscular, propriedades que já o colocaram nas prateleiras dos ginásios e na boca de nutricionistas e preparadores físicos.
A sua versatilidade também joga a favor: o matcha tanto pode ser usado em chá como em sumos, bolos e bolachas.
Em Portugal é ainda pouco conhecido mas já pode ser encontrado nas lojas Celeiro, Chás do Mundo ou a Ervanário Portuense.
COMO FAZER CHÁ DE MATCHA
Ingredientes:
1/2 colher de chá de marcha; 50 ml de água fervida
Ferva a água separadamente. Mantenha a temperatura na média de 70ºC. Deite o pó de matcha numa tigela. Despeje a água quente. Mexa rapidamente e dilua o chá. Adoce a gosto.