Alunas da Europeia ganham concurso de inovação

Inês Serôdio conquistou o primeiro lugar no JA Creative & Innovation Challenge powered by US Embassy. Nos segundo e terceiro lugares ficaram Carolina Costa e Anais Moniz, também alunas da licenciatura de Marketing. Publicidade e Relações Públicas da Universidade Europeia.

A criatividade de Inês Serôdio foi premiada com um estágio.

Atualmente a frequentar o terceiro ano da licenciatura em Marketing, Publicidade e Relações Públicas da Universidade Europeia, Inês Serôdio venceu o desafio promovido pela embaixada dos Estados Unidos em Portugal, em parceria com a organização de educação para o empreendedorismo Junior Achievement. Nesta iniciativa, que reuniu 44 estudantes de 16 universidades portuguesas, no passado dia 4 de abril, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, destacaram-se ainda Carolina Costa e Anais Moniz, estudantes do 3.º ano da mesma licenciatura da Universidade Europeia, que arrecadaram, respetivamente, os segundo e terceiros lugares.

Os estudantes testaram a sua criatividade e capacidade empreendedora na resolução de um problema real.

Desenrolando-se em apenas oito horas de trabalho, o JA Creative & Innovation Challenge powered by US Embassy convidou os estudantes universitários envolvidos a testar a sua criatividade e capacidade empreendedora, concebendo e apresentando uma solução para um problema de negócio real, que visava potenciar a exportação de azeite para o mercado norte-americano. Nesta verdadeira prova em contrarrelógio, na qual se trabalhou em equipas multidisciplinares, o projeto vencedor procurou “colocar Portugal no mapa, posicionando-o como um produtor de azeite de excelência e diferenciando-o, nomeadamente, do azeite italiano”, explica Inês Serôdio. “Em vez de vender o azeite em garrafas, optámos por criar um packaging inovador, ao qual julgamos que o consumidor norte-americano iria aderir com maior facilidade. O snack togo que propusemos é um produto que o consumidor poderia integrar melhor na sua rotina”, acrescenta.

Inês pôs as suas competências à prova para conquistar este prémio.

Inês pôs as suas competências à prova para conquistar este prémio.

Graças à participação neste desafio, foi dada aos jovens estudantes portugueses a oportunidade de desenvolver a sua rede de contactos, adquirir competências fundamentais para o futuro académico e profissional e ter acesso à rede de alumni da Junior Achievement Portugal. Para Inês Serôdio, as principais mais-valias de ter participado nesta iniciativa prendem-se, desde logo, “com o ambiente em que cada equipa simulava um determinado meio empresarial, composto por várias pessoas de setores diferentes”, assim como com a “necessidade de sermos rápidos no brainstorming e na execução do trabalho final”. “Isso permitiu testar as nossas competências organizacionais e a capacidade de trabalharmos em equipa”, conclui.

Premiada com um estágio e um curso na Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), a aluna da Universidade Europeia considera ainda que esta será uma oportunidade ímpar para “ter um contacto mais direto e real com o mercado de trabalho”. Carolina Costa, segunda classificada, foi distinguida, por seu turno, com uma entrada direta no programa “Braço Direito – Um dia no teu futuro”, promovido pela Junior Achievement, que lhe permitirá acompanhar um profissional de sucesso durante 24 horas.

Parceiros Premium
Parceiros