As adversidades para prosperar num mundo de negócios predominantemente masculino ainda são muitas e os factos e dados que demonstram o quão longe estamos da igualdade de géneros podem ser assustadores. Para refletir sobre este tema a Católica-Lisbon convidou antigas e futuras alunas do seu programa Leadership and Career Development for Women in Business para um pequeno-almoço no qual foi apresentado o estudo When Women Thrive, da consultora Mercer.
Este estudo que a consultora faz anualmente e que conta com a participação de quase 600 organizações em 42 países, que representam 3,2 milhões de empregados, dos quais 1,3 milhões são mulheres, funciona como um apelo às organizações e líderes a pensar e agir de forma diferente para impulsionar o crescimento e o avanço das mulheres nas empresas. E a verdade é que os dados que revela não parecem traçar grandes mudanças.
Mercer e Católica-Lisbon usam as suas competências para acelerar a ascensão das mulheres no mundo corporativo.
A representação das mulheres afunila à medida que sobem na hierarquia das empresas – globalmente, ocupam 33% dos cargos de gestão, 26% das posições de gestão senior e apenas 20% das funções de liderança executiva -, e as políticas de recrutamento, promoção e retenção atuais são consideradas insuficientes para atingir a igualdade de género na próxima década. A estes dados não será alheio o facto de apenas 52% das organizações inquiridas reconhecerem que os membros dos seus boards estão envolvidos em ações de promoção da igualdade de género e em apenas 38% os elementos masculinos dos boards se preocupam com esta questão.
Tal como este estudo da Mercer pretende combater esta inércia, salientando que é fundamental que os líderes das empresas sintam este tema com paixão e que as mulheres não desistam de lutar pelos lugares que merecem, também o Programa Women in Business, da Católica-Lisbon, tem como objetivo ajudar a acelerar a ascensão das mulheres no mundo corporativo de forma a que a igualdade de oportunidades se efetive o mais rapidamente possível. Este curso, que já vai na sua 4.ª edição, foi desenhado como um impulsionador do desenvolvimento diretivo das mulheres com talento para ajudar as empresas a garantir equipas diretivas com mais equilíbrio de género, que lhes permitam alcançar melhores resultados.
O curso Women in Business incentiva as participantes a porem em prática as aprendizagens ao longo da formação.
O programa foi elaborado de modo a melhor capacitar executivas experientes para a liderança de equipas ou processos de mudança, para a criação de uma rede de relações profissionais, ao mesmo tempo que as ajuda a desenvolverem a sua confiança, a ganharem mais visibilidade entre pares e lhes proporciona uma experiência de formação transformacional. O curso tem uma vertente muito prática, levando as participantes a utilizarem as aprendizagens ao longo da formação.
Este pequeno-almoço, que foi liderado por Isabel Viegas, coordenadora do programa executivo, serviu também para uma enriquecedora partilha de experiências entre antigas e futuras alunas e para perceber o impacto real que esta formação tem tido na carreira das mulheres que nela participaram.