É o virar de uma página: 11 anos após ter fundado o Huffington Post ao lado de Kenneth Lerer e Jonah Peretti, Arianna Huffington está de saída daquela que ajudou a tornar numa das marcas mais sonantes no panorama dos media online a nível internacional. Na nota publicada hoje na sua página oficial no Facebook, a empresária explica que abandonará a liderança do site de notícias norte-americano nas próximas semanas para se focar integralmente na Thrive Global, uma start–up ligada à área da saúde e bem-estar.
Segundo Arianna Huffington, deixar a casa que tem estado “no centro” da sua vida desde 2005 é uma “decisão difícil”, porém “inevitável”. Apesar de, em junho do ano passado, ter assinado um contrato que a mantinha no comando do jornal digital até 2019, permitindo, ao mesmo tempo, que lançasse a sua nova companhia, a cofundadora do Huffington Post assume agora a impossibilidade de conciliar ambos os projetos. “Tornou-se claro que era uma ilusão fazê-lo, à medida que a Thrive passou de ideia a realidade, com investidores, staff e instalações próprios”, conclui.
Procurando “ajudar indivíduos e empresas um pouco por todo o mundo a combater o stress e o burnout e a melhorar a produtividade, sem prescindir da saúde”, o compromisso de Arianna Huffington com a Thrive Global parte da vontade de transformá-la numa “companhia com impacto global na forma como trabalhamos e vivemos”. No entanto, a empresária avisa que voltar a construir um projeto empreendedor “do nada” não se torna necessariamente mais fácil por já o ter conseguido antes. E daí a necessidade de se dedicar “integralmente” à nova empresa, que se prepara para arrancar em novembro próximo, adianta. “Só há uma maneira de o fazer: com a máxima atenção e com todo o coração.”
A norte-americana de ascendência grega, que é também autora de vários livros sobre saúde e bem-estar, confessa ainda que a despedida do Huffington Post se torna menos penosa “pela confiança total” naquilo que construiu ao lado da sua equipa nos últimos 11 anos, excedendo “todas as expectativas”. “Nunca imaginei, quando éramos apenas cinco pessoas a trabalhar no escritório de minha casa em Los Angeles, que faríamos do Huffington Post um dos sites de notícias mais visitados em todo o mundo, com edições (brevemente) em 16 países”, admite, sublinhando, por fim, a “gratidão e admiração” por todos aqueles que fizeram parte desta “aventura incrível”.