Anabela Possidónio, que nos últimos dois anos e meio foi diretora executiva do CUF Academic Center, acaba de lançar a Shape Your Future, que tem como missão ajudar jovens e adultos a tomarem as melhores decisões académicas e profissionais, baseadas nas suas competências e preferências.
Esta exploração vocacional é concretizada em formato de cursos de curta duração (dois meses) destinados especialmente a alunos dos 8.º e 9.º anos e dos 11.º e 12.º anos, mas também a licenciados e profissionais que precisem de auxílio na escolha de formações mais avançadas, incluindo preparação de candidaturas a MBA fora de Portugal. Estes cursos integram workshops e sessões individuais e aplicam várias metodologias que desafiam os participantes a conhecerem-se melhor e a perceberem o impacto que causam nos outros. Nestas formações, os alunos recebem ainda informação relevante sobre o futuro do trabalho e os desafios laborais num mundo global, uma vez que a maioria não têm ainda grande noção das novas profissões que existem e daquelas que estão em vias de extinção ou em completa transformação.
“Tem havida pouca evolução nesta área e os jovens sentem-se pouco envolvidos e motivados no processo, acabando por tomar uma decisão por influência de terceiros, sem terem consciência de quem são e do que é importante para eles”, diz Anabela Possidónio justificando que foi a identificação desta lacuna no mercado que a inspirou a lançar-se nesta área. A agora empreendedora tem uma vasta carreira corporativa de mais de 25 anos, tendo assumido posições de liderança em diversos setores (Saúde – CUF; Educação – The Lisbon MBA; Retalho – Jerónimo Martins; Energia – BP), em diferentes países (Inglaterra, México, Espanha e Portugal) e empresas de diferentes dimensões. Foi diretora executiva do The Lisbon MBA Católica|Nova entre 2013 e 2018, antes de ingressar na CUF para assumir a liderança da CUF Academic Center, de onde saiu para fundar agora a Shape Your Future. É licenciada em Gestão, pelo ISEG, tem um MBA pela Católica-Lisbon e várias certificações em coaching.
Conheça melhor o seu novo projeto.
Muitos jovens desconhecem as novas profissões decorrentes da digitalização e as que estão em perigo de desaparecer.
O que a levou a lançar a Shape Your Future?
A inspiração para lançar a Shape Your Future nasceu da constatação de que os adolescentes têm que tomar decisões bastante importantes relativamente ao seu percurso académico e profissional, numa idade muito jovem e em que o autoconhecimento ainda é relativamente baixo. Simultaneamente, o nível de exposição ao futuro do trabalho e aos desafios globais é também ele muito limitado, fazendo com que o seu leque de opções seja bastante restrito.
Para se ter uma ideia, segundo o estudo da OCDE “Teenagers’ Career Aspirations and the Future of Work”, que inclui 600 mil estudantes com 15 anos, 47% dos rapazes e 53% das raparigas concentram a sua escolha em 10 profissões tradicionais do século XX, como médicos, professores, veterinários, gestores, engenheiros e polícias. Muitos jovens ignoram, ou desconhecem, as novas profissões decorrentes da digitalização e as que estão em perigo de desaparecer.
Para comprovar esta teoria, eu própria me fui apercebendo que tanto a minha filha de 14 anos como os amigos, se sentiam perdidos com o processo de escolha da área de estudos. E se o cenário já era difícil, agravou-se bastante com a pandemia. Ao deparar-me com esta realidade decidi fazer um programa com alunos do 8.º e 9.º ano durante o confinamento. Correu de tal forma bem, que sem ter feito qualquer esforço de divulgação, me iam chegando pedidos para inscrever adolescentes no próximo grupo.
Este interesse, aliado ao facto de nos últimos 8 anos ter orientado filhos de amigos (e dos seus amigos) nas escolhas académicas, fez-me perceber que existe um conjunto de pessoas que anda à procura de um modelo diferente para ajudar os seus filhos no processo de decisão.
Durante a minha carreira cruzei-me com pessoas com várias profissões e fui-me apercebendo que ter vocação para algo, não é necessariamente sinónimo de felicidade e realização pessoal e profissional.
O que trouxe das suas experiências anteriores para a Shape Your Future?
Para a Shape Your Future trago mais de 25 anos de carreira corporativa e na área da educação, tendo tido a oportunidade de trabalhar em vários sectores (Retalho, Energia, Educação e Saúde) e países (Reino Unido, México, Espanha e Portugal). Durante a minha carreira cruzei-me com pessoas com várias profissões (engenheiros, médicos, criativos, pilotos, gestores, advogados, etc) e fui-me apercebendo que ter vocação para algo, não é necessariamente sinónimo de felicidade e realização pessoal e profissional. Por outro lado, dei-me conta que existem muitas variáveis que devemos ter em consideração quando escolhemos uma profissão, incluindo a personalidade, o ambiente de trabalho, o tipo de pessoas com quem gosto de trabalhar e o estilo de vida que quero ter.
A minha experiência como diretora executiva do The Lisbon MBA Católica|Nova também me permitiu conhecer pessoas de várias profissões e países, o que me deu também a oportunidade de me familiarizar com algumas profissões que me eram anteriormente desconhecidas. Esta minha passagem pelo mundo universitário possibilitou-me ainda ter um maior conhecimento do sistema educativo, bem como da oferta de cursos superiores.
Paralelamente à minha carreira corporativa, tirei também um curso de Integral Development Coaching, na New Ventures West, nos Estados Unidos, um de Team Coaching na Impact Coaching, no Canadá. Sou ainda certificada em MBTI e Accredited Coach pela ICF. Estas formações permitiram-me desenvolver uma atividade como coach a partir de 2013, tendo inclusive integrando a equipa que desenhou os programas de liderança do The Lisbon MBA Católica|Nova.
Mais recentemente fui diretora executiva da CUF Academic Center tendo co-liderado o projeto do centro de simulação médica situado na CUF Tejo, que permitirá o desenvolvimento de programas de formação da área clínica altamente diferenciadores. Além disso, tive a meu cargo a formação dos colaboradores do universo CUF. Tenho assim a experiência de gestão da educação, quer em ambiente universitário, quer empresarial.
Como está a empresa preparada para dar resposta a diferentes tipos de públicos?
A Shape Your Future nasce como uma empresa global, que quer atuar ao nível nacional e internacional. Temos a ambição de chegar a várias geografias e públicos, e estamos preparados para crescer.
Na fase de arranque somos 2 pessoas em full time. Para além de mim, a equipa é constituída por uma pessoa com vasta experiência na educação superior, nomeadamente em processos de admissão de MBA. Contamos também com uma equipa de associates com experiências diversas, desde coaching, psicologia e experiência corporativa.
Temos as pessoas de que necessitamos para esta fase, sendo que o objetivo é claramente de crescimento, mas também de sustentabilidade. Vir a integrar mais pessoas na equipa é algo que ambicionamos, sendo que o nosso desejo é trabalhar com os melhores, de acordo com o modelo que os mesmos desejarem.
A Shape Your Future tem como ambição ajudar a tomar melhores decisões académicas e profissionais, e quer estar presente na vida dos jovens desde o momento que fazem a sua primeira escolha de vida (10º ano) e ao longo da vida.
Qual o formato dos cursos (presenciais, online ou híbridos), valor, têm um calendário específico ou podem ser feitos em qualquer altura?
A Shape Your Future para Estudantes tem 3 tipos de programas: o Ready, que se destina a alunos que estão a frequentar o 8.º ou 9.º ano e que estão a decidir que percurso vão seguir no Secundário; o Jump para alunos do 11.º e 12.º e que estão a decidir a licenciatura; e o Dive vocacionado para alunos que estão a concluir a licenciatura e que precisam de decidir se querem prosseguir para mestrado e qual, ou se querem ingressar no mercado de trabalho.
Os programas têm uma componente de workshops e uma componente de sessões individuais, que são diferentes de acordo com o tipo de programa e das necessidades específicas de cada grupo. O Ready tem 4 workshops e 2 sessões individuais, o Jump 3 workshops e 3 sessões individuais e o Dive é 100% personalizado.
Nesta fase, os grupos são totalmente online e temos edições em português e inglês. Com a evolução positiva da pandemia iremos ter edições híbridas ou presenciais, sendo que tendo em consideração o alcance internacional, o online terá sempre um papel importante.
As datas dos workshops seguem um calendário fixo e as sessões individuais são acordadas com os participantes. Os preços variam entre os 400€ e os 480€, a que acresce o valor do IVA.
Para lá da oferta para estudantes, temos também a Shape Your Future Pro que inclui as ofertas de coaching, mentoring e suporte a candidaturas a MBAs fora de Portugal.
Como é que esta oferta se distingue de outras já existentes no mercado?
A Shape Your Future tem como ambição ajudar a tomar melhores decisões académicas e profissionais, e quer estar presente na vida dos jovens desde o momento que fazem a sua primeira escolha de vida (10º ano) e ao longo da vida.
Assenta num método inovador em formato de curso, que integra workshops e sessões individuais, em que são aplicadas diversas metodologias, como aplicação de questionários, atividades interativas e expressão escrita. É também antecipado o futuro do trabalho e as principais tendências da sociedade.
Durante o programa, o adolescente começa a ganhar maior consciência de si mesmo, assim como do impacto que tem no outro. Os workshops são altamente participativos, permitindo a troca de experiências entre os participantes. Têm como base o princípio que é importante ter consciência de mim mesmo através do que vejo e sinto, mas também através dos olhos dos outros e o que projecto neles. São trabalhadas várias dimensões como trabalho em equipa, empatia, capacidade de liderança, criatividade, resolução de problemas, etc. Tudo com o objetivo último de os dotar de ferramentas para uma decisão mais informada relativamente à área/curso que queiram seguir e futuro que querem para si.