Licenciada em Gestão e Administração de Empresas, o percurso de Laurentina Gomes está ligado à tecnologia desde o início. O seu primeiro emprego foi no DEPSI – Departamento de Sistemas de Informação da Hoechst, sucursal portuguesa da multinacional alemã de produtos químicos, onde começou na gestão de stocks mas rapidamente passou a gerir também a importação dos equipamentos. Em 1992, quando a Hoechst decide vender o DEPSI, Laurentina Gomes juntamente com o marido e alguns colegas avançam com um MBO e criam a Listopsis para vender produtos multimarca de informática. Em 1995, lança a Liscic, a única empresa independente a representar em exclusivo nacional uma das maiores marcas de equipamento de gestão documental e projeção, a Toshiba. Pelo caminho, e num momento de plena crise, compra a CVCIC no Porto e lança a Listopsis em Braga.
Hoje é administradora do Grupo Liscic/ Listopsis com os pelouros Financeiro, de Recursos Humanos e Marketing, e orgulha-se de ajudar o Grupo a ser repetidamente nomeado PME Líder, PME Excelência e Empresa Aplauso. Com anos de treino como atleta federada fundista do Mem Martins e do Campolide, Laurentina Gomes não tem dificuldade em enfrentar uma rotina que começa diariamente às seis da manhã para conseguir manter o exercício físico no seu dia-a-dia, que garante ser essencial para o seu equilíbrio.
6h00
Começo o dia sempre cheia de energia para estar com a família e praticar exercício físico, porque ambos me fazem feliz e me dão a energia que preciso para atingir os meus objetivos.
6h15
Preparo o pequeno-almoço para mim e para os meus gémeos. Procuro fazer uma alimentação saudável que fortaleça a saúde e o bem-estar da família.
Aproveito para planear e organizar todas as atividades da família para o dia e, por vezes, também para os seguintes, especialmente quando a minha agenda exige deslocações.
Raramente tenho dois dias iguais e em todos me deparo com novos desafios. Por isso desenvolvi um modelo de gestão partilhada assente na rapidez.
7h15
Chego ao ginásio, onde dedico 50 minutos a correr, fazer bicicleta, body pump ou outras modalidades. Aproveito o exercício físico para descontrair e ganhar energia para o dia.
9h00
Entro na empresa com espírito positivo e um sorriso que procuro contagiar aos meus colaboradores. Começo por analisar os jornais e dar um pulo às redes sociais para ver o que está a acontecer em Portugal, no mundo e no nosso setor em particular. Preparo também o plano de atividades para o dia, pois raramente tenho dois dias iguais e em todos me deparo com novas dificuldades e desafios, tendo até desenvolvido um modelo de gestão partilhada, assente na rapidez, na decisão e pragmatismo.
10h00
Ocupo a manhã normalmente com reuniões de balanço com as diferentes equipas de trabalho sob a minha responsabilidade com o foco principal na sua motivação com vista à concretização dos planos, projetos e objetivos definidos. São reuniões muito desafiantes porque vivemos num mercado global, altamente digitalizado e competitivo, que obriga a antecipar tendências e ter uma atitude de enorme flexibilidade e de muita apetência para a mudança.
13h00
Almoço sempre com companhia, seja com clientes ou parceiros de negócio, ou com os meus filhos ou amigas. Sempre que possível, aproveito este período para conversar por Skype com a minha filha que trabalha em Singapura, porque as saudades de mãe são sempre muitas.
No regresso a casa sigo pela Marginal para desfrutar da vista fantástica, que me proporciona bem-estar imediato.
15h00
Regresso ao escritório para prosseguir o acompanhamento das equipas e dedicar-me às tarefas de administração das empresas. Muitas vezes sigo diretamente para reuniões com os parceiros de negócios e para clientes uma vez que este negócio vive da interação com ambos, para que possamos apresentar as soluções mais inovadoras e adequadas às suas empresas.
19h00
Saio da empresa para casa, seguindo pela Marginal para desfrutar da vista fantástica, que me proporciona bem-estar imediato e a alegria de recordações inesquecíveis de férias.
20h00
Preparo o jantar e janto com os meus filhos e aproveitamos este momento para saber como foi o dia de cada um e também conversamos sobre o meu dia-a-dia, a dinâmica das empresas e dos negócios. Partilho com eles as dificuldades e conquistas, adquirindo deste modo conhecimentos úteis para o seu futuro.
Após o jantar planeio e organizo uma parte do dia seguinte e atualizo notícias e redes sociais.
22h30
Após o jantar planeio e organizo uma parte do dia seguinte e reservo tempo para atualizar noticias e redes sociais, mas também para ler um dos dois livros que tenho à cabeceira. Procuro ter sempre um livro de gestão relacionado com as minhas áreas de intervenção e outro mais lúdico e quase sempre acabo a noite a apontar ideias para o nosso Grupo de empresas e negócios!