A agenda de Sara do Ó

A CEO do grupo Your lida com números e a estratégia empresarial do grupo de 11 empresas de serviços de apoio à gestão. Mas na sua rotina diária não falta espaço para a família e para Deus.

Sara do Ó, CEO do Grupo Your.

Em 2006, Sara do Ó, então com 26 anos, despediu-se da KPMG, onde durante dois anos trabalhara em auditoria, para lançar o seu próprio negócio: uma empresa de contabilidade dirigida ao mercado das PME, a que deu o nome de Your e um pocionamento disruptivo, um toque feminino e uma dinâmica invulgares neste setor. Filipa e Ricarda rapidamente se juntaram ao projeto e as jovens sócias não hesitaram em escolher um logótipo cor de rosa choque para competir no mercado da contabilidade.

Em 2011 a empresa foi incluída no ranking das Gazela (as empresas que mais crescem) da Informa D&B e esse facto impulsionou ainda mais o seu crescimento.  Em 10 anos a empresa tornou-se no grupo Your, especialista em soluções de apoio à gestão das empresas em 11 áreas distintas. Formada em controlo e gestão financeira no ISCAL, Sara do Ó Meneses e Castro fez também uma especialização em fiscalidade no ISCTE. Sempre ligada aos números e à estratégia empresarial no seu dia não falta espaço para a família e para Deus.

7h00

Toca o despertador e é hora de começar o dia. Começo por preparar a minha filha de quatro anos para o colégio, faço-lhe o pequeno-almoço e deixo o meu para mais tarde no escritório.

8h10

Saio de casa e levo a Isabelinha ao colégio. Esta é uma rotina de que não prescindo e que, para mim, é muito importante. Todos os dias acordo mais cedo para deixar a minha filha na escola e passar algum tempo com ela antes de chegar ao escritório.

9h00

É a hora habitual a que chego ao Grupo Your, preparada e motivada para mais um dia preenchido. Antes de me dedicar às minhas tarefas diárias tomo o pequeno-­almoço com os meus sócios, um ritual que criámos desde a fundação do Grupo Your. Para nós é importante dedicar estes 30 minutos do nosso dia ao convívio, momento em que nos deixamos falar sobre temas além do trabalho e que servem para criar uma relação mais próxima. Todas as sextas-­ feiras tomo ainda o pequeno-almoço com um dos nossos colaboradores. A proximidade e o envolvimento com a equipa é uma preocupação constante, por isso este é também uma forma de ouvir o que cada colaborador tem para dizer e fazer com que se sintam bem por estarem a viver o projecto Your.

9h30

Sento-­me na minha secretária e começo por rever a minha to do list. O meu dia é feito tanto de rotinas como de situações imprevisíveis, por isso deixo tudo anotado no dia anterior. A manhã é habitualmente preenchida com reuniões. Todos os dias, a reunião de coordenação de equipa com o Departamento de Marketing, o Comercial e o de Recursos Humanos permite‐nos fazer um ponto de situação e verificar o que é necessário para cumprirmos os nossos objetivos. Além disso, a reunião de Comissão Executiva e reunião Operacional fazem também parte da minha rotina. Todas as semanas, dedico ainda dois dias à gestão dos projetos de expansão do grupo. Com o objetivo de estar cada vez mais perto do cliente, abrimos recentemente escritórios em Cascais e estamos a preparar uma nova abertura no Porto.

13h00

Apenas almoço quando tenho alguma coisa marcada com clientes ou com os sócios do grupo. Caso contrário, almoço rapidamente no escritório enquanto termino o que ficou pendente da parte da manhã. Outras vezes, quando dá, tenho um bocadinho da alegria de Deus na participação na missa da igreja das Amoreiras.

14h00

No regresso ao escritório, as restantes horas do dia são dedicadas aos clientes. Não somos apenas um grupo que presta serviços de outsourcing, mas sim uma empresa que tem como primeira preocupação o cliente. A excelência é um posto para nós e a melhoria contínua da prestação do nosso serviço é sempre a prioridade. Com esta ideia em mente, tenho o cuidado de reunir com clientes novos e clientes habituais regularmente de modo a perceber as suas necessidades, receber o seu feedback e avaliar de que forma podemos aperfeiçoar o nosso serviço. É sobretudo isto que me atrai na minha atividade, ou seja, poder ajudar as empresas a crescer e também crescer com elas.

18h00

Quando tenho um dia mais calmo, que me permite fazer uma pausa, aproveito para calçar os ténis que guardo sempre no escritório para uma pequena caminhada por Lisboa. Raramente tenho tempo para o fazer, mas quando consigo gosto de ter este momento só para mim e para os meus pensamentos. O bloco de notas acompanha-me sempre, para quando as boas ideias aparecem.

19h30

Volto a sentar­‐me à secretária e dedico as últimas horas do meu dia para ler emails, tratar de temas que ficaram pendentes e retribuir chamadas mais urgentes. Elaboro a minha to do list para o dia seguinte e dou o dia por terminado.

20h00

É a hora da minha filha e de passar tempo de qualidade com a família. Brinco com a Isabelinha enquanto ela me mostra, orgulhosa, os desenhos e os trabalhos que fez no colégio. Mesmo antes de adormecer, conto­‐lhe uma história e rezamos juntas.

21h30

Finalmente, janto com o meu marido e desligo-me do trabalho, aproveitando esta hora para descansar, ver televisão e dedicar‐me às minhas leituras. Gosto muito de livros do qual posso retirar algum tipo de ensinamento, seja a nível profissional ou pessoal. Neste momento estou a ler um livro do autor Jim Collins, intitulado Como as Grandes Empresas Caem, um título que não deixa de ser arrepiante para quem gere uma empresa, mas que nos dá bons conselhos e cenários a evitar. É também a esta hora que gosto de escrever nos meus blocos de notas e planear viagens para mim e para a minha família.

00h00

Hora a que habitualmente apago as luzes e vou para a cama. Para terminar, gosto de pensar o dia em retrospetiva e retirar o que de melhor e pior teve. Isto permite-me evoluir e ser uma melhor pessoa diariamente, assim como alinhar todas as energias para o futuro.

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