Há 5 anos, quando a filha mais velha nasceu, o marido e as amigas de Fernanda Ferreira Velez incentivaram-na a criar um blog, surpreendidos com a quantidade de pessoas que falavam com ela na rua, encantadas com as roupas da bebé. Começou a partilhar os mini looks por lá e batizou a recém criada página com o nome da filha. Hoje, o Blog da Carlota é um dos mais vistos da blogosfera nacional. “Começou como uma brincadeira sem qualquer pretensão a não ser partilhar o meu gosto por moda e, naquele momento (tinha acabado de ser mãe), pela moda infantil. Hoje o blog é a minha profissão e a necessidade de atualização é diária, sinto a pressão de o alimentar e de não desiludir as leitoras. São 30.000 por dia. E o melhor do blog é vir a ser um baú de recordações.”
Fernanda nasceu em Lisboa há 36 anos e licenciou-se em Comunicação Social, na vertente de Marketing. Foi coordenadora comercial da Motorpress, directora de marketing da Bertrand e ainda esteve à frente do marketing web da G+J, até se dedicar a 100% à família e ao seu novo desafio online. O sucesso trouxe mais ideias de projetos, como o Mercadito Blog da Carlota, outro caso de sucesso em termos de audiência (ela já conta tudo) e que terá nova edição (a 17ª) em Lisboa, já a 25 de março, no CCB, e a 2 de abril no Porto, no hotel Sheraton, apresentando as novidades em matéria de tendências de moda infantil e de senhora, bem como para a casa e decoração.
E não tem mãos a medir, garante. “Às vezes olho para a minha agenda e até penso que vou ter um ou outro dia mais livre, mas de repente tenho os dias cheios de coisas para fazer! Ando muitas vezes a mil à hora, telefonemas, respostas a emails, reuniões, fotografias e outros compromissos. O tempo para mim, neste momento, está em último plano. Mas pontuar os nossos dias com coisas simples, em família – desde pôr uma mesa bonita, a fazer desenhos com as minhas filhas – faz-me sentir feliz e inspirada.”
7h30/8h
Dependendo do dia anterior, custa-me acordar a esta hora, porque muitas vezes trabalho pela noite dentro, já depois de deitar as minhas filhas, de 2 e 5 anos. Mas é a esta hora que elas acordam e faço questão de as vestir e de tomarmos o pequeno-almoço, leite e torradas, todos juntos. Normalmente, é o pai que leva a mais velha ao colégio. Eu fico com a mais nova em casa.
Todos os meus dias são diferentes. Trabalho com uma ou com as duas crianças em casa. É muito difícil, mas consigo ter essa capacidade de foco e organização. Tento encontrar o equilíbrio entre ser uma mãe presente e a minha profissão. Uma gestão difícil porque os meus dias são muito ocupados com o lado profissional. Muito mais do que quando era gestora de marketing e trabalhava das 9h às 18h.
10h
A empregada chega a essa hora e, nessa altura, ligo o computador, vejo a minha agenda e se não tiver nenhuma reunião fora ou sessão fotográfica, vou para a minha secretária e dedico-me 100% a escrever posts, editar fotografias, fazer pesquisa, procurar inspiração e a pôr ideias em prática. As pessoas pensam que ser blogger é fácil, mas é errado. É uma ocupação a 200%, tanto física — ando sempre de um lado para o outro — como mental. Há compromissos com marcas, prazos para cumprir, muitos convites para eventos, apresentações, etc… mas gosto muito de estar no meu mundo, muito mais do que ir a eventos e festas.
12h
Hora de almoço da Carminho. Na verdade, é raro chegar a esta hora sem ser interrompida por um beijinho, uma gracinha ou de me chamar para brincar. Quase sempre almoço em casa. Outras vezes nem almoço, como só qualquer coisa, para não quebrar o ritmo de trabalho até à hora de ir buscar a Carlota. Noutros dias, almoço com o meu marido, com amigas ou tenho almoços de trabalho.
14h30
Regresso ao trabalho. Entre fotografar (às vezes trabalho com fotógrafos profissionais outras vezes sou eu a fotógrafa), mais emails, o desenvolvimento de novos projetos, como por exemplo desenhar peças para as minhas coleções em parceria com outras marcas, ou toda a organização do Mercadito Blog da Carlota, as horas voam! Nas fases de organização do Mercadito os dias são ainda mais frenéticos! Há o contacto com as marcas, são mais de 100, visitas ao espaço, logística, criação da imagem, comunicação do evento e acompanhamento para que tudo corra bem. Esta será a 17ª edição, sempre com o objetivo de superar o nível e o número de visitas da edição anterior. Na última edição contámos com quase 10.000 visitantes.
16h30
É a altura de ir buscar a Carlota ao colégio e, a partir daí, a gestão do meu trabalho complica-se! Idealmente, gostaria de poder chegar a esta hora e deixar o trabalho à porta de casa. Mas fica sempre a faltar alguma coisa…. e a cabeça não desliga. Por isso continuo, entre os banhos, as bonecas e o meu computador. O meu sonho de consumo era poder dedicar as tardes de sexta-feira ao meu bem-estar: ginásio, massagem… Preciso urgentemente para o bem do meu equilíbrio físico e mental.
21h
A esta hora já dei os jantares às minhas filhas, já brincámos e conversámos sobre o dia que passou. É tempo de deitar a criançada e de descontrair com o meu marido, conversar, ver um filme, revistas de decoração (adoro!) ou, em dias mais complicados, é tempo de voltar ao computador. Às vezes perco-me nas horas e deito-me bastante tarde, mas tento que isso aconteça cada vez menos, porque noto na pele e nas olheiras no dia seguinte. Mas gosto muito da noite, nem que seja do silêncio!
À sexta-feira jantamos muitas vezes fora, só os dois, ou com amigos, nos restaurantes que mais gostamos — Papa Açorda, Bica do Sapato, Darwins, Duplex, Rio Maravilha, Este Oeste, Pizzaria Casanova, Descobre — ou vamos conhecer alguns novos.