Recentemente, um artigo da Fast Company deu um dos mais simples conselhos que lemos nos últimos tempos para que um CV capte a atenção de quem o lê . Basta introduzir obrigatoriamente uma palavra para que tal aconteça – vamos escrevê-la em inglês porque é mais fácil de entender: which.
Segundo a autora do artigo, introduzir ‘which‘ no seu CV fá-lo ganhar imediatamente profundidade e substância. A razão é muito simples: as explicações a que esta palavra obriga vão levá-la a concretizar as responsabilidades e os resultados que conquistou ao longo da sua carreira. “Elas revelam a sua abordagem às funções que desempenhou e, talvez mais importante, os resultados que conseguiu”, explica no artigo Erica Seidel, fundadora da Connective Good, uma empresa de recrutamento de executivos.
Conseguir concretizar no CV os resultados que obteve na carreira faz soar campainhas a quem o lê.
Se respeitar esta regra, depois do bullet “Reformulei o departamento comercial” terá de acrescentar “o que aumentou as vendas em 40% nos 12 meses seguintes”, e este dado faz toda a diferença para quem estiver a ler o seu CV.
Só mais uma exemplo: se a seguir a “Organizei uma conferência global de vendas” escrever “que trouxe a Portugal os 200 melhores vendedores da companhia para partilhar as suas práticas de poupança de custos”, de certeza que vai provocar borboletas no estômago a quem a estiver a ler.
Os recrutadores procuram resultados e não apenas chavões. Quanto melhor os conseguir quantificar, maiores as suas probabilidades de os convencer a dar-lhe o lugar.